Menu

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Livro "Apresentando Michael Jackson": Introdução


Introdução

 

 

O livro que está na sua mão é uma coleção de exposições, críticas e artigos sobre Michael Jackson. Eles foram escritos nos meses e anos que se seguiram á morte dele como uma tentativa de iluminar, mais profunda e detalhadamente, quem Jackson realmente foi e porque ele importava.

Enquanto isso também ara a intenção por trás do meu livro de 2011, Man in the Music: A Vida Criativa e Obra de Michael Jackson (o resultado de mais de cinco anos de pesquisa e escrita), essas peças me permitiram perseguir histórias que eu não pude desenvolver completamente – se devido ao tempo, espaço ou relevância – em Man in the Music. Elas também me permitiram alcançar pessoas que poderiam ler um livro de 300 páginas.

Para informar meu lastro, eu falei com muitos dos colabores criativos próximos de Jackson, e os entrevistei, incluindo Tedd Riley, Bill Bottrell, Bruce Swedien, Matt Forger, Brad Buxer, Michael Prince, e Buz Kohan, ente outros. Eu agradeço a cada um deles pelo tempo e disposição deles em compartilhar histórias, oferecer insights, e discutir as experiências deles. Eu também quero agradecer ao Espólio de Michael Jackson pela assistência deles e apoio ao meu trabalho.

Os conteúdos desta coleção explora uma ampla gama de matérias: desde o impacto da raça na carreira de Jackson, à maneira como ele desafiou e expandiu a definição de “pop”, às histórias de bastidores das músicas dele. Se há i fio primordial, é simplesmente isto: a exploração séria da vida, carreira, impacto cultural e merecimentos artísticos de Michael Jackson – e recompensa.

Enquanto a academia está atualmente florescendo com novos conhecimentos sobre Michael Jackson (de um variado campo), o jornalismo musical tem que recuperar o atraso. Em profundos, acessíveis e confiáveis escritos sobre Michael Jackson nas grandes revistas e jornais continuam raros.

Enquanto geralmente em tom mais objetivo, desde 2009, a maioria das apresentações e artigos do pop star continua repetindo o trivial e sensacional, oferecendo pouco na forma de informação nova, insights, e contexto.

 Eu tenho escrito estas peças, portanto, primariamente com uma audiência geral em mente. Todas foram originalmente publicadas por bem conhecidas revista eletrônica de notícias, incluindo The Atlantic, Pop Matters e The Huffington Post (embora, em muitos casos, elas tenham sido expandidas e modificadas para este livro). Elas foram coletadas e apresentadas, aqui, juntas, pela primeira vez, com um capítulo bônus nunca visto.

Meu objetivo tem sido mover para além das caricaturas e convencionais narrativas para um mais rico, mais detalhado retrato. Como ele opera como um artista? Que papéis culturais ele desempenhou? O que a obra dele explorou e significou? E como a audiência tem respondido?

Partes dessa dimensão, é claro, não podem fazer completa justiça à complexidade e escopo das questões que elas levantam. De qualquer forma, elas podem iniciar mais discussões, mais pesquisas, e mais escritos. Estes são pontos iniciais, não palavras finais. Com esperança, eles oferecerão aos leitores flashes do incandescente gênio de Michael Jackson, quem, eu continuo a acreditar, irá ganhar a posição dele como um dos mais importantes artistas de nosso tempo.

 

Joseph Vogel

Júlio de 2012

0 comentários:

Postar um comentário