Menu

domingo, 19 de maio de 2013

Ele É Um Monstro, Ele É Um Animal


Ele É Mm Monstro, Ele É Um Animal

 

 


Postado por Willa e Joie, em


15 de maio

 

Traduzido por Daniela Ferreira

 


Willa: Joie, eu sei que tenho tendência a ficar longe das notícias de última hora e histórias sensacionalistas, e com razão. É muito fácil ser pego na montanha-russa de rumores e insinuações e pseudonotícias, e perder de vista o quadro geral. Em geral, eu acho que é muito melhor se concentrar sobre a arte de Michael Jackson e deixar o sensacionalismo para lá.


Joie: Eu não poderia concordar mais.


Willa: Mas um aspecto interessante da arte de Michael Jackson é que ele lutou com questões complexas como a mídia de massa, a percepção do público, e preconceitos, e a complicada interconexão entre eles. E algo aconteceu na semana passada que realmente destacou isso para mim. O advogado de Wade Robson, Henry Gradstein, disse em um comunicado que “Michael Jackson era um monstro, e, nos corações delas, toda pessoa normal sabe disso”.


Joie, quantas vezes é que Michael Jackson nos alertou sobre isso – sobre “pessoas normais” ter medo de quem é diferente, e imaginando que eles são “monstros” por causa desse medo? Essa é a trama central de Ghosts. (Eu posso realmente fechar os olhos e imaginar o prefeito dizendo as palavras de Gradstein durante aquel longo discurso quando ele está confrontando o Maestro: “Temos uma agradável cidade normal, pessoas normais, crianças normais... Nós não precisamos de malucos como você...”). Ele aborda o medo em Thriller, também – de fato, Thriller fornece as bases psicológicas desse curta-metragem, Ghosts. Thriller “funciona” porque bate dentro do medo. E isso é exatamente sobre o que ele está falando em “Is It Scary”, “Threatened” e “Monster” também.


Joie: Você sabe, Willa, ainda é tão chocante para mim que as pessoas se sentem assim em relação a ele. Quero dizer, é uma coisa saltar para dentro do bonde e falar mal de alguém, quando toda a gente parece estar a fazendo isso também. Mas atacar alguém depois de terem partido de uma forma tão cruel... Eu fiquei realmente chocada quando li essa frase na semana passada. Na verdade, eu acho que eu ainda estou. Mas para voltar ao que você acabou de dizer, você está absolutamente certa. Michael abordou esse tema, uma e outra e outra vez. É quase como se estivesse constantemente na vanguarda da mente e imaginação dele. E se você pensar sobre isso, eu tenho certeza que provavelmente estava. Quero dizer, afinal de contas, era um assunto do qual ele simplesmente não conseguia fugir. Foi, literalmente, “a história da vida dele”. E eu acho que é muito triste. Quando você propôs pela primeira vez este tópico para esta semana, a letra de “Monster” veio imediatamente à minha mente, e eu me senti tão cansada. Você sabe o que eu quero dizer?


Willa: Oh, eu sei. Eu sei exatamente o que você quer dizer...


Joie: Pois eu realmente dei um profundo suspiro triste e eu me senti tão exausta. Se eu me senti assim, você pode imaginar como ele deve ter se sentido quando ele escreveu estas palavras:


Monstro
Ele é um monstro
Ele é um animal


Ouvimos-lo dizer esse curto refrão várias vezes na canção, e issoparte o meu coração. Ele continua a dizer:


Por que eles nunca estão satisfeito com tudo o que você dá?
Você lhes dá todo o seu eu
Eles estão assistindo a você cair
E eles comem sua alma como um vegetal

 

Você alguma vez se perguntou como era se sentir com ele? Quão solitário e infeliz que deve ter sido? Eu não sei se alguma vez houve uma alma mais miseráveis ​​no planeta que Michael Jackson. Isso é verdadeiramente comovente quando você pensa sobre a imensa quantidade de talento que ele possuía e os números surpreendentes de pessoas a quem ele trouxe felicidade. E, no entanto, ele foi essa miserável, trágica, triste criatura.

 

Joie fala mieserável no sentido de ser muito sofrido.


Willa: Bem, sim e não. Quero dizer, Michael Jackson sofreu um nível de difamação pública que poucos de nós pode sequer imaginar. Quero dizer, é literalmente inimaginável para mim – estáalém da minha capacidade de compreenção o que ele passou. Mas acho que ele também experimentou um tipo de alegria que poucos de nós podemos imaginar – a alegria do êxtase criativo sobre o que falamos um pouco com Give In To Me na primavera passada. Então eu acho que eu sinto que ele teve altos mais altos bem como baixos mais baixos.

