Menu

domingo, 28 de outubro de 2012

Capítulo 4 - Dangerous: " Dangerous"


14.        DANGEROUS

(Escrita e composta por Michael Jackson, Bill Bottrell e Teddy Riley. Produzida por Teddy Riley e Michael Jackson. Gravada por Jean-Marie Harvat, Bruce Swedien, Teddy Riley e Thom Russo. Mixada por Bruce Swedien e Teddy Riley. Arranjo rítmico por Teddy Riley. Arranjo de sintetizadores por Teddy Riley. Arranjo de vocais por Michael Jackson. Vocais solo e background: Michael Jackson. Sintetizadores: Teddy Riley, Brad Buxer e Rhett Lawrence)
 

O álbum fecha com o new jack funk industrial de “Dangerous”, uma das mais resistentes, e mais impressionantemente, faixas dançantes produzidas de Jackson. Ela foi também usada para uma das mais memoráveis performances ao vivo dele , em 1995, no MTV Music Awards.

 Jackson gravou a primeira versão com Bill Bottrell (um mix da era Bad, conduzida por teclado, que pode ser ouvida no Michael Jackson: The Ultimate Collection), mas o cantor sentiu que alago estava faltando. Não tinha a sensação áspera ou contemporânea que ele estava tentando alcançar. Ele, subsequentemente, decidiu trabalhar nela com Teddy Riley. “Eu disse a Michael”, recorda Riley, “Eu gosto de Billy. Eu gosto da produção dele e tudo sobre ele. Mas este é o seu álbum, Michael. Se este é o tom certo, eu posso usar o que você tem no seu canto. Deixe-me mudar todo este fundo e colocar o novo soalho nele. ’ Ele disse ‘Tente isso. Eu suponho que nós temos que usar o que nós adoramos. ’ E nós fizemos. Eu estava muito certo de que se ninguém mais tivesse vindo com uma ‘Dangerous’ melhor, [Michael] teria usado aquela. Portanto, não é sobre mim ou Billy [Bottrell]; é sobre a música. Eu sempre digo que a música é a estrela.”

Da parte dele, Bottrell concordou: “Eu nunca me senti em competição com Teddy e quando MJ sugeriu que Teddy fizesse uma versão, eu não tive problema com isso. Hey, isso é sobre escrever. A versão de Teddy agita e soa como os anos 90, enquanto a minha era locada nos anos 80”.

Na verdade, em retrospecto, ambas as versões da música são excelentes, mas a de Riley fez mais sentido para o som do ábum. Riley deu a música um “tenso ritmo mecânico”, em contraste com a produção mais espaçada e “taciturna” de Bottrell. O resultado é uma música que soa como se tivesse sido criada nas profundezas de uma fornalha: a abertura brilhantemente constrói tensão, quando a batida melancólica gradualmente aumenta de intensidade até a batida golpear. Os sons de fábrica são a sonora inspiração para o centro industrial da capa do álbum.

O tema da música é um básico de Michael Jackson: desconfiança e intriga sobre uma mulher sedutora (“A garota era persuasiva/ A garota eu não poderia confiar”). Em muitas das melhores canções de Jackson, ele é posicionado nessa tensão. “Fundo na escuridão de uma paixão insana”, ele canta, “eu me sentia tomado por um estranho desejo inumano”. Ele está intrigado por muitas possibilidades representadas na mulher; mas ele também teme a repercussão e tenta se conter (“Eu tenho que orar a Deus/Porque eu sei como/Desejo pode segar”). Talvez isso seja a força disciplinadora da educação religiosa. Mas Jackson está claramente dividido, simultaneamente atacando e se entregando ao “perigo”.

Os versos são narrados em um quase sussurro, como se um segredo estivesse sendo transmitido ao ouvinte.  Na progressão, Jackson confessa a vulnerabilidade e a confusão dele, admitindo “Eu nunca soube, mas eu estava/ caminhando na linha.” Ele percebe que ele está em uma situação precária: ele não pode se esconder nem se isolar da vida ou aproveitar a chance e arriscar ser explorado e magoado. A tensão dessa situação é construída até o refrão explodir uma palavra definidora: perigosa.

É uma maneira legal, circular, de terminar o álbum. Jackson poderia ter finalizado na nota alta, transcendente, de “Will Be There” ou “Keep the Faith”, mas em vez disso, escolhe retornar à sinistra incerteza e ambiguidade da primeira faixa, “Jam”. A implicação é que vida, para Jackson, poderia conter vislumbres de alívio, até mesmo êxtase; mas o mundo real de doenças e ansiedade nunca é removido por muito tempo; o “perigo” está sempre invadindo, ameaçando a paz dele. A faixa título representa esse perigo em forma de mulher, mas para Jackson isso parece mais sobre negociar o destino dele em um mundo que ele teme.

0 comentários:

Postar um comentário