Menu

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Com A Caneta Você Tortura Homens


Com A Caneta Você Tortura Homens
 
 


Joie: Então, Willa, eu tenho pensado ultimamente sobre a existência de Michael e sobre como surreal seria ter esse tipo de escrutínio público sobre a sua vida 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você pode imaginar o quão louco que seria? Ou como especial o seu tempo tranquilo e privado seria para você, se fosse a sua vida? Eu não posso imaginar ser uma figura pública nesse nível. Bem, em qualquer nível, mas realmente, especialmente nesse nível. Quando eu realmente apenas sento e contemplo, isso explode em minha mente. Ele realmente era uma dessas pessoas que o mundo gostava de ver e ouvir falar. Se você o amava ou amava odiá-lo, todo mundo sempre quis mais – não conseguimos o suficiente dele.

Willa: Isso é verdade, Joie. Toda a vida dele foi realizada em um palco global – não apenas as performances dele, mas a vida dele fora da tela também. E, como você diz, é quase impossível imaginar o que seria. E se cada coisa embaraçosa que você já disse ou fez alguma vez em sua vida fosse exposta para o mundo inteiro? Ou se os seus momentos mais dolorosos estivessem em exposição e debate por um público global? Basta imaginar: sua esposa pede o divórcio, o que é doloroso o suficiente, mas então, milhões de pessoas ao redor do mundo se sentem livres para especular sobre se ela realmente amou você, para começar. Isso é apenas inimaginável para mim.

Joie: É inimaginável. E impossível de quebrar a cabeça por aí. Muitas vezes ele escreveu sobre as experiências dele em músicas como “Leave Me Alone”, “Scream”, e “Privacy”.  E ele foi muitas vezes acusado por críticos de ser paranóico por causa disso. E, na verdade, se você pensar sobre isso, há muitas, muitas músicas que poderiam cair na categoria da “percebida paranóia”.
Canções como “Tabloid Junkie”, “Money” e “Is It Scary”.
Mesmo canções como “2Bad” e “This Time Around”.  E uma muito grande que me vem à mente é a música inédita “Xscape”. Essas letras são tudo sobre a “percebida paranóia”.
 
Everywhere I turn, no matter where I look
The system’s in control, it’s all run by the book
I’ve got to get away so I can clear my mind,
Xscape is what I need,
Away from electric eyes
No matter where I am, I see my face around
They pen lies on my name, then push from town to town
Don’t have a place to run, but there’s no need to hide,
I’ve got to, find a place,
So I won’t hide away
(Xscape) Got to get away from the system loose in the world today
(Xscape) The pressure that I face from relationships that could go away
(Xscape) The man with the pen that writes the lies that hassle this man
(Xscape) I do what I wanna cause I gotta please nobody but me
 

Para onde quer que eu me volte, não importa onde eu olho
O sistema está no controle, tudo é executado pelo livro
Eu tenho que ir embora para que eu possa limpar a minha mente,
Xscape é o que eu preciso,
Longe dos olhos elétricos
Não importa onde eu estou, eu vejo meu rosto ao redor
Eles mentem em meu nome, em seguida, empurram de cidade em cidade
Não tem um lugar para correr, mas não há necessidade de se esconder,
Eu tenho que encontrar um lugar,
Então eu não vou esconder
(Xscape) Tenho que ficar longe do sistema solto no mundo de hoje
(Xscape) A pressão que eu enfrento de relacionamentos que poderiam ir longe
(Xscape) O homem com a caneta que escreve as mentiras, que aborrecimento esse homem
(Xscape) Eu faço o que eu quero porque eu não tenho que agradar ninguém além de mim
 
 
Eu amo essa música muito, eu realmente espero que ela encontre o caminho para um álbum apropriado algum dia para que todos possam se divertir. Mas por agora, aqui está uma versão que você pode ouvir no YouTube:
 
 
 
 

Willa: Uau, Joie, eu nunca tinha ouvido essa música antes, mas é fascinante, não é? Os tambores têm esse ritmo rat-tat-tat-tat, como o fogo de metralhadora, e há efeitos sonoros eletrônicos que realmente dão a sensação de que ele está sob vigilância, ou mesmo sendo caçado por esses “olhos elétricos”. E as letras refletem isso também – sente-se que, não importa onde ele vá, ele está em um espaço confinado, com as paredes fechando.

