Menu

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Celebrando o Mês de Invincible - parte 1: Unbreakeble

 
Para celebrar o mês de aniversário do álbum Invincible, uma série de diálogos entre Joie e Willa sobre este maravilhoso álbum. Aproveite!
 
 
 
 





Celebrando o Mês de Invincible, Parte 1: Unbreakable

 

 

Postado por Willa e Joie, em 6 de outubro de 2011
Traduzido por Daniela Ferreira para o blog The Man in the Music

 

Willa: Esta semana Joie e eu estamos dando início a uma série de meses de duração sobre o álbum Invincible, com um olhar mais atento sobre "Unbreakable", um desafiador grito de guerra que nós duas mamamos, com algumas letras realmente fascinantes. 

Joie: Eu amo "Unbreakable." É uma música fascinante, com letras que simplesmente a atingem em cheio, simplesmente porque elas são como uma janela para o que a vida deve ter sido para ele. 

Agora eu estou apenas perguntando, por que você acha
Que você pode chegar até mim, com qualquer coisa
Parece que você já sabe
Quando e como, eu fico para baixo
e com tudo o que eu passei, ainda estou aqui

É como se ele estivesse abordando todos os Sneddons, os Dimonds, os Chandlerstodos os tablóides do mundoe dizendo: "Você tentou o seu melhor, mas eu ainda estou aqui e não há nada que você possa fazer sobre isso!" 

Willa: Concordo, e eu amo o jeito que você colocou. Na verdade, um monte de músicas em Invincible parece como “uma janela para o que era a vida para ele”, e eu realmente vejo isso em "Unbreakable." É uma resposta tão desafiadora a tudo que ele está passando, e eu fui especialmente atingida por esta linha: “Você não pode me tocar, porque eu sou intocável.
No sistema de castas na Índia, Paquistão e outras partes do mundo, Intocáveis foram​​(e, em alguns lugares, ainda são) as pessoas no fundo, o mais baixo dos baixos. Eles eram vistos como impuros – tão impuro que, se tocasse, até mesmo, roçasse contra você, acidentalmente, você se tornaria impuro também. É por isso que eles eram "intocáveis", porque você nunca deve tocá-los, ou deixá-los tocar em você.
Quando eu estava na sexta série, fiz amizade com uma mulher idosa que morava perto de nós, que se tornou uma médica, quando poucas mulheres eram médicas. Ela passou quase 30 anos trabalhando no Paquistão e na Índia, e era simplesmente uma pessoa incrível. Eu gostava de visitá-la e ouvir as histórias dela, e ouvir sobre os Intocáveis ​​fez uma grande impressão em mim. Eu costumava perguntar o que seria como ter todos que você amava ou tudo o que importava ser corrompido pelo seu toque – como como o rei Midas, mas pior. O seu toque transforma tudo em impuro, em vez de em metal.
Essa era a vida de Michael Jackson após as alegações de 1993. A imagem pública ficou tão tóxica, tão impura, que qualquer pessoa que o apoiou, qualquer lugar que lhe deu santuário, qualquer projeto que ele trabalhou foi contaminado também. Os amigos e familiares dele, até mesmo os fãs dele, foram ridicularizados na imprensa, e Lisa Marie Presley foi tratada terrivelmentequase tão mal quanto ele. "What More Can I Give", uma canção em benefício das vítimas do ataque de 11 de setembro terrorista, foi retratada como uma manobra cínica para melhorar a imagem dele, explorando uma tragédia nacional.
E os esforços dele para ajudar as crianças necessitadas foram criticados como, na melhor das hipóteses, inadequados, e, na pior, adicional evidência da descarada corrupção moral dele. Em outras palavras, no momento em Invincible saiu, ele havia se tornado um intocável. Ninguém na imprensa acreditava que os motivos dele eram genuínos ou puros, e tudo que ele tocou foi, simbolicamente, contaminado apenas por associação a ele.
No refrão de "Unbreakable", ele parece reconhecer isso (“Você não pode me tocar, porque eu sou intocável”), mas então ele faz algo notável, que ele fez ao longo da carreira dele: ele pega essa narrativa cultural e a transforma completamente, reescrevendo-a. “Você não pode me tocar, porque eu sou intocável” não soa como uma concessão.
Isso soa como uma declaração de força. Ele é “intocável”, porque ele é poderoso demais para ser tocado, também invencível para ser ferido. Ele transmite essa redefinição tanto através do poder absoluto da voz dele ao cantar esse verso quanto através de uma linha paralela, que ecoa o primeiro, enfatizando esse significado novo e ousado:
 

Você não pode me tocar, porque eu sou intocável. . .
Você nunca vai me quebrar, porque eu sou inquebrável
 
Ele canta esses versos seis vezes durante o curso de "Unbreakable", incluindo três vezes em sucessão, no final da faixa. Essas palavras são importantes, e, em alguns aspectos, capturam, em miniatura, o que Jackson fez mais e mais ao longo da obra dele. Ele está se posicionando com os despossuídos e dando-lhes uma voz – no caso, aqueles (incluindo ele próprio) classificados como impuros, párias, "intocáveis" –, enquanto mudando fundamentalmente a narrativa que os enfraquece. Neste contexto, o grito dele de que “eu sou intocável” torna-se um desafio ousado para aqueles que tentam deturpar os motivos dele e impor as piores interpretações sobre ele. 

