Menu

domingo, 28 de outubro de 2012

Capítulo 5 - HIStory: "2Bad"

 

12.           2BAD
 
(Escrita e composta por Michael Jackson, Jimmy Jam e Terry Lewis. Vocais líder e background: Michael Jackson. Teclado e sintetizadores: Jimmy Jam e Terry Lewis)

 

“2Bad” pode, ou não pode, ter sido tencionada como uma sequência de “Bad”, mas certamente ela segue a mesma tradição. Ousada e com experiência de rua, ela é tanto uma provocação (na veia de muito hip-hop) e uma declaração de determinação (“Eu estou de pé, embora você esteja me chutando”). A música começa com um sample da famosa “King of Rock”, de Run DMC, uma faixa que desafia o controle do governo branco sobre a indústria musical. Isso é um hábil gesto que, simultaneamente, mostra respeito por colegas pioneiros na música e faz uma declaração sobre as intenções políticas da canção. Mais uma vez, Jackson não está simplesmente atacando indivíduos, mas antes, instituições e ideologias. Ele se sente alvejado tanto em razão da raça dele quanto pelo status, mas ele não está prestes a cair. Em vez disso, ele chama os vários inimigos dele: “Você está visando apenas a mim”, ele canta: “Você me enoja/ Você tem sede pelo meu sangue”. Em álbuns passados, Jackson sempre usou mulheres femme fatale (“Dirty Diana”, “Dangerous”, etc.) como símbolo dos medos e desconfianças dele, mas em HIStory isso mudou. As várias ameaças que ele sente – racismo, mentiras da mídia, corrupção governamental, poder corporativo, ganância – estão conectados e onipresentes. “O que você quer de mim?” ele questiona ao inimigo invisível. “O que você quer de mim?/ Estou cansado de você me perseguindo.”

A música contêm elementos de funk, rock, rap e até mesmo um indício de gospel. Jackson estava escutando Sly and the Family Stone (um favorito de muito tempo) e quis incorporar algumas das canções deles à música. É possível escutar a batida de “Thank You (Falettinme Be Mice Elf Agin)” no groove. Os vocais de Jackson, da mesma forma, são apresentados com entusiasmo sobre bateria intricadamente em camadas (muito da percussão é construída no beatboxing de Jackson). Jackson também ajudou no arranjo dos instrumentos de sopro. “Se você escutar a ponte”, diz o engenheiro assistente Rob Hoffman, “toda a coisa de instrumentos de sopro foi ideia de Michael. Ele teve Jerry Hey vindo, e cantou para ele todas as partes”.Seguindo a ponte de instrumentos de sopro, a estrela de basketball, Shaquille O’ Neal, entra para um animado solo de rap. (Em um excelente remix estilo reggae da música, em Blood on the Dance Floor, por membros do Fugees, John Forte performou os instrumentos de sopro.)

 




0 comentários:

Postar um comentário