Menu

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

As mensagens em Ghosts : Parte II



Ghosts de Michael Jackson: Parte II



 
O olho do observador é um conceito importante e uma distinção importante ao interagir com obras de arte. Ghosts de Michael Jackson não é diferente do que qualquer outra obra, do corpo de trabalho de Jackson. Ele vem para você em seções. Em muitos níveis.
 
O gênio de Michael está em seu uso de parábola e camadas de parábolas, semiótica e mensagens subliminares para evocar a dissonância em um nível profundo, ao mesmo tempo divertido na superfície.
 
Será que Michael Jackson sabia o que estava fazendo ou foi trabalho inspirado? Sim. Michael Jackson escreveu Ghosts com Stephen King e ele o lançou no Festival de Cinema de Cannes.
 



O que acontece no processo criativo de grandes mentes? Será que George Lucas sabia o que estava fazendo e dizendo com Star Wars? Foi trabalho inspirado? Steven Spielberg sabia o que ele estava fazendo com Contatos Imediatos do Terceiro Grau? Com ET? Será que James Cameron sabia o que estava dizendo com Avatar? Que ele disse algo em voz alta sem dizê-lo? Foi o seu trabalho inspirado? Quando é que eles sabem? O saber envolve? E quanto ao olho do observador? Qualquer evolução aí? Sabemos o que sabemos? Somos o conhecedor, o conhecimento e o conhecido?

Minha experiência em pesquisar Michael Jackson revela um pensador metódico e profundo. Alguém que lia muito, um estudioso de literatura, arte e vida, com todas as suas manifestações e complexidades. Minhas descobertas e consistentes achados da intensidade e tendência dele para o perfeccionismo, levam-me a acreditar que Michael nunca fez nada sem pensar a respeito. O homem sabia exatamente o que estava fazendo.  

Ele era alguém que descobriu o seu papel, abraçou-o e o levou a sério. Michael tinha muitas máscaras e muitos disfarces. Então, quem é este enigma? Quem é este homem? Conheça o seu trabalho, conheça o homem. Foi trabalho inspirado? Ah, sim. Ele sabia? Sim. Como ele sabia? Ele apenas sabia. Um canal aberto, uma vez que a origem do sinal é conhecido, já não questiona a frequência ou a transmissão. 

Eu disse que Michael Jackson não apenas era o homem no espelho, ele era o espelho. E espelho do mundo. Ele sabia sobre o espelho e sabia que ele era tanto um espelho quanto o espelho. O modo como você vê o mundo... colore esse mundo. Este é o conceito do espelho. Espelho da consciência. O espelho reflete apenas o que está diante dele.

A forma como alguém vê ou de onde vê é baseado na experiência dele. Se eu crescer em um país do terceiro mundo, isolado, onde a sobrevivência diária é um problema_ seja por causa de um ditador fora de controle, limpeza étnica, manipulação política, opressivas crenças religiosas, a intolerância racial, praga de condições insalubres, a fome potencial ou uma série de outras ameaças em curso vou ver o mundo como um lugar hostil.

Todas as minhas interações com a realidade vão se basear na sobrevivência, apreensão e medo. Vou ver como alguém que está com medo. Em Ghosts, ter um outro olhar do personagem Amos e Andy que gagueja e diz: "I..i .. isso não é um bom sinal!"  

Se eu crescer em uma família aristocrática, onde há mais do que suficiente de tudo na minha vida, eu vivo em uma propriedade rural verde e imaculada e tenho a melhor educação que o dinheiro pode comprar, eu vou ver o mundo de um lugar de abundância e contentamento. Então, meu mundo será um mundo de abundância. Olhe para os personagens que representam privilégio em Ghosts 

Se eu crescer em algum lugar intermediário, vou conhecer o lugar de "às vezes." Às vezes o mundo é um lugar amigável e às vezes não é. Eu saberei ambos os polos, vou entender opostos e contradições ou inconsistências.  

Há personagens de Ghosts que podem confortavelmente manter pólos opostos ou que podem confortavelmente balançar de um para outro? Com cada um desses eu (s) haverá uma filosofia existencial que se forma e determina a minha visão do mundo e como sou vista pelo mundo.

O mundo vai ser colorido de acordo com a lente eu estou olhando através. É o mundo amigável ou hostil? Eu me sinto segura ou eu sou eternamente vigilante, porque o meu mundo é um mundo de constante ameaça e perigo? E quais são as minhas expectativas do mundo em qualquer um desses pontos de vista? Você diria que eu provavelmente esperaria mais do semelhante? Se a luta é tudo que eu conheço...

Se o medo é tudo que eu conheço... Se a guerra é tudo que eu conheço... Como eu estou acostumado a este mundo, esta vida? E, além disso, posso emitir uma vibração enquanto vivia naquele lugar em minha mente? E se eu sou relativamente feliz, satisfeita com as minhas circunstâncias, segura em minhas habilidades? Quais serão as vibrações que eu irei radiar, então? E se eu sou um dos que não têm, como é que eu sinto por aqueles que vivem estilos de vida opulento e privilegiado?  

E se eu estiver espiritualmente orientada e vejo tudo como parte de uma magnífica criação se isso é rotulado como "bom" ou "ruim" por emoções humanas ou padrões? E se eu conheço a mim mesma como um filho de Deus, um pedaço do criador magnífico e esta magnífica criação?  

E se eu sou eternamente grato por dádivas que meu Deus me deu, para a beleza inerente ao mundo, o amor da família e amigos e até mesmo para a educação da vida que me deu lições, se com sofrimento ou não? Que tipo de ambiente é criado por uma atitude de gratidão? Olhar para o não-julgamento grato em Ghosts; aquele indivíduo é assustador? O que eu faço com a minha vida e onde eu opto por gastar minha mente também determina como eu olho o mundo e como o mundo reage a mim.  

Se eu sou um detetive de homicídios e faço isso por longas horas e suficiente, você acha que isso afetaria a minha mentalidade? Que eu iria viver em um mundo onde vive suspeita? Quanto tempo eu iria passar lá? Se eu sou um artista e pianista de concerto com uma orquestra nacional, como eu poderia ver o mundo? 

Se eu sou um corretor de Wall Street, é o meu mundo colorido por dinheiro? 

Se eu sou uma pessoa sem teto eu vivo em um mundo cheio de esperança? Se eu sou um agente da condicional, guarda da prisão, advogado criminal, caçador de recompensas, como eu me sentiria em geral, sobre as pessoas?  

Se eu sou um ditador e tenho que manter minha população em linha e obediente, como é que eu me comporto no palco mundial? Há poucos ditadores controlando com pouco domínio coercitivo? 

Será que o que fazemos com nossas vidas, nosso tempo, e nossas mentes colorem nossa realidade? E se sim, qual vibração vive em nós, então, e o que essa vibração nos faz projetar ao mundo?  

Alguns mestres espirituais sugerem que o mundo, as pessoas e as interações podem ser destilados em duas posições: amor ou medo. Ou nós viemos de um lugar de amor ou viemos de um lugar de medo.  

Quando alguém vem do amor como uma premissa, o mundo parece abundante, simpático, tem uma beleza inerente e tudo se transforma em algo bonito.  

Quando alguém vem de uma orientação por medo ou falta de amor, o mundo está ameaçando, as pessoas são perigosas, os recursos são escassos, não há o suficiente para mim e eu não sou adequada o suficiente para criar a minha própria abundância ou o meu próprio brilho. O que me faz sentir impotente.  

Devo, então, competir com os outros, sentir-me inferior, lutar por aquilo que eu quero ou pegar o que eu acredito que eu tenho direito ou necessidade, necessidade de intimidar os outros para manter a minha ilusão do poder, preciso encontrar aqueles que são inferiores a mim, a fim de elevar-me em meus próprios olhos, as pessoas julgam como bom ou mau, definem um inimigo, a fim de se sentir superior, e vivem nas emoções mais básicas, como ódio, ciúme, inveja. 

Portanto, que vibração eu vou irradiar? Um espelho só pode refletir o que está lá. Então, quem é o mal? Quem é o santo? Quem é o pecador? Quem é o anjo? Quem é o salvador? Quem é o bom samaritano? Quem é o diabo? Quem é o humanitário? Quem é o fomentador de guerras? Quem é o gênio? Quem é o filho de Deus (seja lá o que você entende que Deus é?). Quem é o desgraçado? Quem é o condenado? Quem é brilhante? Quem é o conhecedor? Onde eles estão? Como é que você os encontra? Ou será que eles te encontram? Como você sabe quem é o quê? 

E se as contradições e incoerências fazem parte da vida de todo mundo como você as mantém fixas o bastante e as classificam? Como você prega esta gelatina na parede?

"Será que o sol nunca brilha nos olhos do cego quando ele chora?"

 

 


 ------------------ 

(c) 2010 B. Kaufmann 

0 comentários:

Postar um comentário