Menu

sábado, 31 de agosto de 2013

Can You Feel It ?


Can You Feel It?
 
 

Postado por Willa e Joie em 29 de agosto de 2013
Traduzido por Daniela Ferreira para o blog The Man in the Music

Willa: Joie Olá, bem-vinda de volta! Será que você teve um bom descanso, apesar de toda a controvérsia neste verão?
Joie: Sim, eu realmente tive um ótimo verão! Eu fiz um monte de viagens para casamentos da família e tal, que às vezes pode ser muito estressante, você sabe? E, quanto à controvérsia, eu realmente fiz o meu melhor para evitar tudo isso. Eu não assisti a um único clipe de notícias sobre o julgamento AEG. Foi muito libertador e revigorante enterrar a cabeça na areia e fingir que não estava acontecendo. Você?
Willa: Isso é engraçado, Joie - você sempre foi tão informada sobre tudo, e eu consegui a maioria da minha notícia sobre Michael Jackson de você! O que vou fazer agora?
Então eu tive um verão muito divertido também. Fomos para Yellowstone, que é tão bonito, e viu um enorme alce e um urso e um urso preto e um par de garças, e um monte de alces e bisões. Foi maravilhoso. E eu não evitei a notícia, mas eu não a procurei também. Achei que, se nada de importante acontecesse, isso iria filtrar o seu caminho através do nevoeiro. Parece- me que em momentos como estes é que eu preciso manter o foco no que é significativo e nutritivo para mim, que é a arte dele, e lembrar por que Michael Jackson e a obra dele são tão importantes.

Joie: Eu acho que você está certa, Willa. É importante voltar e redescobrir a magia, por assim dizer.

Willa: Exatamente. E você sabe, nós conversamos muito ao longo dos últimos dois anos sobre a música e dança e filmes deles, bem como a forma como a persona pública dele – até mesmo o rosto e a cor da pele – tornou-se um elemento importante da arte dele. Mas nós ainda não demos um olhar em profundidade a alguns dos filmes mais emblemáticos dele – filmes como Beat It e Billie Jean e Smooth Criminal. Nós tocamos com eles, mas não temos realmente discutimos sobre eles da maneira que fizemos com o You Rock My World ou In The Closet ou Give In To Me. Então um dos meus objetivos para este ano é voltar ao básico e dar uma olhada em alguns desses filmes clássicos, e parece-me um bom lugar para começar com Can You Feel It.

Joie: Eu gostaria de falar sobre Can You Feel It.

Willa: Ah bom! Eu gostaria muito. É o primeiro filme em que ele está listado como produtor e consultor criativo – como se diz nos créditos, este filme foi "concebido e escrito por Michael Jackson" – e você pode realmente sentir a sua contribuição criativa por toda parte. Ele escreveu a música com seu irmão Jackie, gravou com The Jacksons, criou o conceito para o filme, e depois ajudou a realizar essa visão até a sua conclusão. Aqui está uma versão remasterizada que é realmente maravilhoso, eu penso:
 

 

Joie: Você sabe, Can You Feel It, para mim, sempre foi mais ou menos como a mãe dos vídeos geniais de Michael Jackson. Ele realmente era uma espécie de curta-metragem que começou tudo. E você pode ver desde o início que fazer curtas-metragens ia ser uma área onde ele estava indo mudar. Foi simplesmente espetacular. Se você prestar atenção agora, você vai, sem dúvida, achar que alguns dos efeitos especiais são muito brega. Mas você tem que lembrar que ele foi criado em 1980 e, naquela época, os efeitos especiais foram de ponta.

Willa: Bem, talvez eu seja o tipo de queijo, porque eu gosto desses efeitos especiais, especialmente nas sequências de abertura. E eu acho que é verdade que, em muitos aspectos, esta é "a mãe dos vídeos geniais de Michael Jackson" como você disse – não só por causa do visual, mas por causa das ideias também. Nós vemos as sementes de conceitos que ressoam por todo o trabalho dele para o resto da carreira.

Joie: Isso é muito verdadeiro.

