Menu

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Até Eu Encontrar Meu Destino


 

 

Até Eu Encontrar Meu Destino

 

 

Joie: Ei Willa, você já olhou para o corpo de trabalho de muito impressioante de Michael e pensou, 'Uau!' Eu faço isso muitas vezes e eu sempre me maravilhei com o fato de que ele esteve no negócio por muito tempo. E eu gostaria de voltar e ouvir alguns daqueles trabalhos precoces; eu acho que é fascinante ouvir a progressão de pequena estrela infantil bonitinha com o Jackson Five à superestrela adulta como o Rei do Pop. Mas eu tenho que dizer que eu realmente gosto do tipo de – etapa intermediária – trabalho que ele fez com os irmãos como The Jacksons.


Michael fez seis álbuns com os irmãos como The Jacksons. Um deles foi o incrível álbum Live (em 1981) e um foi o álbum Victory (em 1984), que não conta realmente, em minha opinião, porque Michael não estava completamente envolvido com o projeto.


Willa: Ah, mas Joie, ele tem uma das minhas canções favoritas de Michael Jackson...


Joie: Que música é essa?


Willa: “Always / Please, be not always / And if always / Bow our heads in blame / ‘Cause time has made promises …”
Oh, cara, eu amo essa música.


Joie: Sério? Essa é uma música que eu posso honestamente dizer que eu não amo.

Mas voltando aos outros quatro álbuns – The Jacksons (em 1976), Goin 'Places (em 1977), Destiny (em 1978) e Triunph (em 1980) – são o que eu quero concentrar. Mais especificamente, eu quero partir do começo com Destiny, por um tempo, se pudermos.

O álbum Destiny foi muito original, porque foi o primeiro álbum que eles já tinham gravado onde eles foram responsáveis ​​pela maior parte do conteúdo criativo. Eles escreveram quase todo o álbum, com a exceção da canção, "Blame It on the Boogie". Ele é visto como o álbum que reestabeleceu os irmãos como um grupo líder de vendas e se tornou o primeiro álbum com certificado de platina deles. Isso é significativo, eu acho, porque há anos que eles tentavam persuadir os poderosos a deixá-los gravar a própria música. Na verdade, querer mais liberdade criativa foi um grande problema para eles e uma das razões por que eles deixaram a gravadora Motown quando eles fizeram.


Willa: Você está certa, Joie. Destiny foi um álbum enorme para eles criativamente. Ele provou à indústria fonográfica, aos críticos, ao público e, mais importante, a eles mesmo que poderiam escrever e produzir o próprio trabalho. E você pode ouvi-lo. Eu não conheço gêneros musicais muito bem, e eu não sei como descrever o que eu estou ouvindo muito bem, mas as músicas dos Jackson 5 soavam como Motown para mim. Eu as amo, e elas são, obviamente, os irmãos Jackson cantando , é claro, mas elas têm aquele som da Motown. E depois The Jacksons e Goin 'Places têm o som da Filadélfia.
Mas Destiny soa como The Jacksons. Eu sinto que não estou explicando isso muito bem, e eu estou exagerando as coisas para fazer um ponto – a transição não é tão abrupta como eu estou fazendo parecer, e você ainda pode ouvir um monte de músicas de diferentes influências em Destiny. Mas isso realmente soa para mim como eles vindo de dentro de si mesmos, de alguma forma.


Joie: Você está explicando bem, Willa. E você está absolutamente certa! The Jackson 5 tinham o som muito distinto da Motown deles, que foi infundido em cada canção que eles gravaram. Mas quando o grupo saiu da Motown para a CBS, eles deixaram o som "pop chiclete" para trás. Eles não tinham escolha. E, realmente, eu não acho que eles queriam agarrar isso por mais tempo de qualquer maneira. Eles não eram aqueles bochechudos meninos adolescentes mais, eles estavam crescendo. Eram todos homens jovens, então, eles queriam que a música deles refletisse isso. No entanto, quando eu ouço os dois primeiros álbuns com a CBS, eu meio que tenho a sensação de que a equipe de criação não estava inteiramente certa do que fazer com eles ou para que direção eles queriam levá-los, você sabe, é quase como se os dois primeiros álbuns ficasse em cima do muro entre aquele o som doce som pop chiclete e um velho som, um pouco mais sofisticado.


Willa: Eu vejo o que você está dizendo, Joie, mas você sabe, de certa forma, isso parece exatamente o oposto de mim. Muitas das músicas deles na Motown parecem velhas demais para eles. É como se a gestão Motown gostasse da ironia de crianças cantando músicas de adultos, por isso você tem Michael Jackson, com 10 anos de idade, cantando "Who’s Lovin’ You", e Jermaine cantando "I’m Losing You (“ Ah, mulher, seu toque ficou frio... Eu posso sentir a presença de outro homem”). E o som da Motown foi desenvolvido para vocalistas adultos – grupos como The Supremes e The Temptations e The Four Tops. Eu não quero parecer crítica – Eu amo o Jackson 5 no início da Motown. Mas como uma criança apenas um par de anos mais jovem que Michael Jackson, minhas canções favoritas eram as que eram mais apropriadas para a idade, onde não soam como crianças fingindo ser adultos – canções como "Ben" e "ABC" e "Rockin 'Robin".

