Menu

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A Lua Está Andando

A Lua Está Andando
 
Posted por Willa and Joie em 28 de novembro
 
Willa: Você sabe, Joie, estamos conversando por mais de um ano e ainda não falamos sobre Moonwalker, o único longa metragem de Michael Jackson, o que é meio chocante.
Joie: É chocante, não é? E isso nunca nem passou pela nossa mente até muito recentemente.
Willa: Bem, na verdade, estava na parte de trás da minha mente por um tempo, apenas borbulhando, mas nunca me senti completamente pronta de alguma forma.
Joie: Acho que era uma espécie de dança em torno disso, porque nós não tínhamos certeza sobre como tratar sobre isso, sabe?
Willa: Você pode estar certa. Há muito o que falar, isso é meio esmagador! Mas esta semana eu estava esperando que pudéssemos começar a olhar para Moonwalker, e eu acho que um bom lugar para começar é a estrutura dele.
Quando Moonwalker saiu, foi geralmente bem recebido, mas foi criticado por não ter uma trama central que atravessasse todo o filme. A principal crítica é que ele parecia como um monte de vídeos grudados, em vez de um longa-metragem.
E é verdade que Moonwalker está estruturado como uma série de segmentos curtos. Em outras palavras, é mais como um livro de poemas que um romance, mas isso não significa que ele não tem uma estrutura coesa. Por exemplo, Folhas de Relva de Walt Whitman é uma coleção de poemas, mas ainda tem uma estrutura altamente complexa, e assim é Moonwalker. No entanto, assim como Folhas de Relva, está estruturado tematicamente, em vez de depender de uma trama central. 
Joie: Isso é uma analogia interessante, Willa – comparar Moonwalker a Folhas de Relva, em termos de estrutura.
Willa: Bem, eu só acho que é estranho que os críticos parecem assumir que cada longa-metragem tenha que ser estruturado como um romance. Há uma série de maneiras diferentes de expressar ideias e emoções através do cinema – como Koyaanisqatsi de Philip Glass. Ele não tem um enredo ou personagens ou diálogos, mas ainda transmite uma mensagem poderosa – e ele faz isso usando uma estrutura que é apropriada para as ideias e emoções que está tentando transmitir.
Uma maneira útil de abordar esta questão, eu acho, e começar a pensar sobre a estrutura de Moonwalker de uma forma diferente – não como "falta" de uma trama, mas como lutando por algo diferente – é compará-lo com o The Band Wagon, um filme de 1953 que Michael Jackson amava, estrelado por Fred Astaire e dirigido por Vincente Minnelli (pai de Liza Minnelli). The Band Wagon tem algo de um enredo, que de uma fascinante forma de loop-de-loop, é a história de sua própria criação, mas aquela trama é realmente apenas um dispositivo para mostrar os talentos do personagem principal, Tony Hunter.
Como um dos dramaturgos descreve, tem "apenas enredo suficiente para fazê-lo fazer muitos gays e variados números”.  Estruturalmente, The Band Wagon é principalmente uma série de curtas que estão relacionados tematicamente, como Moonwalker. E, de fato, Moonwalker pode ser interpretado como uma resposta artística a The Band Wagon, com os segmentos individuais correlacionando de formas interessantes. 
Joie: Eu sei que você fala muito sobre The Band Wagon em seu livro, Willa, e eu achei tudo muito fascinante. Mas eu nunca vi o filme todo. Eu vi pedaços dele, mas eu nunca sentei e assisti ao filme inteiro do início ao fim.
Willa: Oh Joie, você tem que ver isso! Você sabe, eu não tinha visto também, antes de eu começar a trabalhar no livro, mas eu estava tend muita dificuldade em descobrir o que estava acontecendo em Smooth Criminal. É como se eu pudesse sentir todas essas emoções contraditórias que não consigo explicar e não conseguia entender. Então eu fui à procura de pistas em The Band Wagon, uma vez que foi uma grande inspiração para Smooth Criminal, e que me mandou de volta para Eu, o Júri, de Mickey Spillane.
E realmente, olhar para os três juntos como uma progressão abriu Smooth Criminal para mim de uma forma que eu nunca poderia ter previsto. Eu o vejo de uma forma completamente diferente agora que simplesmente não estava disponível para mim antes.
Então, você simplesmente tem que ver The Band Wagon, Joie. É muito divertidoEu acho que você vai devorá-loe eu aposto que você vai ver um monte de conexões com Moonwalker. Há tantas pequenas referências divertidas, como figurinos e adereços e passos de dança, e os dois filmes são estruturados de forma semelhante também.
The Band Wagon abre com um leilão de alguns dos "Efeitos Pessoais de Hunter, como Usado nos Pepeis Que Ele Estrelou”. O icônica bengala dele, cartola e luvas brancas (duas, não um) estão à venda, mas ninguém está oferecendo. No auge dele, Hunter teve uma série de musicais de sucesso da Broadway e filmes de Hollywood, mas ele não teve um hit em nos anos e o público perdeu o interesse por ele. Nós, então, encontramos o próprio Hunter enqaunto ele ouve os passageiros de um trem falando sobre como "ele era bom 12 ou 15 anos atrás, mas os colunistas... dizem que ele stá ultrapassado".
Finalmente, ele chega em Nova York, e ele é agradavelmente surpreendido quando um bando de repórteres reúne na estação de trem para fazer-lhe perguntas. No entanto, eles o abandonam logo que o verdadeiro alvo dele, Ava Gardner, aparece. Hunter, em seguida, que em uma versão triste de "By Myself", enqaunto ele caminha calmamente através da estação de trem.