Willa: E estes não são pequenos conceitos – eles são imensas tanto em escala quanto em importância. Ele já está pensando em como trazer uma mudança social significativa em uma escala global. Por exemplo, Can You Feel It começa com imagens de uma paisagem mítica e uma voz profunda conta-nos a história da criação:
No início, a terra era pura. Mesmo na luz da manhã, você pode ver a beleza nas formas da natureza. Logo homens e mulheres de todas as cores e forma estariam aqui também, e iriam encontrar tudo muito fácil, por vezes, não veriam as cores e iriam ignorar a beleza em si. Mas eles nunca perderam de vista o sonho de um mundo melhor onde eles poderiam se unir e construir juntos em triunfo.
A canção ainda nem começou ainda, mas já vemos indícios de amor profundo da natureza de Michael Jackson, e como ele liga este amor pela natureza com a igualdade racial, justiça social e amor um pelo outro.

Joie: E a ideia de trabalhar juntos para fazer do mundo um lugar melhor (para você e para mim e para toda a raça humana). Você está certa, Willa. Nós ouvimos tudo isso antes mesmo de começar a música. E como você disse, esses são conceitos que iriam ficar com ele pelo resto da carreira e ressurgir álbum após álbum.

Willa: Isso é verdade, e isso é tudo que há nessa história de criação inicial. Mas você sabe, o que realmente me chamou a atenção quando eu assisti Can You Feel It recentemente é que ele passa então a contar uma história de "re- criação” – a história de uma nova criação ou transformação, ou melhor, uma série de novas criações e transformações – e fá-lo de uma forma que se sente muito bíblica para mim. Você conhece a Bíblia muito melhor do que eu, Joie, mas começa com uma história de criação também. Aqui estão as primeiras linhas do Gênesis:
No princípio, Deus criou o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia, e havia trevas sobre a face do abismo. E o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz, e houve luz. E Deus viu a luz, que era bom...
E fez Deus as feras da terra conforme a espécie, e o gado conforme a espécie, e tudo o que se arrasta sobre a terra segundo a espécie, e Deus viu que isso era bom. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança: e que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher os criaram...
E Deus viu tudo o que tinha feito, e eis que era muito bom.
Assim, tanto a Bíblia quanto em Can You Feel It você pode sentir que isso começa com uma história de criação: "No princípio..." E este mundo que é criado é lindo, mas não é perfeito, porque as pessoas não são perfeitas. Na verdade, em Gênesis, apenas alguns capítulos depois da história da criação inicial, lemos que as pessoas tornaram-se tão "corruptas" e "cheias de violência" que Deus decide eliminá-las e começar de novo. Apenas um homem justo e a família dele são poupados, juntamente com um par representante de cada espécie de animal. Assim, na história da Arca de Noé, temos uma história de recriação: uma inundação lava sobre a superfície da terra e destrói tudo, e, depois, essa destruição é seguida por um novo começo.
Vemos ecos disso em Can You Feel It. Imediatamente após a história da criação inicial, a música começa e vemos um desses efeitos especiais que você estava falando, Joie – uma imagem da água lavando o mundo inteiro. Assim como acontece com o dilúvio de No, na Bíblia, a Terra está sendo lavada da corrupção e violência, e estamos prestes a experimentar uma recriação, como nós começamos a nos mover em direção "um mundo melhor".
E então vemos algo interessante: o personagem de Randy Jackson levanta um arco-íris sobre a cabeça. Isso é bíblico também. Na Bíblia, Deus promete que nunca mais vai destruir a criação através de inundações, e ele cria um arco-íris como prova dessa promessa. Como Deus diz a Noé: "Eu tenho o meu arco nas nuvens, e ele será o sinal da aliança entre mim e a terra. Sempre que eu trazer nuvens sobre a terra e o arco-íris aparecer nas nuvens, eu me lembrarei da minha aliança... Nunca mais as águas se tornarão em dilúvio para destruir toda a vida."
Joie: Isso é verdade, Willa. E você sabe, também vemos isso em muitas das histórias da criação dos nativos americanos. Eu sempre gostei de ler os mitos da criação de várias tribos, e muitos deles têm este mesmo tipo de tema recriação para eles, que você está falando. Como o Sioux, por exemplo. Aqui está parte da história de criação dele:
O poder criador disse para si mesmo: "Eu vou cantar três músicas, o que trará uma chuva pesada. Então eu vou cantar uma quarta música e bater quatro vezes sobre a terra e a terra vai rachar aberta. A água sairá das fissuras e cobrirá a terra." Quando ele cantou a primeira música, começou a chover. Quando ele cantou a segunda, é derramada. Quando ele cantou a terceira, os rios inchados pelas chuvas e transbordaram das camas deles. Mas quando ele cantou a quarta canção e carimbou sobre a terra, ela se abriu em muitos lugares como uma cabaça quebrada e a água fluiu das rachaduras até cobrir tudo...
Assim, após o dilúvio vem o renascimento, ou recriação:
A Criação de poder lhes disse: "O primeiro mundo que eu fiz foi ruim, as criaturas sobre ele eram ruins. Então eu queimei-o. O segundo mundo que eu fiz foi muito ruim, então eu afoguei. Este é o terceiro mundo que eu fiz. Olha: eu criei um arco-íris para você como um sinal de que não haverá mais dilúvio. Sempre que você vê um arco-íris, você vai saber que parou de chover".
Aqui está um conto similar do Cree:
Depois que o Criador fez todos os animais e tinha feito as primeiras pessoas, disse a Wisakedjak, "Cuide bem do meu povo, e ensine-o a viver. Mostre-lhes todas as más raízes, todas as raízes que vai prejudicá-lo e matá-lo. Não deixe que as pessoas ou os animais briguem uns com os outros. "
Mas Wisakedjak não obedeceu ao Criador. Ele deixou as criaturas fazer o que quisessem. Logo eles estavam brigando e lutando e derramando muito sangue. O Criador ficou muito irritado.
"Eu vou tirar tudo de você e lavar o chão", disse ele.
Ainda Wisakedjak não obedeceu o Criador. Ele não acreditava até que as chuvas vieram e os córregos começaram a inchar. Dia após dia, noite após noite, as chuvas continuaram. A água dos rios e dos lagos aumentou mais e mais. Por fim, eles transbordaram os leitos e lavou o solo. O mar surgiu na terra, e tudo foi abafado, exceto uma lontra, um castor, e um rato almiscarado.
A narrativa, é claro, vai para a reconstrução da Terra. Mas vemos essa noção de um grande dilúvio uma e outra vez nas histórias da criação e mitos das diferentes tribos nativas da América, e eu acho fascinante. E, você está certa, Can You Feel It está contando um conto muito semelhante aqui.

