Menu

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Nós Somos Para Sempre


 
Nós Somos Para Sempre

 

 

 

Por Joie e Willa, em 10/01/2013

Traduzido por Daniela Ferreira para o blog The Man in the Music

 

Joie: Então, Willa, eu tenho pensado muito ultimamente sobre todas as músicas de Michael Jackson que ainda estão "no cofre", por assim dizer. Você sabe, todos aquelas músicas inéditas que poderemos ou não chegar a ouvir, ou aqueles que vazaram ao longo dos anos e soam muito bem acabadas, mas, ainda não foram lançada em um álbum real (eu estou pensando especificamente em "Slave to the Rhythm" e "Blue Gangsta" aqui, mas existem outras). E eu me pergunto se você vislumbrar essas músicas lançadas em um futuro álbum póstumo.

Willa: Eu não sei. Espero que sim, embora eu possa entender como o Espólio pode se sentir um pouco cauteloso após o álbum Michael e toda a controvérsia que gerou. É uma questão complicada, como falamos na última primavera, com conhecimento, pessoas bem intencionadas apaixonadamente comprometidas com pontos de vista muito diferentes. E, realmente, há argumentos válidos levando-me em direções diferentes sobre isso.

Joie: Eu sei, eu também. Ambos os lados têm realmente maravilhosos argumentos válidos e é fácil de ver os méritos de ambos. E pensar sobre tudo isso me fez dar uma olhada no material que foi lançado desde que Michael se foi, três anos e meio atrás. Especificamente, eu estive olhando o álbum Michael e, você sabe, eu não posso culpar o Espólio por estar confuso ou cauteloso neste momento. A reação dos fãs a essse álbum foi tão dividida ao meio e tão cruel. De um lado, você tinha os fãs que realmente queriam esse álbum e estavam tão ansiosos para ouvir material novo e inédito em qualquer forma. Mas então, do outro lado você teve a facção muito grande de fãs que não querem veementemente que qualquer trabalho de Michael seja tocado ou "acabado" por outros produtores e só queriam que o material fosse liberado "como está".

Willa: E então há fãs conflitantes como eu, que estão de acordo com ambos os lados. Eu acho que é muito importante que outros artistas possam reinterpretar o trabalho dele - muito importante - mas eu também quero saber qual era a visão dele, e como a obra “inacaba” parecia.

Joie: É meio que como se eles estarão condenados se o fizerem e condenados se não o fizerem.

Willa: Mas por que não podemos ter os dois – novo material lançado "como está", ao lado de versões mais polidas, completados por outros?

Joie
: Eu não sei, por que não podemos ter os dois? Isso soa como um compromisso maravilhoso para mim e dá aos fãs - todos os fãs, de ambos os lados dessa questão -d exatamente o que eles querem. Mas nós estamos desviando um pouco aqui.
O que eu realmente queria falar é sobre o álbum Michael. Ou melhor, uma música específica desse álbum – "Best of Joy". Então, como você sabe, Willa, esae não é apenas a minha favorito das novas músicas que ouvimos desde a morte de Michael, ela rapidamente se tornou um das minhas mais músicas favoritas de sempre. Eu adoro essa música.

Willa: Eu sei - na verdade, eu mentalmente a renomeei de "Best of Joie" só porque você a ama muito...

Joie: É muito especial para mim por muitos motivos. Uma delas é o fato de que foi a última canção que Michael trabalhou em um estúdio antes de morrer. Eu considero esse conhecimento tão tocante e tão poderoso de alguma forma, porque, para mim, a letra dessa canção quase soa como se ele estivesse dizendo adeus.