 

Mas eu sei o que você está dizendo, Joie, e acho que as letras que você citou são muito importantes, especialmente a última linha, “eles comem sua alma como um vegetal”.  Uma razão por que se destaca para mim é porque isso ecoa as palavras que ele escreveu muito mais cedo em “Wanna Be Startin 'Somethin'”, onde ele canta repetidamente estas linhas no final de cada refrão:


Você é um vegetal (Você é um vegetal)
Ainda eles odeiam você (Você é um vegetal)
Você é apenas um buffet (Você é um vegetal)
Eles comem fora de você (Você é um vegetal)


 

Esta música foi escrita em meados da década de 70 e “Monster” foi

 Escrita em meados de 2000, algum tempo depois do julgamento de 2005 – que é um intervalo de tempo de 30 anos – mas ambas as canções expressam uma ideia semelhante, usando a mesma metáfora: a de que a imprensa se alimenta dele (“eles comem a alma dele”), assim como os zumbis em um filme de terror se alimentam das almas dos vivos.


Então, há essa inversão interessante, onde os meios de comunicação de massa o retratam como um “monstro”, mas ele está dizendo que eles são os verdadeiros monstros. Ele está vivo – vibrantemente vivo – com a exuberante vitalidade de um dançarino e artista criativo, mas as almas deles estão mortas – não têm nenhuma centelha criativa animando-os – e por isso eles tentam se alimentar dele. Ele faz com essa reversão explícita no último par de vezes em que ele canta o refrão que você citou anteriormente, quando ele inverte o sentido, adicionando linhas intersticiais:


Monstro
(Por que você está me assombrando?)

Ele é um monstro

(Por que você está me perseguindo?)

Ele é um animal

(Por que você fez isso? Por quê? Por que você me perseguindo?)


Joie: Willa, eu acho que isso é uma interpretação maravilhosa de “Monster” e eu amo o que você disse, comparando a imprensa com zumbis comedores de carne, que não podem esperar para se alimentar da criatividade e vitalidade de Michael Jackson. É uma avaliação bonita da situação.


Willa: É fascinante como ele levanta isso e, depois, faz uma reviravolta, não é? E essa ideia de que os tabloides estão se alimentando dele me lembra dos dentes ameaçadores em Leave Me Alone que falamos no ano passado. Aqueles dentes mastigando formar a linha de baixo de Leave Me Alone, que é um olhar prolongado no excesso de mídia que liga tabloides modernos com antigos shows que exploravam aberrações. Então, mais uma vez, ele está sugerindo que a imprensa quer se alimentar dele, e o som dos dentes ao longo do vídeo reforça isso.


Joie: O que é realmente interessante para mim, Willa, é a forma como, em um canto, você tem a imprensa, se referindo repetidamente a ele como um monstro, e todos os “cabeças falantes” de todos os meios de comunicação (seja ele tabloide ou convencional) se juntam à carga. Mas, em seguida, no outro canto, há o próprio Michael, apontando de volta para a imprensa e afirmando muito claramente, para todos que quiserem ouvir, que ele não é o monstro... Eles são! É quase como aquele episódio da antiga série Twilight Zone, onde as pessoas em uma lanchonete todos sabem muito claramente que há um alienígena / monstro entre eles. Só que ninguém está realmente muito certo quem, exatamente, é o verdadeiro monstro, e todos eles estão acusando uns aos outros! Lembre-sa desse episódio?


Willa: Não, eu não acho que eu já vi isso, mas parece muito interessante. E pensaar em The Twilight Zone me faz lembrar “Threatened”, com a póstuma introdução de Rod Serling:


A história de hoje à noite é algo único e exige um tipo diferente de introdução. Um monstro chegou à aldeia. O ingrediente principal de qualquer receita para o medo é o desconhecido, e essa pessoa ou coisa está prestes a ser encontrada. Ele conhece cada pensamento. Ele pode sentir cada emoção. Oh, sim, eu me esqueci de algo, não foi? Eu me esqueci de apresentá-lo ao monstro.


E, então, se ouve a voz de Michael Jackson – ele é o monstro de quem Rod Serling estava falando. Então, nós estamos na posição incomum de ouvir a história do ponto de vista do monstro.


E isso me faz lembrar uma das primeiras histórias de monstro de Frankenstein de Mary Shelley, ou O Moderno Prometeu. Na novela original, Mary Shelley lança o monstro de Frankenstein como uma alma inteligente, sensível que é abusada e maltratado por causa da aparência tão assustadora. Na verdade, em alguns aspectos, as pessoas que ele encontra são os verdadeiros monstros, porque eles são tão cruéis com ele. Então a questão é, quem é o verdadeiro monstro nesta situação?