Willa: Uau, isso é tão interessante, Joie! Eu li alguns trickester contos dos índios americanos, mas não muitas histórias da criação – embora em alguns casos, o trickester é o criador de todas as coisas. Eu não sabia que algumas dessas histórias da criação tiveram uma inundação que lavou a terra da maldade. E é interessante que na história Sioux há um arco-íris "como um sinal de que não haverá mais dilúvio". Você pode realmente ver como algumas histórias arquetípicas são contadas repetidas vezes, ao longo do tempo e em diferentes culturas. Mas existem algumas diferenças importantes entre eles também.
Você sabe, Michael Jackson foi criado na igreja, então eu assumi que a origem dessas ideias em Can You Feel It era bíblica, mas agora estou revendo isso. Afinal, a paisagem é claramente o sudoeste americano, com os planaltos e arcos, o que apoia a sua interpretação, Joie. E perto do final, um ancião tribal passa à frente, e ele tem um olhar de saber nos olhos. Ele parece impressionado com a visão em frente a ele, como todos os outros espectadores, mas ele também parece entender o que está acontecendo de uma forma que os outros não o fazem. Então, eu realmente acho que você está no caminho certo.
Além disso, há a imagem de uma nova raça – uma raça de ouro – que brota de um globo azul aguado, como a terra. Mais tarde, vemos um rosto dentro de um poderoso anel de fogo, como o sol, e é um rosto feminino. Para mim, isso apoia a sua interpretação também porque o cristianismo é muito machista, com poder e autoridade centrada em Deus, o Pai, enquanto modos mais velhos e centrados na espiritualidade da Terra tendem a ser mais centrados no feminino, com foco na Mãe Natureza como o doador da vida.
 
Joie: Bem, eu realmente não estava oferecendo qualquer tipo de "interpretação", Willa. Apenas uma observação.

Willa: Bem, é uma maneira diferente de ver as coisas – uma abordagem diferente ou contexto para interpretar o que está acontecendo.