Eu sou sua alegria
Sua melhor da alegria
Eu sou a luz do luar
Você é a primavera
Nosso amor é uma coisa sagrada
Você sabe que eu sempre vou te amar
Sou eternamente
Eu sou seu amigo
Por grosso e fino
Precisamos um dos outro
Nós nunca nos separaremos
Nosso amor é do coração
Nós nunca dizemos que eu não preciso de você
Nós somos para sempre


Por toda essa música, é como se ele estivesse nos lembrando de como é grande o seu amor por nós e o quanto significa para ele, e, então, com o refrão repetido de "eu sou sempre, estamos sempre", é como se ele estivesse assegurando que não importa o que aconteça, o amor dele por nós nunca morrerá. É como verso do velho poema de Dylan Thomas:

Embora os amantes estejam perdidos, o amor não irá
E a morte não terá nenhum domínio

 
Willa: Ah, eu adoro essa conexão com Dylan Thomas, Joie! E vemos a ideia de "morte não terá domínio" em uma série de canções e filmes de Michael Jackson - por exemplo, em "Heaven Can Wait", onde ele canta, "Se os anjos vieram para mim, eu digo não”.
Joie: Ah, eu não tinha pensado nisso antes, Willa, mas você está certa. Eu acho que é um tema que ele tem usado antes. Mas por alguma razão, pelo menos para mim"Best of Joy" realmente parece enfatizar esse tema. Como em "Heaven Can Wait", ele nos está contando uma história de dois amantes na qual o homem está pensando o que ele faria se a morte tentasse separá-los. Mas em "Best of Joy", o conto dele é mais pessoal de alguma forma. É uma mensagem que ele está tentando urgentemente passar, antes que seja tarde demais.


Eu sou seu amigo

Por grosso e fino

Precisamos um do outro...

Nosso amor é do coração...

Nós somos para sempre



É como se ele no estivesse incitando: "Não se esqueçam! Não se esqueçam o quanto eu os amo, não se esqueçam o quanto nós significava um para o outro. Lembre-se sempre!” Ou talvez eu apenas esteja indo longe demais nisso, porque eu estava sofrendo a primeira vez que o mundo ouviu essa música. É verdade, eu tenho uma ligação muito emocional a essa música. Eu ainda não a escutei sem acabar em lágrimas.

Willa: Ele é muito poderoso, e é interessante para mim que você vê-la não apenas como uma canção de amor, mas também como uma música para o público dele. Eu não tinha pensado nisso dessa forma.

Joie: Sério? Veja essa é outra razão que se destaca para mim. Porque eu realmente nunca pensei nisso como uma canção de amor no sentido tradicional absolutamente. Não em um tipo "romântico", eu quero dizer.

Willa: Ah, eu concordo. Quer dizer, eu posso ver essa música como um conto romântico de um amante para outro, mas sempre me pareceu muito mais que um romance também. Como já falamos antes, Michael Jackson gosta muito de mudar o ponto-de-vista nas músicas dele, então eu sempre gosto de perguntar: Quem é o "você" nesta canção - quem exatamente está sendo tratado? E quem é o "eu" nesta música? Quem está falando? Às vezes, parece ser Michael Jackson, mas às vezes é uma persona, ou outro personagem, ou alguém muito diferente do próprio Michael Jackson. Nós conversamos sobre isso com “Money" em um post no outono passado. Vemos várias perspectivas, frequentemente, no trabalho dele, onde ele adota o ponto de vista de outros personagens e fala com a voz deles.

Vejo isso em "Best of Joy", também, mas com uma torção. Para mim, Michael Jackson está nessa música, mas ele não é o "eu" - ele é o “você” - Em outras palavras, essa não é uma canção dele, mas para ele. Essa é uma canção de confiança e carinho a ele. E a voz cantando para ele é a própria música. A música era o "amigo dele / através de grossas e finas". Musica estava lá para ele quando todos o abandonaram, e Música o reviveu quando "nada iria animá-lo". A música era a "Best of Joy" dele:



Eu sou o único que disse que você é livre
Quando a vida parecia tão difícil de ser
E nada o animaria
Sou eternamente
Não fui eu que o carreguei em volta
Quando todas as paredes vieram abaixo?
Quando as coisas o machucariam?
Sou eternamente (eu sou eternamente)
Nós somos para sempre (nós somos para sempre)


A música é para sempre, a música estava sempre lá para ele, e música é o que o "carregou", "quando todas as paredes vieram abaixo".