Então, uma das coisas que eu gosto sobre Destiny é que, em alguns aspectos, eles soam mais novos para mim. Ou melhor, eles soam como quem eles são – um grupo de talentosos jovens que estavam se divertidno e encontram o próprio som.


Joie: Bem, você está certa, um monte de coisas da Motown era velho demais para eles no momento. Mas, para mim, eles ainda tinham aquela qualidade de açucarada, cliclete. Se as músicas era de idade apropriada ou não. Na verdade, às vezes eu acho que o fato de que a música não é adequada para a idade só faz o som mais doce e mais açucarado por causa do jogo da idade (como a introdução falada da versão ao vivo de "Who’s Lovin 'You", quando Michael exclama" Eu dei a ela os mesu biscoitos!” – o que significa que a pequena troca era a prova física do amor deles, como se ele tivesse dado a ela um anel de diamante).

E com os dois primeiros álbuns da CBS, às vezes, se sente como se eles estivessem meio que presos no meio para mim. Pegue o primeiro álbum, The Jacksons, por exemplo. Como as três primeiras músicas do álbum você tem "Enjoy Yourself" – uma divertida música de dança fácil sobre os jovens em uma festa, e ele estão tentando convencer uma menina a dançar com ele. A faixa três é "Good Times" – uma canção realmente suave, doce sobre um jovem pensando sobre um caso de amor que terminou. Ambas as músicas soam muito apropriadas para a idade, e madura para mim. Mas imprensada entre elas está “Think Happy” – uma música que, para mim, soa como se pudesse ter sobrado de algumas dessas sessões de gravação da Motown. Soa muito como se ela pudesse ter sido gravada por esses adolescentes ainda jovens, que estourou na cena com "ABC" e "I Want You Back".

É como se The Jacksons e Goin 'Places estivessem, ambos, sofrendo um pouco de uma crise de identidade. Mas, então, uma vez que os irmãos estão autorizados a ter liberdade criativa que tinham desejado por tanto tempo, eles são finalmente capazes de entrar em si mesmos e apresentar o próprio som para o mundo. Com Destiny, eles finalmente têm uma identidade distinta, coesa. É como os irmãos estavam dizendo: “Ok, vamos mostrar a eles o que podemos realmente fazer.” Pelo menos, é assim que pafrece para mim.

Willa: Bem, isso é interessante, Joie, porque eu definitivamente concordo que Destiny é mais “o som próprio deles”, mas eu não estou tão certa sobre a parte "identidade coesa". O que eu quero dizer é que eles não criaram um som característico criando com uma fórmula ou um estilo ou mesmo um gênero. Há um monte de experimentação em Destiny.

Por exemplo, a faixa título tem um sabor cauntry forte, eu acho – ou pelo menos ela começa cauntry. É muito funk até o final. E a música country não é o que você esperaria de um álbum de Jacksons, embora, aparentemente, eles tenham vindo através disso naturalmente. Eles mencionaram em várias entrevistas que as primeiras músicas que eles cantaram juntos sempre eram músicas country. A mãe deles gostava de música country e gostava de cantar junto com o rádio, e eles começaram a se juntar. Mas "Destiny" é uma das poucas canções em que você realmente ouve essa influência.

Joie: Eu vejo que você está dizendo, Willa, sobre o uso de mais de um estilo e gênero – algo que Michael iria continuar a fazer como um artista solo –, mas eu realmente não estou realmente falando sobree "som". O que eu disse foi que eles finalmente tinham uma identidade distinta, coesa. Eu estou falando sobre... a atitude, eu acho. Talvez eu esteja me explicando muito mal, mas o que eu quero dizer é que, com o álbum Destiny, os irmãos finalmente graduaram, de bonitinhas estrelas infantis a astros adutos da música. Lá se foram o chiclete doce, brincar com músicas seguras como "Think Happy", e "Livin’ Together" e "Music’s Takin’ Over" e "Jump for Joy", que povoaram os dois primeiros álbuns da CBS. O "seguro" o material adolescente foi finalmente substituído por canções com um canto muito funk para eles, canções que realmente fazem você querer se mover para a música. Canções que fazem você pensar sobre a vida e o amor. Canções das quais os irmãos eram incrivelmente orgulhosos, porque eles tinham escrito e produzido eles mesmos. Eles eram adultos agora e a música deles estava, finalmente, refletindo isso.