Joie: As palavras são realmente meior que triste, de certa forma. Como é ver seu rosto em todos os tablóides, em todo lugar que você olha, com manchetes pouco lisonjeiras, falsas, e, até mesmo, francamente desagradáveis ​​ligadas a ele?

Você sabe, eu realmente nunca entendi a alegação de paranóia, absolutamente. Sim, ele parecia fazer questão de incluir pelo menos uma música como essa em todos os álbuns, mas por que rotulá-lo paranóico por simplesmente escrever uma canção sobre a experiência de vida dele? Isso só não me parece justo.

Willa: E você não está sendo paranóico se o que você está dizendo é verdade. Você só está sendo paranóico se você tem uma sensação ilusória de que as pessoas estão atrás de você quando eles não estão. Mas as pessoas realmente estavam lá fora para pegá-lo, desde paparazzis emboscando-o para uma foto de choque, aos alegados parceiros de negócios processando-o por um pedaço da riqueza dele, aos membros da família tentando encarregá-los de shows que ele não queria fazer, a executivos tentando espremer cada última gota de lucro que poderiam tirar dele. Isso não era paranóia. Essa era a vida dele.

Joie: Exatamente! Essa era a vida dele! Você sabe, eu estava assistindo o Globo de Ouro de algumas semanas atrás, e Jodie Foster estava recebendo o Cecil B. DeMille Award pelas realizações de uma vida dela no ofício. E no discurso, ela disse algo que realmente me impressionou e logo me fez pensar em Michael. Ela disse:
 
“Mas falando sério, se você tivesse sido uma figura pública a partir do momento que você era uma criança, se você tivesse que lutar por uma vida que parecia real e honesta e normal contra todas as probabilidades, então talvez você também pudesse valorizar a privacidade acima de todas as outras coisas. Privacidade.”

Essa parte do discurso dela realmente se destacou para mim, porque, como todos sabemos, Jodie Foster é uma atriz notoriamente privada, que é quase tão famosa pela forma como ela guarda ferozmente a privacidade como ela é pelo incrivelmente impressionante catálogo de filmes dela. Ela é também alguém que pode totalmente relacionar com o que Michael deve ter passado na vida dele. Como Michael, ela se tornou uma grande estrela e um nome familiar em uma idade muito, muito jovem, e ela tem feito grandes esforços ao longo dos anos para “lutar por uma vida que parecia real e honesta e normal”.  No entanto, a meu conhecimento, nunca ninguém a acusou de ser paranóica por tentar proteger a privacidade dela.

Willa: Isso é verdade, e eu não acho que Jodie Foster já experimentou o nível de intrusão que Michael Jackson experimentou. Ele realmente estava em câmera 24/7, como você disse. É como aquele filme, O Show de Truman, onde uma empresa de entretenimento adota um bebê e, em seguida, coloca toda a vida dele em exposição como um reality show prolongado. Na verdade, isso é interessante – Aldebaranredstar compartilhou uma citação de Peter Weir, o diretor de O Show de Truman, onde ele afirma que as ideias sobre a personagem principal veio de Michael Jackson:

“Você assisti ao O Show de Truman e, quero dizer, Jim Carrey fez um trabalho fantástico, mas Michael Jackson é Truman. Foi nele que eu o baseei, e ele é a coisa mais próxima de Truman.”

Joie: Você sabe, eu não tinha ouvido falar disso até depois que Michael faleceu. E eu nunca fui uma fã de Jim Carrey, assim, eu realmente nunca assisti ao O Show de Truman, acredite ou não. Mas desde que ouvi o comentário de Peter Weir, eu realmente quero vê-lo. Talvez eu vá alugá-lo neste fim de semana.