Joie: Mas é muito interessante, não é? E eu gosto do que você disse sobre o cristianismo versus crenças nativas. Parece amarrar encaixar.

Willa: Parece, não é mesmo? E é interessante como se encaixa também com um profundo amor e respeito pela natureza, o que é algo sobre o que Eleanor Bowman falou quando ela se juntou a nós em um último post na primavera.
Então, todas essas histórias de criação e recriação sugerem de um desejo de iluminação, de certa forma. É como se o mundo físico tenha sido formada perfeito e bom, e assim são os nossos corpos, mas nossas mentes são facilmente corrompidas pela inveja e ganância, ódio e violência. Então, precisamos chegar a um estado onde os nossos corações e mentes, a nossa compaixão e compreensão, são tão perfeitas quanto o mundo físico que nos foi dado para habitar. Vemos este anseio em Can You Feel It também, no surgimento do povo de ouro. Mas o que é interessante é que quando a primeira pessoa de ouro aparece na metade do caminho para o vídeo, ele/ela está sendo polvilhado com ouro de poeira estelar – e essa poeira estelar também é atirada para baixo em um monte de pessoas comuns, que, em seguida, desenvolvem um brilho dourado também. Então, essas pessoas douradas não são uma nova raça no futuro. Elas estão conosco!
E me parece importante que a poeira estelar esteja vindo das mãos dos Jacksons, que parecem de ouro também, mas do tipo de translúcido, como figuras sobrenaturais, e eles são mais altos do que arranha-céus. E essas pessoas douradas enormes estão semeando a areia estelar em todos.
Joie: Quase como se eles fossem os trickesters neste conto de criação que eles estão contando.
 
Willa: Oh, isso é interessante, Joie! Eu não tinha pensado nisso dessa maneira, mas isso é realmente intrigante. E você sabe, os Jacksons eram realmente criadores no sentido literal – eram criadores de música e dança e arte.
Parece- me que, Can You Feel It, Michael Jackson está prevendo uma grande transformação e mudança cultural.  "Amar uns aos outros de todo o coração", uma mudança que levará a um caminho iluminado de viver juntos em harmonia, e eu acho que a poeira estelar dourada que os Jacksons estão semeando é sobre música e arte. Isso é o que os artistas dão ao mundo, e é assim que eles trazem transformação e mudança social.
 
Joie: Ah! Eu gosto dessa interpretação, Willa! Muito bem feita! E faz todo o sentido.
 
Willa: Isso faz todo o sentido, não é mesmo? Ele é tão brilhante – eu adoro olhar para o trabalho dele e ver todos os detalhes, e depois pensar em como esses detalhes se encaixam. Ele nunca deixa de me surpreender e inspirar.
Mas eu quero voltar a esta ideia dos Jacksons como criadores. Você sabe, uma das muitas críticas feitas contra Michael Jackson era que ele tinha um complexo de messias – que ele achava que era a segunda vinda de Cristo, ou algo assim – e os críticos apontam para exemplos como Can You Feel It como prova disso. Mas eu acho que isso é uma interpretação simplista que leva a malentendidos.
Durante todo o trabalho de Michael Jackson, podemos vê-lo a desenvolver uma nova definição de arte e uma visão ampliada do papel do artista. Ele acreditava que os artistas tinham o poder de provocar uma mudança social profunda, alterando as percepções e atitudes, preconceitos e emoções. Por exemplo, os artistas têm o poder de usar a arte para reescrever nossas narrativas culturais – como os nossos mitos e histórias da criação – assim vemos a nós mesmo e nossa relação uns com os outros de uma maneira nova.
É assim que Michael Jackson pretendia mudar o mundo – através da música e da arte. Mas isso não significa que ele se via como um messias. Em vez disso, ele se via como um artista –, mas é uma definição muito maior de "artista" do que estamos acostumados. E o mais importante: ele imaginou um mundo onde todos nós somos artistas, onde todos nós compartilhamos "o sonho de um mundo melhor que poderíamos unir e construir juntos em triunfo".

Joie: Eu acho que você está absolutamente certa, Willa.
 
Nota da tradutora: em mitologias e estudos de folclores trickester é um deus ou divindade que prega peças nos outros e desobedece a regras.
 
 

0 comentários:

Postar um comentário