Menu

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Celebrando Bad: Você quer ser um homem


 

Celebrando Bad: Você Quer Ser Um Homem

 

 

Postado por Joie e Willa em 05 de setembro de 2012
Traduzido por Daniela Ferreira para o blog The Man in the Music

 

 

Willa: Então, Joie, em junho passado nós começamos a falar sobre o curta-metragem Bad e o corte do vídeo, mas não realmente tivemos uma chance de olhar em profundidade. Parece que nós apenas começamos a conversar, quando tivemos de parar, e há muito mais a falar!

Joie: Concordo, Willa. Nunca pareceu que tenhamos entrado no vídeo em si, não é? 

Willa: Realmente não. Nós começamos a falar sobre como realmente não havia um fórum para a versão completa de 16 minutos de Bad a ser visto, que é uma questão importante.

Joie: É uma questão importante e eu me desviei do meu desdém para o formato "realidade" que matou a minha MTV, e eu sinto muito por isso. Vou tentar permanecer no tópico desta vez.

 Willa: Bem, às vezes, essas viagens colaterais podem ser muito gratificantes, mas eu gostaria que tivéssemos a chance de nos enterrar no filme em si, por isso, esta semana, eu estava esperando que pidessemos pegar de onde paramos um par de meses atrás.
Você sabe, realmente parece que cada vez que eu assisto a um dos curtas- metragens de Michael Jackson, eu vejo algo novo, ou sinto ecos de algo que eu não sentia antes, ou ver uma conexão eu realmente não tinha notado antes. E a última vez que eu assisti Bad Fiquei realmente impressionada com o fato de que o personagem dele nesse filme não tem ninguém em quem ele possa realmente depender e confiar.
Nós ouvimos a voz da mãe (falada por Roberta Flack) e ela soa como uma pessoa calorosa e uma mãe amorosa, mas ela está no trabalho e indisponível. Nós nunca a vemos. Ele parece interagir e conviver bem com as outras crianças da escola de preparação dele, mas não parece haver nenhuma real profundidade na amizade lá. Ele parece sentir uma conexão com os amigos de volta em seu antigo bairro, mas eles o estão pressionando muito para provar que ele é um deles, então ele não pode depender deles também.
Nós ouvimos a voz de sua mãe (falado por Roberta Flack) e ela soa como um Na verdade, a única pessoa com qume ele realmente se conecta no filme inteiro é o sujeito sem nome no trem. Como Daryl (e o próprio Michael Jackson), ele está posicionado entre dois mundos – e isso é retratado literalmente, pois eles estão em um trem de uma, uma vez, nova vida desconhecida de volta à vida na qual eles creseram. Assim, ambos estão física e simbolicamente entre dois mundos.
Este companheiro no trem parece entender o que Daryl enfrentará – esse apoiante mostra uma aceitação de estudantes que não realmente o aceitam – porque ele experimentou isso ele próprio. Ele pergunt a Daryl: "Quantos caras têm orgulho de você?" Daryl conta na cabeça dele, em seguida, diz: "Três". "Bingo", o outro cara diz: "Quatro caras tem orgulho de mim".
Mas esse momento de conexão dura apenas um momento e então ele se foi. Curiosamente, quando vemos, primeiro, o outro cara, ele parece ameaçador. Ele está olhando Daryl através de olhos intensos, e Daryl se sente desconfortável e se vira. Portanto, é um alívio quando percebemos que podemos confiar nesse cara... talvez. Pelo menos ele parece ser alguém em quem se pode confiar, mas podemos realmente? Então, de alguma forma, isso só reforça esse sentimento de dúvida e de alienação, e esta sensação de que não há ninguém em quem ele possa realmente confiar. 

Joie: Você está tão certa sobre isso, Willa. No início, parece que esse cara no trem é alguém muito ameaçador e, por alguns minutos, nós realmente não sabemos de que jeito isso vai seguir. Há um aumento da sensação de ansiedade por causa disso. Então, no momento em que ele sai do trem, os dois tinham claramente feito uma conexãocomo você diz – mesmo que seja passageira. E o que eu acho interessante é que, quando ele sai, ele diz a Daryl "seja o home". É como se ele estivesse encorajando-o a se lutar por si mesmo e aquilo em que acredita e não se deixar influenciar por pressão dos pares. É uma espécie de presságio de alguma forma, como se ele estivesse preparando-o para o que está por vir. 