Joie: Uau. Ok, Willa. Agora você tem oficialmente me chocado! Eu nunca pensei em "Unbreakable" em termos de castas. Tenho lido sobre os sistemas de castas, em várias partes do mundo, e você está certa, é algo ao mesmo tempo fascinante e triste em que pensar. Mas eu nunca tinha visto essa música em tais termos.
Eu tenho que fazer uma confissão aqui. Eu absolutamente adoro o álbum Invincible. Eu sou apaixonada por ele, na verdade, e na maioria das vezes, ele executa uma corrida muito estreita com Dangerous, quando eles disputam o título do meu álbum favorito de Michael Jackson. Eu tenho múltiplas cópias de ambos. Eles são os dois únicos CDs de Michael que eu devo ter pelo menos três cópias de todas as vezes, (uma para o meu carro, um para o caminhão do meu marido, um para o CD player na minha cozinha, para que eu possa ter a música enquanto eu cozinho o jantar). E isso não conta mesmo os que eu dei, durante anos, aos amigos e familiares, ou as cópias digitais no meu computador e meu iPod.
Assim, escusado será dizer, ouvi esse álbum um milhão de vezes e quando ouvir "Unbreakable", nunca o verso sobre ser intocável me impressionou dessa forma antes. Estou muito intrigada com a ideia de que ele se identificou com as mais humildes pessoas na terra através desses versos e agora que você apontou, apenas faz muito sentido para mim. Observação realmente profunda! E você está completamente correta quando diz que quem o apoiou foi contaminado também. E eu acho que, como os fãs, todos nós podemos atestar que ainda nos sentimos assim, em algum grau. Esse estigma que nunca saiu. Não para nós e certamente não para ele ou a família dele. 

Willa: Isso é interessante, porque esses veros sempre me impressionaram dessa forma, talvez por causa dessas histórias que minha amiga me contava, quando eu estava na sexta série, e por causa dos fortes paralelos com a vida dele naquele momento. Essa é uma razão pela qual eu acho que é tão valioso compartilhar interpretações da obra dele – porque todos nós trazemos formas diferentes de ver e podemos aprender muito, compartilhando esses pontos de vista diferentes. Eu tenho aprendido muito em minhas conversas com você.
Isso é interessante, porque esses veros sempre me impressionaram dessa forma, talvez por causa daqueles E esses veros de "Unbreakable" sempre evocaram uma imagem muito poderosa para mim – de Michael Jackson sendo levado a se sentir envergonhado eintocável” por algo que ele nçao fez e, então, reescrever isso como uma declaração de força.
Mas você está certa, esse estigma nunca saiu, e as conseqüências foram horríveis – pessoal, profissional e artisticamente. Nós vemos referências à dor desse estigma em todo Invincible. É como se ele nunca pudesse escapar, e eu realmente não sei como ele suportou isso por tanto tempo. Isso também abateu os esforços dele para ajudar aos outros, isso deve ter sido incrivelmente frustrante para ele.
Ele era apaixonadamente comprometido com a mudança social e em melhorar as vidas daqueles classificados como excluído – um compromisso que vemos ao longo da carreira dele, desde “Ben”, o primeiro hit solo dele, quando tinha 13 anos de idade, ao número "Earth Song", no qual ele estava trabalhando no dia antes de morrer. No entanto, ele foi severamente prejudicado depois de 1993, porque tudo que ele fez foi visto por essa lente de corrupção e impureza.
Em 2001, ele tinha amadurecido em um artista verdadeiramente surpreendente e deveria ter sido o auge criativo dele, mas ele foi algemado por essas alegações. Não só ele foi criticado na imprensa, mas outros artistas tornaram-se relutantes em trabalhar com eleaté mesmo a própria gravadora estava hesitante em apoiá-lo. 

Joie: Você está absolutamente certa e eu sinto que, em muitos aspectos, ele nunca se recuperou totalmente das alegações de 93. Na verdade, muitas vezes eu me pergunto como a carreira dele teria sido diferente se isso nunca tivesse acontecido. Quero dizer, ele era um talento extraordinário, com tanta paixão e imaginação, que, eu me pergunto, que coisas incríveis que ele poderia ter feito na carreira dele – e na vida dele – se as alegações de 93 nunca tivessem acontecido.

Como s carreira teria se desenrolado se ele nunca tivesse sido falsamente acusado do mais horrível dos crimes? Mas eu sei que esses pensamentos são inúteis, pois, as alegações aconteceram e aqui estamos nós. Mas como para Invincible, gostaria de saber o quão alto esse álbum verdadeiramente incrível poderia ter chegado, se a Sony o tivesse apoiado e promovido o álbum corretamente.