Esse verso, em particular, é interessante porque lembra a batalha de Jericó. Você provavelmente conhece muito mais sobre isso que eu, Joie, mas a história de Jericó é sobre uma "batalha", que foi ganha sem qualquer luta. Em vez disso, foi a música que fez "as paredes ruir" - com exceção de um apartamento. Essa parte do muro, que era um apartamento, foi poupado. Assim, a música ganhou a batalha de Jericó sem uma batalha ser travada, e música preservou a família no apartamento "quando todas as paredes vieram abaixo".
Eu não sei exatamente o porquê, mas eu sempre vi "Best of Joy" como uma canção de Música para ele, uma canção de garantia de que a música estará sempre lá para ele. Acho que, talvez, seja porque essa música me faz lembrar de "Music and Me", tão bela canção, que ele cantou quando um menino de 15 anos de idade. É outra música que ele está cantando sobre uma amizade para sempre, mas essa amizade não é com outra pessoa. É com a música:

Estamos tão próximos quanto dois amigos podem estar
Houve outros
Mas nunca dois amantes
Assim como a música... a música e eu


Joie: Oh, meu Deus, Willa... Eu amo essa interpretação! E é engraçado para mim que você centrou em Michael em ser o "você" nessa canção, porque eu sempre senti isso também. E desde que me tornei sua amiga e li M Poetica, aprendi que há sempre muitas maneiras de interpretar uma canção. Qualquer música, desde que a interpretação possa ser suportada pelas letras, é válida. Então, essa música, para mim, tem muitas interpretações diferentes, e enquanto eu, principalmente, vejo-a como uma música de Michael para a audiência dele, eu também a vejo como uma música para ele, como você acaba de sugerir. Só que eu nunca pensei sobre música sendo o "eu" aqui, até que você acabou de dizer isso, e faz todo o sentido. Mas para mim, o "eu" nessa música foi sempre Deus.

Como todos sabemos, Michael sempre foi uma pessoa muito espiritual, muito religiosa e tinha uma longa e estreita relação com Deus. E quando eu penso sobre a música dessa forma, ela também faz muito sentido para mim. Esses mesmos versos que você apontou anteriormente têm um significado tão grande ao ver a música nesse contexto, bem como:


Eu sou o único que disse que você é livre
Quando a vida parecia tão difícil de ser
E nada o animaria
Sou eternamente
Não fui eu que lhe carreguei em volta
Quando todas as paredes vieram abaixo?
Quando as coisas o machucariam?
Sou eternamente (eu sou eternamente)
Nós somos para sempre (nós somos para sempre)




E você sabe, eu realmente acredito que essa interpretação é o que ressoa tão profundamente comigo e é uma grande parte da razão que eu acabo em lágrimas sempre que a ouço. Sim, essa música se sente como uma despedida para mim. Como se Michael estivesse dizendo que ele tem que sair agora, mas me lembrar de que ele sempre vai me amar. Mas também me faz pensar sobre Deus, e sobre o meu relacionamento com ele e como Ele sempre foi bom para mim. É uma música muito emocional para mim por ambas as razões.


Willa: Uau, Joie, essa uma interpretação realmente poderosa, e ela realmente abre as coisas, não é? Michael Jackson era uma pessoa muito espiritual, como você diz, de modo que a interpretação parece muito fiel a quem ele era e a visão dele do mundo. Mas colocar as duas interpretações lado a lado - que o "eu" é Deus e que "eu" é a Música - faz-me lembrar de algo mais sobre o que nós falamos um par de vezes: para ele, parecia haver uma ligação profunda entre a vida espiritual e a vida criativa dele. Ele via o talento e a criatividade dele como dons sagrados, pelos quais ele era tão grato. É como se ele sentisse uma confiança sagrada em usar os dons que tinham sido dados a ele com o melhor das habilidades dele.

Ele também freqeentemente falou sobre como ele realmente não escrevia as canções dele - não é assim que o processo criativo dele parecia para ele. Em vez disso, as canções eram como presentes de cima que cairam no colo dele, e o papel dele como um compositor era ser receptivo a elas. Na verdade, Gennie nos enviou um e-mail sobre essa ideia na semana passada: era um link para uma palestra TED por Elizabeth Gilbert, autora de Comer, Amar, Rezar, onde ela discute o processo criativo. O principal ponto de Gilbert é que a forma como tendem a conceituar a criatividade no mundo moderno como o trabalho de um gênio solitário pode ser psicologicamente prejudicial para os artistas. Então, ela pesquisou como outras culturas viam a criatividade, e ela acha que os gregos e os romanos tinham um modelo muito mais saudável. Como ela diz:

"Grécia Antiga e Roma Antiga - as pessoas não acontecem de acreditar que a criatividade veio de seres humanos naquela época. As pessoas acreditavam que a criatividade era este espírito divino atendente que veio para os seres humanos de uma fonte distante e desconhecida por motivos distantes e incognoscíveis."