Willa: Joie, isso é tão interessante! Eu nunca olhei para isso dessa forma. Eu sempre vi essa linha como uma resposta à experiência da escola preparatória que os dois tiveram, e essa ideia de que eles estão sendo preparados para entrar uma vida de privilégios e "ser o homem". Mas você está certa – isso também prenuncia o teste que ele está prestes a enfrentar no antigo bairro dele, que em muitos aspectos é configurado como um teste da masculinidade dele. E isso me faz lembrar a letra de "Beat It", que, em muitos aspectos, serve como um prólogo para Bad: 

Não queira ser um menino, você quer ser um homem
Você quer continuar vivo, melhor fazer o que puder

Aqui também ele está falando sobre ser "um homem", mas neste contexto, ele está, obviamente, a falar sobre como lidar com gangues. Mas é complicado – ser um homem significa que você tem de machucar as pessoas, ou ferir a si mesmo? Ele levanta essa questão muito diretamente em Beat It:
 

É melhor você correr, é melhor fazer o que puder
Não quero ver nenhum sangue, não seja um homem macho
Você quer ser durão, melhor fazer o que puder
Então cai fora, mas você quer ser mau 

Assim, enquanto ele entende "você quer ser um homem", aconselha "não seja um homem macho" – embora ele, então, termine este versso reconhecendo “você quer ser mau”. Assim, em ambos os filmes de curta metragem, ele parece estar questionando o que significa ser mau e ser um homeme desenvolvendo as próprias respostas únicas. 

Joie: E, ao fazer isso, ele está forçando os outros a pensar sobre essas questões também. 

Willa: Exatamente. 

Joie: O que significa ser mau? Ser um homem? Ao trazer essas perguntas, ele está tentando no educar através da arte dele – algo que ele faz tão bem. E quando se pensa sobre as letras de "Bad", é quase como se ele estivesse dizendo a jovens, em todos os lugares, que as ideias deles sobre o que significa ser um homem estão todas erradas, pois ele canta:
 

O seu papo é furado
Você não é um homem
Você está jogando pedras
Para ocultar suas mãos 

Você sabe, é como a velha expressão de sua avó, às vezes, dizer quando você se comportado mal – "não atirar pedras e depois esconder suas mãos!" Claro que, como uma criança, você nunca realmente entendeeu o que isso significava, pelo menos, eu não. Não foi até essa música sair que eu preocupei em procurar isso e descobrir.
Basicamente, isso significa iniciar algum tipo de problema ou mal e depois não assumir a responsabilidade quando as consequências começam a rolar. E, infelizmente, há um monte disso que acontecendo em nossa sociedade – é sempre culpa de outro alguém. Assim, Michael Jackson estava se referindo a isso em "Bad" e dizendo que não é o que um homem de verdade faria. 

Willa: Você sabe, Joie, eu sempre aprendo muito com nossas conversas. Eu nunca tinha ouvido essa expressão antes. Eu pensei que o verso "atirar pedras" era uma referência à história da Bíblia, onde uma multidão está reunida para apedrejar uma mulher por cometer adultério, mas Jesus os detém e diz: "Deixe que aquele que estiver sem pecado atire a primeira pedra”.
Em outras palavras, não devemos "atirar pedras" – devemos nos concentrar em melhorar o nosso próprio comportamento, em vez de criticar o comportamento dos outros. Mas então, eu não entendi o que a parte "esconder suas mãos" significava. Mas o que você está dizendo sobre "não atirar pedras e depois esconder suas mãos" faz muito sentido. Isso é tão interessante.

Joie: É interessante, não é? Uma dessas expressões antigas que não fazem muito sentido até que você realmente parar e pensa sobre elas. É claro que, algumas delas, eu nunca descobrir. Como "um pássaro na mão do que dois voando". O que diabos isso significa, afinal? Isso me deixa louca! Mas eu não vou me desviar dessa vez, eu prometo!