A mensagem repetida dessas cenas de abertura é que Hunter já foi assediado por causa da celebridade dele – pela paixão dos fãs e repórteres e fotógrafos que acompanham a fama – mas ironicamente, agora, ele está atormentado pela ausência da fama. É um sinal claro de que a carreira dele está em sério declínio, para uma coisa, e ele sabe disso – assim como os fãs e repórteres.

Joie: Isso é interessante, Willa. Especialmente quando contrastado com as cenas de abertura de Moonwalker. O filme começa, claro, com imagens de concertos de Michael cantando "Man in the Mirror." E aquelas imagens de concertos são intercaladas com cenas famosas, e infames, ao longo da história, com muitos políticos e humanitários e crianças famintas e tal. E também vemos muitas fotos de fãs na plateia gritando e desmaiando e enlouquecendo, à medida em que o vê no palco.

E então, quando a música chega ao fim, de repente, ouvimos vários clipes de áudio de cenas ao longo da vida: ser introduzido com os irmãos dele como o Jackson 5 no Ed Sullivan show, uma música sendo anunciada no rádio, a construção de um santuário para Elizabeth Taylor na casa dele, sendo internado no hospital, quando o cabelo dele pegou fogo no set do comercial da Pepsi, Thriller sendo listado como o álbum mais vendido de todos os tempos, tornando-se o primeiro artista a gerar seis singles número de um álbum. Nós até ouvimos a voz do presidente Ronald Reagan elogiando-o pelo grande sucesso.

E nós ouvimos tudo isso como uma câmera panelas em torno do que é, presumivelmente, um quarto de vestir ou de dormor e vemos fantasias brilhantes, a luva de lantejoulas, fotos antigas da casa, colocadas ao lado de prêmios Grammy e MTV, e fotos dele com Diana Ross e Quincy Jones. Até mesmo a foto de um adorável bebê Michael, sentado em um sofá, e a mensagem pretendida é clara – esta vida de celebridade, fama e música é tudo que esta pessoa já conheceu. Na verdade, a música seguinte que ouvimos é "Music and Me", uma lembrança triste de que Michael Jackson e música têm estado juntos, de fato, por muito longo tempo. 

Willa: Isso é interessante, Joie. Eu não tinha pensado sobre isso completamente dessa maneira antes. Eu estava ciente do foco na celebridade dele, mas não pensei sobre o fato de que ela durou tanto tempo na vida, desde a infânciaque "esta vida de celebridade, fama e música é tudo que esta pessoa já conheceu", como você disse. 

Joie: É interessante, não é? É quase a situação exatamente oposta da que Tony Hunter se encontra no trem. A carreira de Michael, embora tenha começado há muito tempo, ainda está em pleno andamento e ele ainda está incomodado com o "esmagamento de fãs e repórteres e fotógrafos que acompanham a fama", como você disse antes. 

Willa: Isso é verdade. Então, ele está em uma fase muito diferente da carreira de Tony Hunter, e enquanto The Band Wagon nos mostra os problemas que um artista enfrenta quando a carreira dele está em declínio, Moonwalker nos mostra que há problemas quando ele está no auge também. Ele explora isso mais plenamente nos segmentos de Speed ​​Demon e Leave Me Alone, depois da seçãp apberturade. Nós conversamos sobre as duas coisas em setembro – especificamente, como ele está explorando a questão complicada da fama, e como isso tem sido uma ótima oportunidade para ele, mas um fardo difícil também.

E eu estou muito interessado no que você disse sobre a montagem de abertura do "famoso e infame, imagens ao longo da história", como você diz. Ao começar dessa forma, Moonwalker aborda arte em um contexto muito diferente do que The Band Wagon faz. O que implica que ele não é apenas sobre Michael Jackson como uma pessoa, artista e ícone cultural. Há outras questões em jogo – questões de importância global que pode fazer uma diferença real na vida das pessoas. 

Joie: Isso é muito verdadeiro, Willa. E eu acho que, talvez, a mensagem aqui seja que a música pode ter um impacto real sobre as questões de importância global. Ou, talvez, que o artista fazendo a músic – já que ele é tão ligado ao público dele – tem o poder de influenciar os assuntos globais. Usando o poder da arte como meio de mudança social.
Eu concordo, e, claro, sabemos que ele sentia muito fortemente sobre o poder da arte, não só para unir as pessoas, mas também desafiar nossas percepções e crenças e nos levar a ver as coisas de uma maneira diferente. Assim, nesta seção, ele está realmente levantando algumas questões filosóficas importantes sobre a função da arte. E há uma correlação direta a isso em The Band Wagon também – por exemplo, em seu número de assinatura, "Isso é Entretenimento":
Como podemos ver muito claramente nesse clipe, a questão principal é a grande arte versus arte popular, e como Nina apontou em um comentário de algumas semanas atrás, havia específicas razões históricas, culturais e até políticas de por que era um tal tópico importante na época:

“O estudioso de cinema, Rick Altman, que escreveu um livro muito útil (“ O Filme Musical Americano"), escreve que uma das funções sociais dos musicais é articular algumas maneiras pelas quais milhões de americanos, muitos dos quais eram imigrantes europeus nos anos 30, 40 e 50 – quando o gênero estava no auge – puderam se conhecer como americanos, e estabelecer um sentido de identidade nacional e de solidariedade. Então, uma série de oposições binárias é configurada na narrativa, a fim de alcançar esse objetivo. No "show musical" (um subgênero principal), a oposição entre "alta" e "baixa" cultura é muitas vezes a chave para toda a história.Exemplo de uso de "":

Filmes como "The Band Wagon" criaram um contraste – e competição – entre as formas que emanam da tradição europeia clássica (como ballet moderno, a "arte" de dança, orquestra sinfônica, quarteto de cordas, etc) versus coisas como formas populares americanacomo o swing, jazz, pop e o próprio show tunes! Dessa forma, "The Band Wagon" (e ainda mais, "Singin’ in the Rain") tornam-se uma espécie de propaganda de Hollywood e o show busisness americano em si. Claro, bom ol’ know-how americano vence no final...”
Assim como Nina aponta, a "chave de toda a história" de The Band Wagon e muitas outras musicais da épocaé essa concorrência entre entretenimento popular (americano) e elevada atrte (europeia). Naturalmente, essa desconexão entre a arte pop e arte elevada é algo que Michael Jackson enfrentou também. O trabalho dele foi mal interpretado e terrivelmente subestimado pela crítica, eu acho, porque era visto como "apenas" entretenimento, porque eles não conseguiram ver a arte do trabalho dele.
 
Joie: Eu amo esse comentário de Nina!
 
Willa: Não é ótimo?
Joie: Ele realmente faz ressaltar a questão da grande arte versus popular ou baisa arte a arte. E você está certa. Michael Jackson enfrentou esse problema constantemente durante a carreira dele e o trabalho foi, muitas vezes, criticado por ser entretenimento "apenas", ou muito comercial, se você quiser. Mas em Moonwalkere não apenas no segmento de abertura, mas ao longo de todo o filme realmente – ele parece se concentrar em usar a arte dele para tentar trazer a mudança que ele canta em "Man in the Mirror".
.
Willa: Ele realmente faz – vemos isso a partir das imagens de abertura de Moonwalker à entrega do assombro de "A Lua Está Andando", por Ladysmith Black Mambazo, durante os créditos finais. Ele está muito mais interessado em explorar as funções culturais da arte, e como arte pode ser usada para efetuar profundas mudanças culturais na forma como nós percebemos e interagimos um com o outro. Como você disse muito bem, Joie "Usando o poder da arte como meio de mudança social". Vemos essa ideia repetida ao longo de Moonwalker – por exemplo, em "Badder", que tem tudo a ver com crianças usando o poder da arte para se enfrentar gangues.
Joie: Essa é uma seção muito interessante de Moonwalker, Willa. Toda a seção "Badder". Eu acho que a maioria das pessoas realmente adora essa parte porque não é bem o que você espera quando a câmera sobe das botas com pontas de prata, todo o caminho até as fivelas, cintos e traje de fivelas, até o rosto. É um pouco de um choque ver aquele garotinho fofo olhando para você. Mas a parte mais interessante para mim é que, depois, eles recriam todo o vídeo Bad usando esse elenco de bailarinos infantis surpreendentes.
Você sabe, eu sempre achei que issoa realmente era bonito e divertido de se assistir. Mas uma vez falando com você, eu vim a perceber que quase toda coisa artística que Michael fez, ele fez isso por uma razão específica. Então, isso me faz pensar... o que realmente está acontecendo nessa seção "Badder"? Qual é a mensagem ou a lição aqui?
 
Willa: Bem, isso é sempre uma questão complicada, mas uma maneira de abordá-la é através da comparação com o que está acontecendo em The Band Wagon, porque mais uma vez há uma correlação direta. Enquanto o "Badder" do Moonwalker tem atores mirins vestidos como adultos, cantando e dançando como adultos, o número "Triplets" em The Band Wagon tem atores adultos vestidos como bebês, cantando e dançando como bebês. Mas se olharmos para as letras, vemos que eles não são realmente como bebês de forma nenhuma:
We do everything alike
Nós fazemos tudo igualmente
We look alike
Nós parecemos iguais
We dress alike
Nós nos vestimos igual
We walk alike
Nós caminhos igualmente
We talk alike
Nós falamos igualmente
And what is more
E o que é mais
We hate each other very much
Nós nos odiamos muito
We hate our folks …
Nós odiamos nosso povo
How I wish I had a gun
Como eu gostraia de ter uma arma
A wittle gun
Uma arma wittle
It would be fun
Isso seria divertido
To shoot the other two
Matar os outros dois
And be only one
E ser apenas um 
É um segmento engraçado, mas surpreendentemente violento, e, na verdade, o humor vem da ironia destas crianças pequenas balbuciando ("Uma arma wittle") abrigando tais pensamentos sangrentos sobre os seus irmãos. Aqui está um vídeo: 
Nota da tradutora: wittle gun é um fusil
Assim, "Triplets" tem uma situação que nós tendemos a pensar em como muito segura e doméstica – bebês em três cadeiras – injeta isso com uma nota inesperada de violência, e explora os aspectos cômicos disso. Mas é claro que, no momento em que Michael Jackson criou Moonwalker, o mundo tinha mudado. Muitos bairros estavam em erupção de violência de gangues, as crianças eram pegas no fogo cruzado, e a ideia de criançascom pensamentos sangrentos não era mais engraçada. Então, ele está abordando a questão das crianças e da violência de uma forma muito diferente, e muito mais sério.
Joie: Eu tenho que dizer, Willa, é um pouco surpreendente para mim ver o clipe "Triplets", porque as palavras da pequena canção deles são uito violentas. É estranho realmente, e eu acho que é por causa do que você disse. O mundo era um lugar muito diferente de volta quando The Band Wagon foi feito e esse tipo de piada não era encarada da mesma forma que é hoje. Muito interessante.  
Willa: É, não é? Há uma relação similar entre "" e Smooth Criminal, que são os penúltimos números de The Band Wagon e Moonwalker. "The Girls Hunt Ballet” termina com o personagem de Fred Astaire disparando e matando a mulher que ele disse que queria cuidar e proteger, o que é muito chocante. Aqui está um vídeo.
Mas o que é realmente chocante se você parar e pensar sobre isso é que esse número é uma comédia – como as crianças assassinas em “Triplets". E, de novo, Michael Jackson retrabalhou isso, tornando mais sombrio, mais grave, e mais complicado, incentivando-nos a nos preocupar com a mulher assassinada. Como ele pergunta uma e outra vez, "Annie, você está bem?".
Poderíamos passar um mês só falando sobre os muitos paralelos e contrastes entre "Girls Hunt Ballet" e Smooth Criminal, mas Nina compartilhou um clipe algumas semanas atrás, que destaca algumas dessas conexões – não apenas para Smooth Criminal, mas também You Rock My World e "Dangerous". E há uma referência sutil em Billie Jean também.
 
Joie: Isso é tão interessante, Willa. Você sabe, antes de começarmos a falar, eu não sabia que Michael tinha tomado muita inspiração de The Band Wagon. Na verdade, eu amo filmes antigos e musicais, mas eu nunca prestei muita atenção a todas as semelhanças antes de você começar a apontá-las para mim. E agora que você apontou, é simplesmente fascinante! 
Willa: Não é? É tão incrível para mim como ele se inspirou em tantas fontes – e não apenas de forma superficial, mas de uma maneira que faz você perceber o quão experiente ele era e o quão envolvido ele estava com todos esses diferentes gêneros. Não muito tempo depois que ele morreu, Kobe Bryant falou, várias vezes, sobre como Michael Jackson o fez se voltar a filmes clássicos como Fred Astaire e outros grandes musicais de Hollywood. Aqui está um clipe de uma conferência de imprensa:
E quando você realmente olhr para os filmes e os compara ao trabalho de Michael Jackson, você vê o quanto eles o influenciou. Nina comentou sobre isso várias vezescomo aqui, ao comparar Say, Say, Say a Sing in the Rain 
Joie: Isso é muito perspicaz. Eu nunca teria feito essa comparação antes. 
Willa: Ah, eu aprendi muito com os comentários de Nina. Você sabe, ela é uma cineasta e artista (ela fez algumas realmente interessantes colagens de Michael Jackson) bem como uma professora de estudos de cinema, e ela simplesmente parece ter uma riqueza de conhecimento sobre cinema e história do cinema nos dedos dela.
Isso nos traz ao final de cada um. The Band Wagon termina com uma reprise emocional de “That’s Entertainment”. Então, a mensagem final de The Band Wagon parece ser que a carreira de Tony Hunter pode ter estado em declínio, mas ele ainda é uma estrela, ainda é um artista talentoso, amado e respeitado pelos pares dele – e isso inclui a coestrela dele, uma bailarina de formação clássica de "alta arte", que se apaixonou por ele. Assim, em vários níveis diferentes, o final reforça a mensagem de que o entretenimento, ou seja, arte popularreina supremo sobre arte elevada.
Joie: Bem, a mensagem final que recebo de Moonwalker é que a arte popular, e, talvez, a música em particular, é universal. Ela tem a capacidade de atrair as pessoas – pessoas de todas as esferas da vida, todas as nacionalidades, de todas as raças, todas as idades e todos os fins económicos do espectro. E eu penso que a última música ilustra bem essa mensagem. É a interpretação de Michael de "Come Together" do Beatles e é perfeita. Uma canção de rock escrita pelos incomparáveis Lennon e McCartney e cantada com perfeição pelo maior artista do mundo, que só acontece de ser um homem negro. União de fato.
Willa: Isso é interessante, Joie. O título meio que diz tudo, não é?
Joie: Você sabe, ele realmente diz. E o mesmo acontece com o título "Isso é Entretenimento".
Willa: Isso é verdade! Ambos resumem o tema central do filme no título da última música. Que interessante!
E então Moonwalker adiciona um pequeno lagniappe, dando-nos Ladysmith Black Mambazo cantando “A Lua está andando” durante os créditos finais. Eu adoro o clima da canção e a forma como eles a executam, e eu adoro a forma como as imagens de fundo mudam de tra´s para frente entre cenas de Smooth Criminal e os cantores de Ladysmith Black Mambazo em trajes de época, como se fossem parte de Smooth Criminal também. E eu amo o refrão repetido, “Vem e vê, a lua está dançando”. Para mim, parece que eles estão testemunhando.
Você sabe, o personagem de Michael Jackson é tão ligado à lua nesse filme (afinal, o título é Moonwalker) que, para mim, pessoalmente, essa linha soa como um testemunho do poder da arte – a arte dele. Ele provavelmente não quis dizer isso dessa maneira – ele provavelmente só gostou da sincronicidade das palavras "Moonwalker" e “The Moon is Walking”. Mas isso é o que eu penso quando ouço "Venha, meu irmão / Venha, minha irmã / Vem e vê, a lua está dançando". Eles estão testemunhando o poder da arte dele.
 
 
 

0 comentários:

Postar um comentário