Isso parece muito próximo à ideia de Michael Jackson de que a criatividade dele era algo que fluía através dele, e o papel dele como um artista não era criar obras tanto quantp era ser receptivo a esse fluxo e permitir que ele se expressasse através dele.
 

Aqui está o link Gennie nos enviou:



Joie: Eu adoro esse discrurso da Sra. Gilbert, é muito inspirador, eu acho. Algo em que cada artista ou escritor deve ouvir e pensar, em minha opinião, e obrigada a Gennie por enviá-lo para nós.

Mas eu também concordo plenamente com você aqui, Willa. Isso parece ser extremamente próximo ao que sabemos do processo criativo de Michael Jackson e como ele se sentia sobre isso. Quantas vezes ouvimos dizer que ele sentia como se ele não pudesse realmente ter o crédito pelas músicas dele, porque ele era simplesmente o veículo através do qual eles vieram?

Willa: Exatamente, e, aparentemente, isso é um sentimento partilhado por outros importantes artistas modernos, como John Lennon. Em Earth Song: Inside Michael Jackson's Magnum Opus, Joe Vogel diz que Michael Jackson postou uma citação de John Lennon, onde ele pudesse vê-la como um lembrete para si mesmo, enquanto trabalhava em "Earth Song":

 “Quando a verdadeira música vem a mim", dizia, "a música das esferas, a música que o entendimento surpasseth - que não tem nada a ver comigo, porque eu sou apenas o canal. A única alegria para mim, é que seja dada a mim, e transcrevê-la como um meio... Esses momentos são para o que eu vivo.”

Isso soa muito semelhante aos pensamentos de Elizabeth Gilbert sobre a criatividade como um "espírito divino atendente que veio para os seres humanos de uma fonte distante e desconhecida", e isso também me lembra de Dancing the Dream. Na verdade, eu acho que essa ideia é um dos temas centrais de Dancing the Dream. Como Michael Jackson escreve no prefácio:


Consciência se expressa através da criação. Este mundo em que vivemos é a dança do criador. Dançarinos vêm e vão num piscar de olhos, mas a dança vive. Em muitas ocasiões, quando eu estou dançando, eu me sinto tocado por algo sagrado. Nesses momentos, eu sinto meu espírito voar e tornar-se um com tudo o que existe. Eu me torno as estrelas e a lua. Eu me torno o amante e o amado. Eu me torno o vencedor e o vencido. Eu me torno o mestre e o escravo. Eu me torno o cantor e a canção. Eu me torno o conhecedor e o conhecido. Eu continuo a dançar e, então, é a eterna dança da criação. O criador e a criação fundem-se em uma plenitude de alegria.

Eu vejo essa ideia expressa em toda "Best of Joy", bem como nos versos de introdução que você já citada:

Eu sou sua alegria
Sua melhor da alegria
Eu sou a luz do luar
Você é a primavera
Nosso amor é uma coisa sagrada
Você sabe que eu sempre vou amar você
Sou eternamente

 
Quando a criatividade está fluindo através dele, ele se torna "as estrelas e a lua... o amante e o amado... O cantor e a música", pois ele se junta à "eterna dança da criação" e "se funde em uma plenitude de alegria" - a "Best of Joy" dele. 

Joie: Ah, isso é uma interpretação legal, Willa. Eu nunca teria feito a conexão entre "Best of Joy" e a dança antes. Muito interessante. E você sabe, eu estou realmente ansiosa descobrir o que nossos leitores pensam sobre "Best of Joy", e ouvir algumas das interpretações deles sobre ela. É uma canção muito especial, em minha opinião.

Willa: Ela realmente é. Para mim, as letras são como poesia.

 


 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário