Menu

sábado, 12 de janeiro de 2013

Celebarndo Bad: Leave Me Alone


Celebrando Bad: Leave Me Alone
 
 
 

26 de setembro de 2013

Postado por Willa e Joie
Tradução de Daniela Ferreira para o blog The Man in the Music
Comentários em azul são da tradutora
 
 
 

Willa: Então, esta semana estamos encerrando a nossa celebração do mês de Bad, mas isso não significa que estamos deixando para trás. Eu imagino que vamos falar um pouco sobre Bad, Bad 25, e as faixas adicionais, e o DVD de concerto, e do documentário de Spike Lee também. Há um monte de coisas interessantes para discutir!

Mas esta semana estamos concluindo a nossa celebração com um olhar para Leave Me Alone, que é uma das críticas mais afiadas e mordazes que Michael Jackson faz à mídia de celebridades – tudo contido em um vídeo divertido e muito engraçado. E você sabe, Joie, uma das primeiras coisas que me chama a atenção são todas as imagens de confinamento que vemos no vídeo. Aldebaranredstar falou sobre o tema de aprisionamento em um comentário sobre Dirty Diana há algumas semanas, e nós definitivamente vemos isso aqui também. Tanto ele como Bubbles são retratados com uma bola e uma corrente presa aos tornozelos deles, e correntes nos pulsos. Vemos também uma figura liliputiana em uma estaca cordas para segurá-lo, e, mais tarde, descobrimos que um parque temático inteiro foi construído no corpo reclinado dele. Mais sutilmente, podemos vê-lo envolto em fotografias sensacionalistas, e uma nota de dólar.

Mas importante, ele subverte todos estes esforços para constranger e defini-lo. Essas imagens estáticas dele não são estáticas absolutamente – elas se movem e cantam, como os retratos em um filme de Harry Potter. Ele dança com a bola e correntes, por isso torna-se nada mais do que um palco sustentado em um ato Vaudeville. E, finalmente, ele se liberta da indústria casa de diversão que se construiu sobre ele e o corpo dele.
Joie: Willa, eu acho que é muito interessante que você tenha acabado de se referir ao parque de diversões que está restringindo-o como uma "indústria de casa de diversão", porque isso é uma metáfora realmente para a fama e os negócios de ser uma celebridade. E eu sempre pensei que o vídeo Leave Me Alone foi simplesmente brilhante, por causa dessa imagem no final, quando descobrimos que todas as cenas que acabamos de testemunhar são, em última análise, uma parte desse parque de diversões gigante – ou "casa de diversão" – que a mídia tem, presumivelmente, construído em torno de Michael Jackson. Isso foi uma ideia simplesmente genial e tão perfeita para o conceito de um vídeo para essa música em particular.

Willa: Eu concordo. Ele maravilhosamente capta de forma visual como toda uma indústria construiu-se sobre ele – e se você pensar sobre isso, isso é realmente verdade.

Joie: É verdade. Na verdade, eu acho que um argumento poderia ser feito de que o estado atual das coisas, com a mídia sentindo que tem direito a todos os aspectos da vida pessoal de uma estrela, começou com o tratamento de Michael Jackson.

Willa: Bem, eu não sei. Quer dizer, parece que houve pessoas como Hedda Hopper e Louella Parsons desde os primeiros dias da indústria do cinema – ou, pelo menos, a na adolescência dela – e eles poderiam tornar a vida muito miserável para celebridades. Você definitivamente não iria querer tê-los no seu rastro se você fosse um ator gay na década de 50. E, realmente, a imprensa sensacionalista tem sido parte da vida dos americanos desde antes de sermos uma nação. Na verdade, tem sido sugerido que a revolução americana não poderia ter acontecido se não tivesse sido os panfletários agitando as coisas. E alguns dos ataques políticos iniciais foram chocantes – histórias escandalosas de corrupção e libertinagem e filhos ilegítimos, sem base na realidade.

Joie: Bem, isso tudo pode ser verdade, mas Willa, eu acredito que o tratamento dos meios de comunicação a Michael Jackson bateu um All Time Low e pavimentou o caminho para os extremamente intrusivos paparazzis estilo valentões agressivos que todos amam tanto. E eu acho queno curta-metragem Leave Me Alone curta-metragem, Michael torna bastante claro como ele se sentia sobre o comportamento da mídia.

Willa: Eu vejo que você está dizendo, Joie – eu realmente vejo –, mas você sabe, isso é problemático. Quer dizer, quando ele estava criando esse vídeo, ele obviamente queria expressar os sentimentos dele sobre a imprensa sensacionalista e o que parecia ser o assunto de tanto escrutínio público e especulações. E se ele realmente odiava isso, você pensaria que ele a representaria de forma inequívocamente horrível – como sendo torturado pela Inquisição, ou grelhado durante as audiências de McCarthy, ou mordiscado até à morte por formigas, ou perseguidos por hienas selvagens, ou picado por um enxame de abelhas assassinas, ou algo angustiante assim.
Mas ele não faz. Ele descreve isso como um passeio por um parque de diversões, com espetáculos e uma atmosfera carnavalesca. E aqui está o kicker – Michael Jackson amava parques de diversões e sideshows e carnavais. Ele realmente admirava P.T. Barnum (há uma foto dele na capa do álbum Dangerous) e Barnum era especializado em manuserar o interesse público em esquisitices humanas e animais e "freak shows" –, precisamente o tipo de atrações sideshow que vemos todo Leave Me Alone.
E realmente, o humor desse vídeo não é de raiva ou ressentimento. Ele parece mais divertido do que com raiva, e incrédulo que as pessoas realmente acreditem nestas coisas malucas. Ele está sorrindo por grande parte do vídeo enquanto ele passeaia por todas essas exposições – de fato, ele sorri mais neste vídeo que qualquer outro vídeo que eu possa pensar. Em um ponto, ele realmente cai na gargalhada, o que nos dá uma pista para a pergunta que ele pede repetidamente nas letras: "Quem está rindo, meu bem?"
Aparentemente, a resposta correta é Michael Jackson. Os tabloides estão tentando transformá-lo em um objeto do ridículo, mas ele é quem está rindo.

Joie: Isso é verdade, Willa. Ele está sorrindo muito nesse vídeo, embora eu pense que ele realmente sorri mais no curta-metragem Speed ​​Demon.

Willa: Ah, você está certa! E, curiosamente, esse vídeo fala sobre celebridades também – sobre ser perseguido por fãs obsessivos.

Joie: Sim, é verdade, mas nós estamos saindo um pouco do tópico. Eu concordo com você que a crítica dele aos meios de comunicação nesse vídeo é muito sutilmente feita e ele máscara isso bem com toda a abordagem "casa de diversão". Mas eu acredito que o desdém dele para com a mídia está realmente escondido à vista de todos aqui. Você está certa sobre que ele amava parques de diversão, eles eram uma das coisas favoritas dele no mundo, e a admiração dele por PT Barnum é bem conhecida. Mas eu acho que é muito revelador que ele tenha se colocado como sujeito de todas as atrações e esquisistices do "Freak Show" no qual ele está passeando. E enquanto essas atrações Fun House são destinadas a zombar de alguns dos mais persistentes – e mais ridículo – rumores nos tablpides sobre a vida dele, a mensagem dele é muito clara, eu acho. No livro dele, Man in the Music, Joe Vogel nos diz:

“Durante anos, a imprensa – mainstream e tabloide igualmente – alimentaram-se de Michael Jackson como de nenhuma outra estrela pop na história. "Leave Me Alone" é a expressão de exasperação dele a uma mídia e público que crescem insaciáveis.”

E, de fato, em uma entrevista sobre a música em si, Michael disse o seguinte:
"Eu estou enviando uma mensagem simples aqui: Deixe-me em paz. A canção é sobre um relacionamento entre um rapaz e uma menina, mas o que eu realmente estou dizendo para as pessoas que estão me incomodando é: ‘Deixe-me em paz! ’”.

Eu não acho que você possa ser muito mais claro do que isso.

Willa: Isso é verdade, e eu acho que é significativo que um dos tabloides seja intitulado de O Intruso. Eu também acho que é muito interessante que na entrevista ele tenha explicitamente ligado as letras "sobre um relacionamento entre um rapaz e uma menina" com o relacionamento dele "com as pessoas que estão me incomodando", como jornalistas e os paparazzi. Esse é um padrão que vemos em muitas das canções dele e algo sobre o que nós já conversamos um pouco no passado, mas eu nunca tinha ouvido falar de Michael Jackson discutir essa conexão antes. Isso é muito interessante.

Mas Joie, eu também amo o que você disse sobre como "ele se coloca como sujeito de todas as atrações e esquisistisses de “freak show” que passia. Isso é um ponto tão importante, eu acho. Ele se posiciona como o "freak" no "show de horrores" e exagera tais proporções escandalosas, com uma das manchetes dos tablóides, gritando, "O 3º Olho de Jackson Começa a Moda Óculos Escuros" e outro, “Michael e Diana São a Mesma Pessoa!”.

Joie: Eu aposto que ele se divertiu chegando com essas manchetes!
 

Willa: Oh, eu aposto que ele se divertiu também! Mas a resposta dele a tudo isso é interessante. Ele não nega essas histórias – elas são muito ridículas para que ele se preocupe com elas – e ele certamente não tenta nos convencer que é normal. Em vez disso, ele celebra a diferença, como ele sempre fez. Então, parece-me que há uma dupla mensagem interessante aqui. Por um lado, ele não gosta de ser chamado de louco (o que traz à mente que o confronto entre o prefeito e o Maestro em Ghosts), mas ao mesmo tempo, ele parece estar dizendo que está tudo bem ser diferente e um tipo de celeridade esquisita.

Joie
: Sim, eu concordo com isso. E eu acho que é uma mensagem que ele tentou passar para nós, muitas vezes. Está em muitas das músicas e vídeos dele, se você pensar sobre isso.

Willa: Está realmente – desde "Ben", que, como se sabe, tem um lugar muito especial para mim. Mas tudo isso me faz lembrar de P.T. Barnum novamente. Há pessoas que, não por culpa própria, são tratadas como esquisitas – por causa da altura ou do peso ou a pigmentação ou algum outro atributo físico. É completamente injusto, e geralmente é considerado educado fingir que não há nenhuma diferença, enquanto secretamente se está sentindo que há. Mas Barnum não fez a coisa educada. Ele contratou pessoas que estavam nessa posição e as colocou em exposição, mas ele também as tratou como pessoas. Tom Thumb era a mais famosa "descoberta" dele, e os dois se tornaram amigos próximos e excursionaram pela Europa juntos – e se tornaram celebridades juntos.

Isso tudo é muito problemático, mas eu acho que é importante que Barnum tenha insistido na humanidade de cada pessoa, incluindo pessoas que foram muitas vezes tratadas como párias pelas próprias comunidades. Como ele disse em um discurso apaixonado para o Senado do estado de Connecticut, quando eles estavam debatendo os direitos dos escravos libertos após a Guerra Civil:

“A alma de um humano... não é para brincadeiras. Ela pode habitar o corpo de um chinês, um turco, um árabe ou um Hotentot – ainda é um espírito imortal.”
 
 
"Hotentote" é uma espécie de insulto inventado por brancos para designar certas tribos, incluindo o povo da personagem principal do filme Vénus Negra (realizado por Abdellatif Kechiche).
 
 
Eu vejo que a insistência sobre a humanidade de todas as pessoas, incluindo as pessoas injustamente rotuladas como aberrações, continuando em Michael Jackson – só que neste caso, a pessoa em exibição é ele mesmo. Ou melhor, ele está em uma posição dupla: ele é o objeto do espetáculo, mas ele também o testemunha e o comenta ao mesmo tempo.