Willa
: Ah, é fascinante, Joie – especialmente assistindo a isso com Michael Jackson em mente. Eu acho que você vai extrair muita coisa.

Joie: Eu estou realmente interessada nele agora. Eu vou deixar você saber quando eu assistir. Mas eu quero falar sobre algumas dessas outras músicas que mencionei anteriormente. Por exemplo, as letras de “Tabloid Junkie” sempre me fascinaram, e quando eu penso sobre elas, no contexto dessa “percebida paranóia”, com que muitos tentaram rotular Michael Jackson elas se tornam relamente expressivas.
 
Speculate to break the one you hate
Circulate the lie you confiscate
Assassinate and mutilate
It’s the hounding media, in hysteria 

Especular para quebrar o que você odeia
Circular a mentira que você confisca
Assassinar e mutilar
É a mídia que perseguidora, na histeria
 

Essas são palavras muito fortes, e eu tenho certeza que a partir do ponto de vista dele e das experiências de vida dele, essas palavras foram muito verdadeiras.

Willa: Essas são palavras fortes, de som e significado. Na verdade, eu estou intrigada com os sons dessas palavras – especular, circular, confiscar, assassinar, mutilar – e como elas ecoam a palavra “ódio”, uma palavra que ele coloca em uma posição muito importante no final da primeira linha. A forma como esses sons estão localizados, quase parece que há uma reverberação de “odeio, odeio, odeio, odeio, odeio” em todo esse verso. E eu me pergunto se isso é o que ele dentia, sendo atingido com uma história de ódio após a outra.
 
 
A sonoração que Willa alude funciona bem na letra em inglês, pois a palvra ódio ou odeia é hate, enquanto as outras usadas, mutila, assassina, confisca, circula, especula, tem o mesmo som no final, especulate, circulate, assassinate, confiscate. Poseríamos criar a mesma sonorização deixando todas as palavras na forma infinitiva, odiar, assassinar, especular, confiscar, circular, mutilar, mas não conjulgando, uma vez que o verbo odiar se conjuga de forma irregular.
 
Joie: Uau, eu nunca pensei nisso dessa forma, Willa. Ele provavelmente se sentia como se o odiassem. Mas essa era a vida dele, e eu estou supondo que, às vezes, deve ter parecido insuportável para ele. Mas olhando para essas palavras, eu também posso ver onde os críticos – ou a mídia – teria se ofendido e quer contra-atacar, tentando fazê-lo parecer louco e paranóico.
Especialmente quando ele incluiu palavras como estas:
 
It’s slander
You say it’s not a sword
But with your pen you torture men
You’d crucify the Lord

É calúnia
Você diz que não é uma espada
Mas com a sua caneta que você torturar homens
Você iria crucificar o Senhor
 
 
 
E ele continua a dizer isto:
 
It’s slander
With the words you use
You’re a parasite in black and white
Do anything for news
If you don’t go and buy it
Then they won’t glorify it
To read it sanctifies it
Then why do we keep foolin’ ourselves?
 

É calúnia
Com as palavras que você usa
Você é um parasita em preto e branco
Faz qualquer coisa por notícias
Se você não vai e compra isso
Então eles não glorificarão isso
Ler santifica isso
Então, por que continuamos enganando a nós mesmos?
 

Você sabe, era quase como se fossem insultos uns aos outros. Michael iria escrever uma música sobre a experiência de vida dele, a mídia ficaria ofendida e o atacaria contra ele, assim ele reagia da única maneira que podia... escrevendo outra música sobre a experiência. Um ciclo vicioso. Era um tipo muito precário de relacionamento entre eles.
 