Eles estiveram dizendo a todos na Motown, há anos, que eles poderiam fazê-lo e pedindo apenas uma chance, mas ninguém quis ouvir. E lhes foi prometido essa chance na CBS, mas foi lenta. Todo mundo sabia que esses meninos eram cantores e dançarinos imensamente talentosos, mas ninguém queria entregar as rédeas de escrever e produzir para eles. Eles eram inexperientes nessa área e foi uma perspectiva arriscada. Mas os irmãos continuaram insistindo que eles poderiam fazê-lo, que estavam prontos. E eles provaram estar certos, quando Destiny atingiu um pico de número onze na parada da Billboard Pop Albums e número três na parada da Billboard Álbuns Negros. Ele finalmente passou a vender mais de quatro milhões de cópias em todo o mundo e tornou-se o primeiro álbum de platina RIAA deles. Isso tem que ter sido muito gratificante para eles.


Willa: Ah, eu concordo. E falando de gráficos, aqui estão algumas curiosidades interessantes – como você mencionou, Joie, os irmãos Jackson escreveram todas as músicas de Destiny, exceto uma, "Blame It on the Boogie", e essa canção foi escrita por...
Michael Jackson. Não Michael Joseph Jackson, mas George Michael Jackson. Ele está listado como Mick Jackson nos créditos, e isso me deixou curiosa. Ele era um primo? Então eu procurei por ele e descobri que ele não é parente – ele é britânico, mas nasceu e foi criado na Alemanha e ainda mora lá.

E aqui está a parte interessante: ele gravou a própria versão de "Blame It on the Boogie" antes de os Jacksons pegarem-na, mas a versão dele teve o lançamento atrasado por algum motivo, por isso tanto a versão dele qaunto a dos Jacksons foram lançados na Inglaterra em basicamente o mesmo tempo, e ambos fizeram muito bem. A versão dos The Jacksons alcançou # 8 nas paradas, e a versão dele alcançou # 15. Aparentemente, os britânicos realmente gostavam da ideia deque havia duas "Blame It on the Boogie" s por dois Michael Jacksons nas paradas ao mesmo tempo, por isso houve uma competição chamada "Batalha do Boogie." O filho de Mick Jackson, Sam Peter Jackson, fez um documentário sobre isso há alguns anos. Aqui está uma entrevista onde pai e filho conversam sobre os dois lançamentos e a "batalha" entre eles:
 

 


E aqui está a versão Mick Jackson:

 

 


Joie: Sim, eu ouvi a versão de Mick Jackson antes. Selvagem ouvir as diferenças entre os dois, não é? Mas eu não estava ciente da "Batalha do Boogie” que se seguiu, por causa disso. Isso é um fato divertido. E isso é um clipe interessante sobre o documentário; obrigado por compartilhá-los, Willa.


Willa: É interessante, não é? E você está certa, é interessante comparar as duas versões também. Quer dizer, a versão Mick Jackson é uma bem-cantada, bem recebida música pop – foi # 15 nas paradas, depois de tudo. Mas, então, eu escuto a versão dos Jacksons, e uau! Para mim, é muito mais atraente e dramática. E eu acho que um monte desse o drama é simplesmente a habilidade de Michael Jackson como vocalista. Na verdade, eu me pergunto se isso é uma das grandes diferenças entre o Destiny e os álbuns anteriores – simplesmente o crescimento de Michael Jackson como vocalista, e a liberdade que ele agora para explorar tudo o que ele podia fazer e transmitir com voz dele.

Eu tenho escutado bastante, ultimamente, os dois primeiros álbuns que você queria falar, Joie – The Jacksons e Goin 'Places – e uma coisa que me surpreende é que você quase não escuta as vocalizações não verbais de Michael Jackson, que já mencionamos um par de vezes no passado – Woo"! "ow”, os gemidos e uivos e os agudos “whoa!” e “ow!” dele. (Eu amo esse muito brincalhão “wow!” que ele faz às vezes.) Você também não ouve a voz dele mudando de etexturas tanto, a partir de baixo áspero rosnar a falsetes cristalinos. E essas texturas e vocalizações acrescentam muito ao personagem e o drama das canções dele.


Em seguida vem Destiny, que começa com "Blame It on the Boogie", e a primeira coisa que o ouvi cantar é "hee-hee-hee-hee", começando alto e caindo como água. Essas vocalizações são tão expressivas, e deixa-nos saber desde o início que esse é um som muito diferente do que temos ouvido antes.

Joie: Você está certa, Willa. E o fato de que nós realmente não ouvimos todos esses sons contagiantes não verbais que todos nós amamos tanto até o álbum Destiny é realmente muito interessante e também significa muito, em minha opinião. Para mim, isso, mais que qualquer outra coisa, mostra a opressão criativa que ele e os irmãos devem ter sentido antes de receberem a liberdade criativa para escrever e gravar o que eles queriam, em vez de sempre ter que fazer as coisas desse “estabelecido" jeito. Agora que finalmente tinham o controle das rédeas, eles se sentiam livres para deixar alguns dos traçoes de personalidade deles brilhassem através de sua música. E nós podemos realmente sentir isso no álbum Destiny em cada canção.

0 comentários:

Postar um comentário