Menu

sábado, 27 de outubro de 2012

Capítulo 7 - Invincible : "Unbreakable"




 
AS MÚSICAS

 

1.                UNBREAKABLE

(Escrita e composta por Michael Jackson, Rodney Jerkins, Fred Jerkins III, LaShawn Daniels, Nara Payne e Robert Smith, produzida por Michael Jackson e Rodney Jerkins. Gravada por Stuart Brawley. Edição digital por Stuart Brawley e Paul Foley. Mixada por Bruce Swedien, Rodney Jerkins e Stuart Brawley. Vocal líder: Michael Jackson. Vocais backgrounds adicionais: Brandy. Rap performando por The Notorious B.I.G. Todos os instrumentos musicais tocados por Michael Jackson e Rodney Jerkins)
 

“Unbreakable” introduz o som do Michael Jackson do novo milênio. Como nas incursões sonoras Techno-industriais dele (“Dangerous”, “Scream”), a faixa começa com um prelúdio de sons de máquinas, quase como se a música estivesse descobrindo como se criar sozinha. Tematicamente, ela correlata perfeitamente com a identidade híbrida apresentada na capa do álbum: a atitude criativa é consumida pela combinação de biologia e tecnologia, orgânico e digital, humano e máquina.
Jackson permitiu que esta abertura tensa fosse construída com o que soa como um motor em marcha lenta, um grunhido de animal, uma vibração se aproximando, antes de a música explodir em um inesquecível gancho conduzido pelo piano. O efeito é impressionante. Para um artista que esteve à margem por seis anos, isso era uma grande declaração de abertura. “A música é, sem dúvida, o destaque do álbum”, escreveu o crítico musical Nikki Tranter em uma avalição de 2001. Jackson considerava a faixa uma das favoritas dele no álbum e pressionou para que ela fosse o primeiro single e curta-metragem. (“You Rock My World” foi, por fim, considerada mais apropriada para as rádios, pela Sony).
A decisão de dispensar a música como single de abertura foi, talvez, devido à franqueza dela. Enquanto a maior parte de Invincible lida com “amor e relacionamentos”, “Unbreakable” é uma corajosa declaração de desafio. “Enquanto vocês me enterram debaixo da terra, todos vocês sentem dor”, Jackson provoca em um verso. “Eu estou firme rindo, enquanto emergindo.”
De algumas maneiras, a música é, também, uma mensagem para ele mesmo, uma convocação de confidência e força em face às adversidades. Como ele explicou para Anthony DeCurtis em uma entrevista simulchat: “Eu fui ao inferno e voltei. Eu tenho, para ser honesto, e ainda sou capaz de fazer o que eu faço e nada pode me deter. Ninguém pode me deter, não importa o quê. Eu paro quando eu estiver pronto para parar. Você sabe e, uhn, eu estou apenas dizendo [em “Unbreakable”], você sabe, eu continuarei seguindo em frente não importa o quê.”
O recorrente gancho de piano-baixo transmite bem essa determinação e perseverança. Durando mais que seis minutos, “Unbreakable” pulsa uma persistente batida que quase empurra através dos alto-falantes, enquanto os vocais staccatos de Jackson ressoam nas letras. “Unbreakable é tão impressionante”, escreveu Robert Hilburn, “este habilidoso estéreo retalhista poderia usar isso para demonstrar as maravilhas do último sistema de som deles”.
Por volta da marca 3:50, The Notorious B.I.G faz uma aparição póstuma, oferecendo um suave solo de rap, antes de Jackson fechar a música com clássica forma improvisada. A música envia uma mensagem clara: Michael Jackson está de volta. Como uma avaliação colocou: “Ele não vai deixar a coroa pop dele para trás sem uma briga.”

0 comentários:

Postar um comentário