Willa: Eu vejo o que você está dizendo, Joie, mas é uma questão complicada, e nós vemoso algumas dessas complexidades nos versos que você acabou de citar. Por exemplo, nas linhas: “Você diz que não é uma espada / Mas com sua caneta você torturar os homens”, ele está referenciando o velho ditado: “A caneta é mais poderosa que a espada”. Esse ditado está realmente louvando o poder da palavra escrita para provocar uma mudança social positiva. Ele está dizendo que a palavra escrita – seja em romances ou ensaios ou poesia ou a imprensa – é mais poderosa que os exércitos a resistir à opressão, expondo a injustiça, e os erros de endireitamento. Isso é uma ideia muito semelhante a que ele expressa em Beat It e Bad and Jam, entre outras, de que a arte é mais poderosa do que a violência, e nós sabemos que era uma ideia na qual ele acreditava apaixonadamente.

Mas a imprensa de hoje, com seu foco no sensacional e no trivial, nega o poder que tem – “você diz que não é uma espada” – e, depois, descuidadamente desperdiça esse poder para “torturar os homens”. Em ves de ser um farol para o bem, torna-se “um parasita em preto e branco”.

Joie: Eu adoro essa frase! “Um parasita em preto e branco. Faz qualquer coisa pela notícia”. É tão perfeito para as de celebridades predatória que vemos hoje, eu acho.

Willa: Realmente é. Assim, parece-me que ele está criticando a imprensa, não só por atacá-lo, mas por negligenciar o propósito mais elevado que eles deveriam estar realizando. Eles deveriam estar fazendo a parte deles para “Cure o Mundo/ Torne-o Um Lugar Melhor”, e eles não estão. Em vez disso, eles atacam os que tentam. Eu mesmo li artigos sarcástico sobre Nelson Mandela e Madre Teresa. Como Michael Jackson diz à imprensa nessas linhas que você citou acima, Joie: “Você crucifica o Senhor”, dada a oportunidade, em vez de ajudar a lutar contra a injustiça.

Joie: Eu concordo com você, Willa. A música inteira é um olhar muito contundente na mídia. É mais um exemplo de Michael Jackson segurando um espelho para nos examinar a nós mesmos, mas claro, ninguém escuta; ninguém além dos fãs. Todo mundo está ainda chamando-o paranóico.

Willa: Ah, é um olhar muito contundente. Os ataques a ele não são apenas injustos e dolorosos, mas também distraem as organizações de notícias do verdadeiro trabalho que deve ser feito. Nós vemos essaa ideia em “Breaking News”, também. Na verdade, toda a música é uma brincadeira com as palavras “Breaking News”. Normalmente, essas palavras se referem a um boletim de notícias sobre um evento que acabou de acontecer, mas ele muda o significado para essas palavras, e elas passam a se referi a o quão disfuncional as organizações de notícias se tornaram. As organizações não podem mais comunicar a notícia real, porque os tradicionais sistemas de coleta de notícias estão caindo aos pedaços – como ele diz: “Você está quebrando a notícia”.

Também é interessante que mais uma vez ele sutilmente se refere à ideia de que “a pena é mais poderosa do que a espada”, quando ele canta: “Você escreve as palavras para destruir como se fosse uma arma”.  Então, novamente, ele está dizendo que a mídia tem esta poderosa espada – o poder da imprensa – e eles estão fazendo mau uso dela para “torturar os homens”, em vez de expor a corrupção e a injustiça e lutar por um mundo melhor.

Joie: Você está certa, Willa. E o que você disse sobre a imprensa que abusa do poder dela para “torturar homens”, em vez de usá-lo para lutar contra a corrupção e a injustiça, me faz pensar de outra canção que poderia ser incluída nesta discussão: “Whay You Wanna Tripo On Me”. Na primeira audição, não é realmente uma música “Paranóica”', mas, quando examinamos as letras, ela se encaixa tão bem com o que você disse:
 
They say I’m different
They don’t understand
But there’s a bigger problem
That’s much more in demand
You got world hunger
Not enough to eat
So there’s really no time
To be trippin’ on me
You got school teachers
Who don’t wanna teach
You got grown people
Who can’t write or read
You got strange diseases
Ah but there’s no cure
You got many doctors
That aren’t so sure
So tell me
Why you wanna trip on me?
 
