Menu

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Tudo por Dinheiro


Tudo por Dinheiro

 

 

Postado por Willa e Joie em 31 de outubro de 2012

Traduzido por Daniela Ferreira para o blog The Man in the Music

 

Joie: Então, Willa, eu tenho certeza que você ouviu a notícia sobre a grande rixa da família Jackson um par de meses atrás. Infelizmente foi muito difícil de evitar, a cada dia parecia que havia um novo problema e você não pode realmente ficar longe dele. E ele só parecia ficar mais feio e mais feio a cada dia, quando se tornou claro que o fator motivador era o dinheiro. Raiva e ressentimento sobre os termos do testamento de Michael Jackson. E, por incrível que pareça, tudo isso tem me feito pensar sobre a música "Money", do álbum HIStory.



Ele nunca fez um curta-metragem para essa música especial e eu sempre pensei que é uma pena, porque eu teria gostado de ter visto o que ele poderia ter feito com isso. É uma daquelas músicas que realmente faz você pensar. Aquela que faz você pegar o encarte e hunker até que você tenha decifrado cada palavra que ele está dizendo. E tem algumas letras realmente fascinantes.
Willa: Uau, Joie! Eu não posso nem acreditar que você está indo para lá. Isso não é só uma dança com elefantes – é mais como dançar com cobras. Para ser honesta, eu tentei não ser pega nisso, mas é difícil não espreitar algumas vezes, e sorting out todos esses rumores conflituosos a acusações e ressentimentos parece como negociar um ninho de cobras para mim. É complicado ainda mais pelo fato de que existem tantos lados diferentes para isso e é tudo tão público, e foi muito complicado o suficiente para estar com.
Enfim, eu não tenho certeza se a principal motivação é o dinheiro ou o controle criativo. Eu tendo a pensar que é mais sobre o desejo de participar das decisões criativas – mas claro, as músicas e filmes e o nome dele, tudo, vale muito dinheiro, por isso mesmo que não é uma distinção clara. Apenas parece muito, muito complicado para mim, e eu estou muito triste que tudo tenha se tornado tão aquecido e tão público, e as pessoas teve os sentimentos delas feridos.