Willa: OK, eu vou ser muito boa e não perguntar o que na terra "nua como um gaio" significa. As aves não estão nuas...
Mas de qualquer forma, realmente me parece que ele esteja propondo uma nova definição de "mau" no filme, e através disso, uma nova definição de masculinidade. No começo, ele diz a seus amigos: "Você quer ver quem é mau?" E concorda em ajudar com o roubo. Ele está seguindo a definição deles. Mas então, ele muda de ideia e dá a eles (e a nós) uma definição diferente "mau". E apresenta-nos dois exemplos desta nova definição.
Um é muito sutil – tão sutil que é fácil de perder. É no cartaz de procurado na estação de metrô. Letras grandes na parte inferior do cartaz nos dizem este homem é "mau" – e o homem no mugshot é Martin Scorsese, o diretor de Bad. O cartaz continua a dizer-nos que ele é "culpado de sacrilégio". Scorsese estava trabalhando no filme A Última Tentação de Cristo, naquele tempo, e ele veio sob intensas críticas por isso, por ser um sacrilégio. Assim, ele parece estar nos dizendo que Martin Scorsese é "mau" porque ele é um artista que desafia as normas sociais.
Ironicamente, o outro exemplo é fácil perder por razão oposta, porque é tão difundido – é o próprio Michael Jackson. Ele repetidamente canta, "eu sou mau", e ele é, mas não porque ele é duro ou violento. Em vez disso, ele é mau, porque ele é um artista, e um artista de certo tipoum artista que nos obriga a ver a nós mesmos e ao nosso mundo de uma maneira diferente. Em outras palavras, ele é mau da mesma forma que Martin Scorsese é.
Michael Jackson parece estar dizendo nessee filme que agir de forma vil, carregar uma arma, vender drogas, roubar um homem velho, prejudicar as pessoas – essas coisas não tornam você “mau”. Na verdade, é desenvolver seus talentos, especilamente talentos artísticos, e depois usar esses talentos para realizar mudanças importantes no mundo, nas percepções das pessoas e emoções.
Michael Jackson e Martin Scorsese são respeitados em todo o mundo, porque eles são artistas, com a coragem única de artistas. Eles são incrivelmente talentosos e criativos, e no caso de Michael Jackson, especialmente, eles têm a coragem de apresentar uma visão alternativa de como a vida pode ser vivida.
E isso me lembra do que você estava dizendo sobre atirar pedras e esconder suas mãos, e como isso significa agitar as coisas e depois fingir que não o fez. Você sabe, artistas e membros de gangues têm algo muito importante em comum: ambos são transgressores, o que significa que ambos contestam a ordem social estabelecida. Mas enquanto membros de gangues fazem isso de uma forma negativa e, em seguida, "esconder as mãos deles", os artistas fazem isso de uma forma positiva e assumem a responsabilidade e até têm orgulho das "transgressões" deles. Eles mostram as mãos deles. 

Joie: Isso é uma analogia muito interessante, Willa. Eu nunca teria pensado que essas duas coisasartistas e membros de ganguessão iguais de qualquer amniera, mas você faz um grande ponto. 

Willa: Willa: Eles parecem estar em extremos opostos do espectro, não é? Mas ambos empurram os limites do que é socialmente aceitável, e, às vezes, motivam a mudança. Mas enquanto membros de gangues tendem a trazer mudanças negativas – mais violência, mais polícia, mais repressão, mais prisões – artistas, às vezes, podem trazer mudanças positivas. E eu acho que a diferença é que a violência deixa as pessoas com medo e reacionárias, assim eles fecham as mentes deles, enquanto a arte pode ajudar a abrir as mentes das pessoas para novas formas de ver e sentir o mundo. 

Joie: Comparação muito interessante. Mas você sabe, falando de membros de gangues... há algo sobre esse vídeo que eu sempre achei fascinante, e isso é o fato de que todo o filme é rodado em preto e branco, enquanto a sequência de dança com os membros de gangues é em vibrante technicolor.
Talvez eu devesse fazer uma pausa aqui e dizer que você e eu conversamos um pouco na primavera passada sobre exatamente quem são os "membros de gangues" nesse filme em curta-metragem particular, e eu disse que eu não olho para os chamados três amigos de Daryl como membros de gangues, mas como quero-ser bandidos. Então, quando eu digo "membros de gangues", estou me referindo aos bailarinos, e não aos amigos. 

Willa: Embora eles sejam um tipo muito diferente de gangue – uma "gangue" de dançarinos, de artistas, que circula de volta para a ligação entre artistas e bandidos que estávamos falando. Eu não tinha pensado nos dançarinos em Bad, completamente desta maneira até agora, mas eles estão meio que encarnando a fusão dessas duas categorias. Eles são uma "gangue" de artistas –eles são artistas fora da lei – assim duplamente transgressivos. 

Joie: Oh, você está certo. Não tinha pensado nisso. Mas eu simplesmente amo o jeito como essa parte do curta-metragem é separada do resto do vídeo pela cor vibrante e eu sempre me pergunto, o que Michael (ou Scorsese) estava tentando transmitir com essa distinção?
Que mensagem está escondida nessa decisão artística? Poderia ser, talvez, que a miséria das vidas dos três quero-ser bandidos se reflete no sombrio, triste preto e branco, e que Michael está mostrando a eles através da sequência de dança o quão vibrante e viva poderia ser se eles deixassem o mundo da violência e da miséria para trás? Ou, talvez, isso seja demasiado simplista e estou interpretando demais. 

Willa: Ah, não, eu não acho que você esteja interpretando demais, Joie – absolutamente. Deve ser importante, porque ele repete esse mesmo artifício em Ghosts. 

Joie: Ah, isso é certo, ele faz essa transição em Ghosts também! 

Willa: Ele faz. Vemos os moradores temerosos e o prefeito vingativo rastejando em direção ao castelo do Maestro em preto e branco, e, em seguida, uma porta se abre e eles vêem uma sala repleta de cor, e esse é o espaço do Maestro. E eu acho que a sua interpretação dessa mudança em Bad funciona igualmente bem para ambos os filmes. Como você disse, "a miséria das vidas dos três quero-ser bandidos", e os aldeões em fantasmas, assim, "se reflete no sombrio, triste preto e branco". E como você diz, "Michael está mostrando a eles através da sequência de dança quão vibrante e viva poderia ser se eles deixassem o mundo de violência e miséria deles para trás". Eu acho que é uma bela maneira de interpretar ambos os filmes.
Outra maneira de abordar essa questão é olhar para trás, o exemplo mais famoso de um filme que se desloca entre cor e preto e branco: O Mágico de Oz. As cenas em Kansas são todas filmadas em preto e branco, e as cenas em Oz é em cores. Michael Jackson estava bem ciente dessa mudança, e conversou sobre isso com o rabino Boteach ao descrever como ele projetou a estrada até Neverland, começando com os portões muito claros e simples:
Eu ia ter pessoas balançando-os abertos e realmente meio que os tendo de descolados e esfarrapados, apenas, então, psicologicamente, você realmente sente como se estivesse chegando a um rancho, para que, quando você c aohegar redor da curva, eu quero mudar para Technicolor, como o Mágico de Oz faz.
Em O Mágico de Oz, o mundo “real” de Dorothy, do Kansas, é preto e branco, mas o mundo da imaginação dela – o mundo de Oz – está em cores. E o mesmo é verdade em Bad também: as cenas em preto e branco são "reais", e as cenas de cor são a imaginação de Daryl. 

Joie: Willa, isso é fascinante. Eu não tinha pensado nisso antes. As cenas de cores estão acontecendo na imaginação de Daryl, então elas estão em Technicolor! Isso faz muito sentido agora.
 
Willa: Sim, mas isso não funciona para Ghosts, onde todas as cenastanto em cores quanto em preto e brancosão "reais". Lá mudança parece significar algo diferente. As cenas de cor são "reais", mas é uma realidade aumentada e vibrante com a criatividade de um artista poderosoo que é mais perto de sua interpretação, Joie. E eu me pergunto se isso não é mais próximo do que Michael Jackson tinha em mente para Bad também. Como em Ghosts, quando estamos nas cenas de cor, sabemos que estamos na presença de um artista incrível.
Assim como acontece com boa parte do trabalho dele, Bad parece ser outro exemplo de meta-arte – arte de falar sobre arte, incluindo a importância da arte e o papel do artista. E ele parece estar dizendo que a arte pode trazer satisfação pessoal, bem como a mudança socialque através da arte também podemos mudar de um maçante mundo cinza, monótono, do preto e branco para um mundo de cor gloriosa. 

Joie: Isso é um pensamento agradável, Willa.

 

0 comentários:

Postar um comentário