 
Eles dizem que eu sou diferente
Eles não entendem
Mas há um problema maior
Isso está muito mais na demanda
Você tem fome no mundo
Não há suficiente para comer
Então não há realmente nenhum momento
Para você viajar em mim
Tem professores
Que não querem ensinar
Você tem pessoas crescidas
Quem não pode escrever ou ler
Você tem doenças estranhas
Ah, mas não há cura
Tem muitos médicos
Isso não está tão certo
Então me diga
Por que você quer viajar em mim?
 

O que ele está dizendo aqui é que com todos os milhões de problemas reais do mundo, por que, na terra, a mídia o está atacando o tempo todo? Por que eles estão quebrando o pescoço para acompanhar cada movimento dele e empurrando câmeras no rosto dele, quando há tantas outras questões muito mais importantes e angustiantes acontecendo no mundo?
 
Willa: Uau, Joie, eu nem sequer pensei em “Whay You Wanna Tripo On Me”, mas você está certa – ela realmente soletra tudo isso, não é? Como ele diz: “há um problema maior / Que está muito mais da demanda” para chamar a atenção da imprensa, então por que eles estão gastando muito tempo e energia perseguindo-o e criticand-o?

Mas você sabe, parece-me que, quando os críticos chamam Michael Jackson de paranóico, eles não estão apenas se referindo às canções dele sobre a imprensa. Eles também estão se referindo às canções dele sobre a mulehres menitoras, ameaçadores, perseguidoras – canções como “Heartbreak Hotel”, “Billie Jean”, “Dirty Diana” e “Dangerous” Mas como você apontou em um de nossos primeiros posts, Joie, aquelas mulheres que ameaçam podem ser interpretadas como representando a fama, celebridade, ou mais especificamente, os meios de comunicação. Por exemplo, existem essas letras de "Wanna Be Startin 'Somethin'":
 
 
Billie Jean is always talking
When nobody else is talking
Telling lies and rubbing shoulders
So they called her mouth a motor
 

Billie Jean está sempre falando
Quando ninguém mais está falando
Dizendo mentiras e esfregando os ombros
Então eles a chamaram de fofoqueira
 

Bille Jean poderia ser uma mulher que está “sempre a falar” e cuja boca é como “um motor”, mas isso é uma descrição muito precisa dos tablóides também.

Joie: Oh, wow. Bom ponto, Willa! Eu nunca realmente pensei nessas músicas como sendo parte da narrativa “paranóica”, absolutamente, mas você está certa, se encaixa, não é? As mulheres ameaçadoras de todas essas músicas estavam meio que lá fora para pegá-lo, não estavam? Isso é muito interessante.
Você sabe, essa conversa toda ainda me faz pensar sobre o comentário de Jodie Foster fez no discurso dela no Globos de Ouro sobre lutar por uma vida que se sente “real e honesta e normal”.  E é tão triste que ele nunca tenha tido isso, porque a vida dele foi constantemente colocada em exposição. E como você disse antes, ele não era paranóico no sentido clínico, porque “eles” realmente estavam atrás dele. Todos os dias da vida dele. Talvez eles não estivessem lá para pegá-lo, mas eles estavam, certamente, para capturar cada movimento dele.

Willa: Sim, eles estavam. Mas como ele aponta em muitas dessas canções, eles estão fornecendo o que o consumidor quer, como você citou acima de "Tabloid Junkie":
 
If you don’t go and buy it
Then they won’t glorify it
To read it sanctifies it
Then why do we keep foolin’ ourselves?

Se você não for e comprar isso
Então eles não glorificarão isso
Ler santifica isso
Então, por que continuamos enganando a nós mesmos?
 
 
Ele expressa uma ideia similar em “Monster”:
 
It’s got you jumping like you should
It’s got you bouncing off the wall
It’s got you drunk enough to fall
 

Ele o
deixa salantando como você deveria
Ele o deixa tranquilo
Ele lhe deixa bêbado o suficiente para cair

Então, ele está dizendo que os consumidores se tornaram viciados em nessas histórias chocantes – “Ele o deixa bêbado o suficiente para cair” – e os meios de comunicação é que estão alimentando o vício. Mas se (o coletivo “nós”) pode, de alguma forma, se desintoxicar desse tipo de calúnia e remover o mercado para essas histórias, esse tipo de jornalismo vai murchar e morrer.