Mas eu gostaria de falar sobre "Money", e você está certa – é fascinante.
Joie: Bem, eu não estava tentando entrar em um ninho de cobras! E eu não quero "ir lá", como você diz, porque você está certa. É como dançar com cobras, e, finalmente, realmente não é nenhum de nossos negócios de qualquer maneira.
Mas isso trazà mente aquela música especial para mim e é isso que eu quero focar.
Willa: Com prazer. E eu não quero ser dramática. Eu fico realmente desconfortável falando sobre vidas privadas dos artistas, mas é meio difícil de evitar com Michael Jackson, porque público e privado ficam tão emaranhados às vezes. Assim, eu realmente não acho que podemos compreender o trabalho dele mais tarde, se não sabemos o que aconteceu em 1993, mas alguns desses são intensamente pessoais. Então, quanto deve ser considerado público, e quanto privado? É realmente difícil descobrir onde traçar a linha às vezes. E é difícil falar sobre "Money", sem mencionar 1993 também.
Joie: Concordo com você. Você não pode falar sobre "Money", sem mencionar os eventos de 1993. Estas alegações estão no coração da música, eu acho. "Money" foi incluída no álbum HIStory, que foi lançado em 1995, apenas dois anos após a tentativa de extorsão e as acusações posteriores, que, finalmente, mudaram a vida dele. De fato, muitas das músicas do álbum cobrem os eventos de 1993, porque ele realmente usou o álbum para desabafar as frustrações dele sobre a maneira como ele foi tratado – por Evan Chandler, pela polícia, pelo público e pela mídia. Eu acredito que esse é o álbum mais pessoal, mais honesto em todo o catálogo dele.
Willa: Concordoé muito pessoal –, mas de uma forma que universaliza as emoções dele. Por exemplo, você pode sentir a raiva dele em "They Don’t Care About Us", mas ela fala sobre o tratamento tedencioso da polícia no qual ele é experiente e depois se estende para além dessa raiva e das próprias experiências dele, por isso torna-se um comentário sobre muitos tipos de injustiça. Então, ela soa pessoal, mas com grandes implicações sociais da mesma forma.
E mesmo que haja algumas canções irritadas, dolorosas nesse álbum e justamente por isso, considerando as experiências que ele tinha passado também algumas canções de rara beleza, como "Stranger in Moscow", "Earth Song", "You Are Not Alone" e Smile". Então parece que ele estava em um lugar muito interessante quando ele fez o álbum HIStory.
Joie: Você sabe, ele estava em um lugar interessante. Ele tinha acabado de viver um dos períodos mais difíceis da vida dele, a carreira dele estava em risco, e ele tinha se apaixonado e acabava de se casar. Isso é uma confusão de emoções para qualquer um passar em um período tão curto de tempo. E ele estava fazendo tudo com olhos do público em cima, ele tinha tanto a mídia quanto a percepção pública com o que lidar também. Então, você está certa. HIStory é um álbum complexo por todas essas razões. De fato, no livro dele, Man in the Music: A Vida Criativa e Obra de Michael Jackson, Joe Vogel descreve desta forma:
“HIStory é o álbum mais pessoal de Michael Jackson. Da fúria apaixonada de ‘Scream’ à dolorosa vulnerabilidade de ‘Childhood’, o álbum era, nas palavras de Jackson, "um livro musical". Ele abrangeu todas as emoções turbulentas e lutas dos anos anteriores: foi o diário dele, a tela dele, a réplica dele”.
Willa: Absolutamente, e nós realmente podemos ver isso em "Money." É uma “refutação” muito forte, como diz Joe, às acusações de 1993. Na verdade, é uma contra-acusação, dizendo, em termos inequívocos, que ele é inocente e aqueles que o acusaram – o que significa Evan Chandler, Blanca Francia e Tom Sneddon, bem como os tabloides e a maintream imprensa que perpetuavam e ampliaram a histeria – são aqueles que são culpados. E os crimes deles são "luxúria, gula e ganância".
Joie: Eu concordo plenamente com você, Willa. A música abre com um canto sombrio, quase sinistro de Michael proclamando todas as coisas terríveis que as pessoas vão fazer por dinheiro: "Mentem por ele/ spy por ele / Mata por ele / Morre por ele". E ele cospe as palavras como se o pensamento completamente o repugnasse. Então, ele continua a dizer: 

So you call it trust
 Então você chamar isso de confiança
But I say it’s just
Mas eu disse que isso está apenas
In the devil’s game
No jogo do mal
Of greed and lust
De ganância e luxúria
They don’t care
Eles não se importam
They’d do me for the money
Eles me destruirão por dinheiro
They don’t care
Eles não se importam
They use me for the money
Eles me usam por dinheiro
Eu acho que seria muito simplista se nos fizesse crer que esta canção é apenas uma crítica desfavorável à ganância e ao materialismo. Na verdade, eu acho que é bastante claro, a partir desses versos de abertura, quem "eles" são e como ele se sente sobre eles.
Willa: Concordo, é uma acusação muito forte. Mas então ele faz o clássico movimento de Michael Jackson que nós vemos nele tantas vezes, em que, de repente, ele vira a narrativa, adota a persona de quem ele está criticando, e começa a falar do ponto de vista dele:

I’ll never betray or deceive you my friend but
Eu nunca trairei você, meu amigo, mas
If you show me the cash
Se voce me mostrar o dinheiro
Then I will take it
Etão, eu o pegarei
If you tell me to cry
Se você me disser para chorar
Then I will fake it
Então, eu fingirei isso
If you give me a hand
Se você me der uma mão
Then I will shake it
Então, eu a apertarei
You will do anything for money
Você fará tudo por dinheiro
 
E, depois, ele entra no refrão, o que empurrar essa inversão ainda mais

Anything (anything)
Qualquer coisa (qualquer coisa)
Anything for money
Qualquer coisa por dinheiro
I’d lie for you
Eu mentiria por você
Would die for you
Morreria por você
Even sell my soul to the devil
Até venderia minha alma para o diabo

Então, de repente, ele está falando da perspectiva dele, mesmo indo tão longe a ponto de dizer que ele "venderia a alma ao diabo". E o "você", de quem ele está falando parece ser o próprio dinheiro. Se você não sabe quem o "você" era, você pode pensar que isso era uma canção de amor, e essas linhas eram um voto, um homem estava se comprometendo com a amante dele: Eu faria qualquer coisa por você, "eu mentiria por você”, "morreria por você".
Mas isso não é música de amor. Exatamente o oposto. Ele chega a sugerir que o romance não pode competir com a ganânciapor isso, mesmo se uma mulher estivesse envolvida, ela seria vendida em breve se o preço estivesse certo:

You don’t care
Voce não se importa
You’d do her for the money
Você a venderá por dinheiro
Say it’s fair
Dizer que é justo
You’d sue her for the money
Voce a venderia por dinheiro
Assim, a amada a quem ele está jurando leldade não é uma mulher, mas o dinheiro em si, e o efeito dessa personificação é realmente arrepiante

Joie:  É arrepiante. É realmente uma canção muito assustadora se você apenas sentar e realmente escutar. As letras não são para os fracos, e a apresentação estranha dele dessas letras é um pouco inquietante. E, mais uma vez, sem prestar pelo menos um pouco de atenção aos detalhes dos acontecimentos de 1993, eu não acredito que alguém poderia apreciar a mensagem dessa canção. E, infelizmente, essa mensagem é que muitas pessoas adoram o dinheiro e o valor dele acima de tudo.
No segundo verso, ele faz esta simples acusação, perguntando onde nossas lealdades e as prioridades estão:

Insurance?
Seguro?
Where do your loyalties lie?
Onde suas lealdades estão?
Is that your alibi?
É este o seu álibi?
I don’t think so
Eu acho que não 

Willa: Ah, esse é um verso tão importante, Joie, e eu concordo, é evidente que se conecta com os eventos de 1993. As companhias de seguros não protegem os lucros delas por defender a verdade e a justiça, mas por minimizar o riscoe deixar o caso Chandler civil ir a julgamento teria sido um risco enorme para eles, financeiramente.
Michael Jackson queria lutar, mas a seguradora dele queria que ele fizesse acordo, e assim queriam os próprios advogados dele, porque é sempre muito mais seguro resolver do que ir ao tribunal. Assim, ele não estava apenas lutando com Evan Chandler, mas com as pessoas no próprio time dele, e você pode sentir a indignação dele sobre isso ao longo dessa música, especialmente em algumas referências apontadas, como aquela, Joie.

Joie: Eu concordo completamente. E foi uma jogada bastante ousada para ele colocar isso em uma música, eu pensei. E então ele continua a dizer isto:

Want your pot of gold?
Quer seu pote de ouro?
Need the Midas touch?
Precisa do toque de Midas?
Bet you’d sell your soul
Aposto que venderia sua alma
‘Cause your God is such
Porque seu Deus é tal
You don’t care
Você não se importa
You kill for the money
Você mata por dinheiro
Do or dare

Faz ou ousa
The thrill for the money
E emoção pelo dinheiro

Acho que ele está claramente acusando as massas de adorar dinheiro aqui, e perto do final da música, ele começa um canto de "o dinheiro faz o mundo girar" que pontua o ponto dele.
Willa: Eu não sei, Joie. Eu não tenho certeza se ele está acusando a todos nós de adorar dinheiro. Quer dizer, há alguns lugares onde ele definitivamente implica isso, como o início do verso final:

You say you wouldn’t do it
Vicê diz que você não faria isso
For all the money in the world?
Por todo o dinheiro do mundo?
I don’t think so
Eu não creio
If you show me the man
Se você me mostra o homem
Then I will sell him
Então, eu o venderei 

Ele está implicando muito fortemente aqui que todo mundo tem um preç – "Se você me mostrar o homem / Então eu o vendrei” – e ninguém está isento disso. Então eu vejo que você está dizendo, Joie, e eu definitivamente acho que essa música tem implicações para todos nós. Mas o "você" nessa canção – a pessoa ou coisa a quem ele está se dirigindo – é muito interessante e complicado, e se desloca ao redor constantemente.