 

Essa é uma pergunta Michael Jackson levantou muitas vezes. Por exemplo, em “Is It Scary”, ele diz: “Você está me caçando/ porque você está querendo/ Que eu seja o estranho na noite.” E ele conclui com estas declarações bastante contundentes:

 


Estou cansado de ser abusado

Você sabe que você está me assustando muito
Eu vejo que o mal é você
Isso é assustador para você, baby?


Em outras palavras, o “mal” que as pessoas temem vem das próprias mesntes delas. Elas estão impondo os medos para ele, e ele é apenas um espelho que reflete os pensamentos e medos delas próprias de volta para elas:


Pode o coração revelar a prova
Como um espelho revela a verdade?
Veja o que o mal é você


Joie: Sim, essa música é tão reveladoa. E realmente, se você apenas sentar e ouvi-las, a maioria das canções “assustadores” são muito reveladoras, vislumbres profundamente pessoais sobre o que a vida dele deve ter parecido a ele. E você sabe, Willa, sempre que eu me deixo debruçar sobre isso, eu não posso imaginar viver com esse nível de escrutínio a cada dia da minha vida, e ainda ser capaz de funcionar. E, finalmente, acho que o argumento que poderia ser feito é que ele não era capaz de funcionar dessa forma por muito tempo.


Willa: Oh, é simplesmente inacreditável que a vida deve ter sido isso, mas podemos meio que obter um vislumbre disso através dessas canções e filmes “monstros”, porque uma coisa que ele está tentando fazer nestas obras é nos mostrar o que se sente por estar nessa posição – ser o objeto de todos os medos.


Você sabe, Michael Jackson teve um incrível hábito de empatia. Vemos isso no trabalho dele, bem como entrevistas. Sempre que ele está tentando entender a situação, o primeiro impulso dele é quase sempre olhar imediatamente para ele do ponto de vista da outra pessoa. Vemos isso uma e outra vez, como em “Dirty Diana”, onde uma groupie está tentando manipulá-lo, mas em vez de simplesmente rejeita-la, ou usá-la e ir embora, como muitas estrelas do rock faria, ele tenta entendê-la, olhando as coisas do ponto de vista dela. Ele faz algo semelhante nas canções “assustadoras” dele, onde ele não apenas empurrar de volta contra os ataques, mas também tenta entrar na mente dos atacantes e entender por que eles o estão tratando como um monstro. (E, a propósito, este hábito de empatia é uma razão pela qual eu estou tão certa de que ele nunca iria molestar uma criança, além de todas as evidências. Se você tem esse hábito de empatia, você não pode abusar de alguém, porque você está muito consciente de como esse abuso deve ser para elas.) E ele também nos encoraja a tentar ver as coisas da perspectiva dele também.


Portanto, uma forma de interpretar as obras “monstro” dele é vê-las como uma forma artística para ele trabalhar com essas questões e explorar por que a polícia, a imprensa e o público foram tão insistentes em vê-lo como um monstro – e há razões culturais e psicológicas importantes para o porquê de isso continuar acontecendo. Como ele nos diz em “Threatened”, “Eu não sou um fantasma do inferno / mas eu tenho um feitiço em você”. Ele é o Outro, o “monstro”, a personificação da diferença que tanto fascina e nos assusta – que é o “feitiço” que ele tem na imaginação do público –, mas ele é um Outro que parece nos conhecer muito bem:


Você está me temendo
Porque você sabe que eu sou uma besta...
Eu sou o morto vivo
Os pensamentos obscuros na sua cabeça
Eu ouvi o que você disse

 


É por isso que você tem que ser ameaçado por mim
Então, temos medo de que ele seja uma “besta”, mas um animal extremamente inteligente, uma fera que sabe “os pensamentos obscuros na sua cabeça”, e pode nos afetar emocionalmente e psicologicamente de uma maneira que não entendemos completamente – e o que poderia ser mais assustador do que isso? É por isso que ele nos diz: “Você deve estar me observado / Você deve se sentir ameaçado”, porque ele representa os nossos piores receios.


Mas isso não é realmente quem ele é – ele não é realmente um monstro – é apenas um reflexo de nossas próprias mentes. Nós estamos simplesmente dando vazão a todos os nossos medos mais profundos, projetando-os para ele.


Joie: E a verdade nua e crua é que ele fez de si mesmo um alvo fácil. Ele tornou fácil para aqueles que fazem a ventilação para projetar essa loucura em cima dele. Mas ele sempre deu a outra face com tanta dignidade e graça, nunca se rebaixando aos padrões deles, nunca atacando com raiva. Não são realmente as ações de um montro, são?

 


 

0 comentários:

Postar um comentário