Joie: Hmm. Eu vejo o que você está dizendo e eu concordo com você, Willa. Barnum insistiu na humanidade deles, e isso me faz pensar na velha entrevista Ebony / Jet que ocorreu logo após o lançamento do álbum Bad. O jornalista pergunta a Michael sobre o gosto dele por John Merrick, o Homem Elefante, e ele diz que a parte favorita do filme é onde Merrick grita: "Deixe-me em paz! Eu não sou um animal. Eu sou um ser humano!" O que eu amo sobre essa parte da entrevista é que, antes mesmo de o entrevistador poder dizeras palavras, Michael já citou a parte sobre qual ele estava falando. E que citação é! Não só é perfeita para essa discussão que estamos tendo, mas também poderia descrever o próprio Michael.
Willa: É realmente possível – e é tão interessante que começa com o título do vídeo – "Leave me Alone!" – E que Merrick esteja gritando isso. Isso é fascinante. Eu me pergunto se é daí que o título veio?

Joie: O título da música? Eu não sei, isso é uma pergunta interessante. E é fascinante, não é? Nessa entrevista, Michael diz ao entrevistador que ele se identifica com John Merrick: "Eu sinto uma proximidade com [ele]", diz ele. Você sabe, a mídia sempre tentou fazer disso algo estranho, mas na realidade, é uma coisa muito compassiva ter uma predileção por John Merrick.

Willa: Eu concordo.

Joie: Na verdade, muito antes do boato de Michael queria comprar os ossos do Homem Elefante, eu desenvolvi meu próprio gosto John Merrick. Eu não vejo como alguém poderia ver esse filme e não se gostar dele. Ou, no mínimo, ter um pouco de compaixão pelo homem. Ele era – como ele disse – um ser humano! E eu acho que foi tal movimento ousado e divertido para Michael destacar tal rumor particular curta-metragem Leave Me Alone à maneira como ele faz, dançando com os ossos do Homem Elefante. Eu acho que é hilário!

Willa: Ah, é maravilhoso! É como uma engraçada, estranha cena carnavalesca Vaudeville – quem iria imaginar uma coisa dessas? Mas também é importante, eu acho, que ele e os ossos do Homem Elefante estão dançando lado a lado. O que traz de volta o que você estava dizendo antes, Joie, sobre como ele se posiciona nesse vídeo como um dos espetáculos. Eu acho que é muito importante que ele e o Homem Elefante estejam, ambos, em exibição, dançando os mesmos movimentos em conjunto, por isso são claramente apresentados como iguais nessa cena. É como ele se ele tivesse criado uma representação visual do que ele disse ao entrevistador – da conexão que ele sente pelo Homem Elefante.


E importante: Merrick tentou fazer as pessoas entenderem o quão doloroso era estar nessa posição – sempre em exposição, sempre tratado como diferente –, gritando: "Deixe-me em paz! Eu não sou um animal. Eu sou um ser humano!", como você citou anteriormente. E eu acho que é exatamente o que Michael Jackson está nos dizendo nesse vídeo também. Ele está ocupando uma posição dupla – como espetáculo e como observador do espetáculo – e ele nos está incentivando, como uma audiência, a considerar essa situação a partir de ambas as perspectivas e considerar o que deve ser se sentir com ele.


 
Joie: É muito brilhante realmente. E você está certa. Quem poderia pensar em tal conceito, além de Michael Jackson? O vídeo foi dirigido por Jim Blashfield e ele realmente ganhou um Grammy em 1988 por Best Music Video Short Form. Ele também ganhou um MTV Video Music Award de Melhores Efeitos Especiais em um vídeo. E, como sempre, eu me pergunto o quanto do conceito foi do diretor e quanto era de Michael. Ele disse a um entrevistador da MTV, em 1999, que ele sempre foi muito envolvido no processo de concepção, e Joe Vogel nos diz em Man in the Music que Blashfield dirigiu "com a contribuição de Jackson".
 

Willa: Ah, eu acho que ele estava muito envolvido. Se ele tivesse um ou dois vídeos excepcionais para nome dele, então você poderia pensar que era apenas o trabalho do diretor. Mas quando você considera que ele fez um filme excepcional após o outro, com cerca de 30 diretores diferentes, e o único elemento comum era ele – bem, então, em algum ponto você tem que concluir que a verdadeira presença guiando atrás do trabalho foi Michael Jackson.
 
 
Alpha

0 comentários:

Postar um comentário