Joie: E você sabe, a coisa realmente difícil de entender é por quê? Parece que todo mundo reclama “desse tipo de jornalismo”, mas ele ainda persiste. E assim, muitas vezes, “ese tipo de jornalismo” não é nem mesmo verdadeiro ou preciso.
Michael apontou isso tão bem em “Tabloid Junkie”:
 
Just because you read it in a magazine
You see it on a TV screen
Don’t make it factual
 
Só porque você leu em uma revista
Você vê isso em uma tela de TV
Não faça isso factual
 
 
Willa: E Joie, esse é talvez o ponto mais importante de todos. Você sabe, eu acho que a maioria das pessoas percebe que artigos e programas de televisão de estilo tablóide realmente não relatam as notícias – que são exageros goresseiros ou sensacionalistas ou mesmo mentiras completas – então por que eles existem? Qual é o ponto de “jornais” e progarmas de “notícias de celebridades” que relatam notícias falsas? Isso não faz qualquer sentido.

Eu acho que eles são realmente um tipo de entretenimento – um entretenimento corrupto – não notícia. Os tablóides transformaram Michael Jackson em um “monstro” e um “animal”, como ele canta em “Monster”, e em seguida, zombavam dele como um tipo de entretenimento cruel. Por alguma razão, insistimos em transformar as pessoas em monstros de vez em quando, e os tablóides fizeram isso com ele e obrigou-o a desempenhar esse papel cultural. Ele fala sobre esse fenômeno, um pouco, na obra posterior dele – em canções como “Threatend” “Is It Scary” e “Monster” e “Breaking News”. E isso é cruel...

Você sabe, meu filho tem 14 anos e ele trouxe para casa um monte de informações sobre o bullying nos últimos anos. As escolas estão realmente trabalhando duro para evitar o bullying, e as crianças ajudam a lidar com isso quando acontece. E uma das coisas que eu percebi é que quase tudo o que o meu filho me contou sobre o bullying – de xingamentos a cyber-bullying para isolar aqueles que são percebidos como diferentes – se aplica à imprensa tablóide também. Eles são agressivos, e nós devemos ser tão vigilante na prevenção de comportamentos prejudiciais pelo estilo de mídia tablóide como estamos na prevenção de comportamento prejudicial por valentões.

Devemos evitar não só porque fere os alvos, pessoas como Michael Jackson, mas também porque fere a nós também. Eu acho que a maioria das pessoas acha que os tablóides são bastante inofensivos – apenas bobagem irracional sobre UFOs e celebridades e as previsões de Nostradamus – e elas não se dão conta de quão prejudicial esse bombardeio constante de comportamento de desinformação e má-fé pode ser. Eu acho que os tablóides e programas jock-radio de choque, e os tipos de entretenimento inflamatórios, têm influenciado o modo como falamos uns com os outros, tornando-nos menos civil e mais crítico. E quer percebamos ou não, eles também influenciaram a nossa percepção e visão de mundo. Como Michael Jackson disse à Oprah em 1993: “Se você ouvir uma mentira muitas vezes, você começa a acreditar”.

Joie: Willa, eu não poderia concordar mais com você. Eu gosto especialmente do que você disse sobre tablóides e programas de jock-radio de choque ser um tipo de entretenimento inflamatório, e eu acho que provavelmente 90% dos programas de TV chamado “Reallity Shows” podem ser colocados em nessa catagoria também. E programas como esses têm influenciado a nossa forma de falar e nos relacionarmos entre nós – e não de uma boa maneira, absolutamente. Novamente, é uma das muitas lições que Michael Jackson tentou mais e mais nos ensinar, mas a maioria se recusa a ouvir.
 
 
 

0 comentários:

Postar um comentário