Joie: É complicado. Na verdade, eu acho que pode ser uma das canções mais complicadas dele, porque, como você disse, o "você" muda constantemente. Em uma voz, ele está claramente apontando o dedo e dizendo "você faria qualquer coisa por dinheiro". Mas no momento seguinte ele tomou a persona do "você" e diz que ele "até venderia minha alma para o diabo". E você sabe, eu acredito que a ambiguidade é exatamente o que estava acontecendo por aqui. Ele queria que nós questionássemos o "você" nesta canção.
Porque questionar o "você" também nos faz questionar o que nossos próprios sentimentos e pensamentos sobre o dinheiro são. Será que fazemos "qualquer coisa por dinheiro" como diz o refrão? E será que o dinheiro faz o mundo girar? Eu acredito que Michael estava tentando nos levar a nos fazer essas perguntas difíceis.
Willa: Uau, isso é uma tomada relamente interessante para supor, Joie. Eu gosto dessa interpretação. Então, é como se ele estivesse adotando múltiplas personas para nós, como se o público tivesse de olhar para ele a partir de todos os pontos de vista diferentes e, até certo ponto, adotar essas posições de sujeito também, e algumas dessas posições de sujeito não são muito confortáveis​​.
Como, se cantarmos junto com o som do carro – o que eu tendo a fazer muito – nós nos encontramos cantando as palavras, "Qualquer coisa por dinheiro / Eu mentiria por você / Morreria por você / Até mesmo venderia minha alma ao diabo", e qual é a sensação de cantar isso? O que acontece mentalmente e emocionalmente quando cantamos essas letras?
Joie: Oh, meu Deus, boas perguntas, Willa. Qual é a sensação quando cantamos essas letras? Eu, pessoalmente, não sei por que esse verso me incomoda em um nível espiritual. E, como resultado, eu nunca tinha cantado essas palavras antes. Sempre que eu estou ouvindo essa música e eu estou cantando, estou muito ciente desse verso e, geralmente, eu acabo substituindo a palavra "meu" por "seu" quando estou cantando junto com ela. Se eu não fizer isso, então eu apenas evito cantando esse verso completamente. E é muito interessante para mim que eu faça isso, mas eu sempre faço.
Willa: Isso é interessante, Joie, e eu acho que ressalta o quanto essa canção nos desafia a questionar nossas próprias ações e valores – a ponto de nos fazer muito desconfortável em alguns lugares. Eu canto junto, mas eu estou muito ciente desse verso também, e ele sempre me faz parar e pensar.
Então parece que ambas temos uma forte reação a essa canção, e eu acho que foi intencional – eu acho que ele queria nos sacudir e nos forçar a tomar um duro olhar para nós mesmos. Essa canção nos põe em algumas posições de sujeito realmente estranhas em que temos de perguntar a nós mesmos um monte de perguntas difíceis, como você diz. Como "Se você me mostrar o dinheiro / Então eu vou pegá-lo". Toda vez que eu canto isso alto, eu me pergunto, isso é verdade? Eu pegaria? Eu iria tomar "o dinheiro" se alguém me oferecesse? E em que circunstâncias?
Joie: Eu sei o que você quer dizer, Willa. Eu tenho o mesmo processo de pensamento, sempre que eu escuto essa canção também. E eu acho que você está certa, foi intencional. E isso só prova para mim, mais uma vez, como ele sempre foi intencional em na arte dele e quão brilhante ele era.
Willa: Oh, ele era impressionantemente brilhante – e corajoso também, com esta coragem distintiva de um verdadeiro artista. Por um lado, ele nem sempre tenta agradar ao público dele. Às vezes, ele realmente nos sacudiu e nos desafiou e nos fez deixou confortáveis, como ele faz em "Money" ou "Little Susie" ou no vídeo “You Rock My World”. Mas esse desconforto nunca é gratuito. Quando tomamos um olhar mais atento, descobrimos que serve a uma importante função artística e, muitas vezes, nos leva a ver a nós mesmos e ao nosso mundo um pouco diferente.

Fonte: http://dancingwiththeelephant.wordpress.com/2012/10/31/anything-for-money/

 

0 comentários:

Postar um comentário