Este mês há todo um movimento de fãs de Michael em todo o mundo para colocar o álbum Invincible no número umdas paradas em outubro. É a chamada Campanha Invincible e a missão é dupla. O primeiro objeitvo é conseguir que o álbum se torne número um em comemoração ao seu 10 º aniversário dele (ele foi lançado em outubro de 2001). O segundo objetivo da campanha é fazer com que a música do álbum sirva como uma espécie de pano de fundo ou uma bandeira de paz para Michael, durante o julgamento de Conrad Murray, a fim de lembrar ao mundo que a arte de Michael foi "Inquebrável" e "Invincível". 

Willa: A campanha também incentiva os fãs, bem como o público em geral, a dar uma segunda olhada em um álbum que nunca recebeu a atenção que merecia, quando foi lançado pela primeira vez. Há uma longa história confusa aqui, mas o resultado foi que a Sony não o promoveu bem, como você diz. Muito pior, a meu ver, é que a Sony o impediu de produzir os vídeos que ele havia planejado para esse álbum. Eu acredito que a arte visual dedle era tão importante quanto à música – que, na verdade, ele era capaz de expressar as ideias dele de forma mais completa através do filme que através da música – portantto, cortar ests avenida de expressão artística dele é trágico, para ele e para nós.
Você pode imaginar o álbum Thriller, sem os vídeos de “Billie Jean”, “Beat It” ou “Thriller”? Ele fez 10 vídeos para o álbum Bad e nove para Dangerous, mas a Sony cortou depois de dois para Invincible, recusando-se a deixá-lo criar o vídeo que ele tinha planejado para "Unbreakable", ou quaisquer outros – uma decisão que o enfureceu. (Foi após esta decisão que ele lançou os protestos no Harlem.) 

Joie: Na verdade, Michael realmente criou um vídeo para o álbum Invincible, pois ele ficou tão chateado com a Sony, na época, que ele se recusou a participar do vídeo de “Cry”. Mas você está certa, foi realmente uma vergonha que eles escolheram não apoiá-lo. 

Willa: Para mim, essa decisão beira a um crime. Que obras de arte em potencial o mundo perdeu por causa da decisão míope da Sony? Sinto muito, mas se Michelangelo tem uma ideia para uma escultura e quer um bloco de 20 pés de mármore, você dá a ele um bloco de 20 pés de mármore. Você não diz a ele que o mármore é muito caro.
Você faz tudo em seu poder para fornecer-lhe tudo o que ele precisa para cumprir a visão artística dele. E se Michael Jackson quer criar um vídeo, então você faz tudo em seu poder para facilitar isso. Você pode imaginar se o mundo tivesse sido privado de David de Michelangelo ou a Pieta, porque lhe foi negado os materiais de que precisava para criá-los?
Assim é como eu me sinto sobre a decisão da Sony. Fiquei chocada por eles terem agido dessa maneira – especialmente desde que você pode fazer o argumento de que não haveria nem mesmo uma divisão de música da Sony, como a conhecemos, sem Michael Jackso – e eu realmente me pergunto o que ele tinha planejado para “Unbreakable”. É fascinante pensar sobre isso, especialmente porque essa é uma música tão intrigante. Por exemplo, e sobre estas letras: “Você não pode acreditar / Você não pode conceber isto.” O que significa isso? O que ele está pensando? E ele teria fornecido pistas no vídeo que ele tinha planejadoum vídeo que a própria gravadora dele o impediu de fazer? 

Joie: Concordo plenamente com você. Que ENORME erro da Sony praticamente destruir o maior artista dela, e é fácil entender por que Michael sentiu que a empresa estava conspirando contra ele. Quer dizer, até mesmo o título do álbum o frustrou. A faixa-título, naturalmente, deveria ser “Unbreakable”, mas a Sony “por engano” teve a capa impressa com o título da canção errada e aí já era tarde demais para corrigir.
Mas eu quero salientar que a Sony era um lugar muito diferente naquela época. Tommy Mattola, que era o chefe da Sony na época, e quem deu a Michael um momento tão difícil, não está mais lá e não tem estado desde 2003. Na verdade, a Sony passou por três outros presidentes desde que Matolla saiu; ela realmente é um ambiente diferente agora do que era naquela época.
Toda a luta entre Michael e Sony se tornou uma bagunça pública com gritos de conspiração sobre o catálogo da Sony / ATV, e estou certa de que Michael tinha muito boa razão para sentir o que ele sentia. Mas o infeliz resultado disso foi que uma obra de arte verdadeiramente maravilhosa, na qual Michael Jackson gastou uma grande parte de tempo, derramando o coração e alma dele, por meses e meses, foi ignorado e empurrado para o esquecimento em toda a confusão.
O álbum Invincible é praticamente desconhecido fora do mundo de fãs e é realmente uma pena que o resto do mundo o perdeu, porque há algumas verdadeiras jóias musicais nesse álbum. É por isso que Willa e eu queriamos fazer a nossa parte neste mês de outubro e ajudar a comemorar o 10 º aniversário de Invincible, fazendo uma série, de um mês de duração, sobre o álbum.
E eu tenho que admitir que eu tenha participado no evento da campanha de compra ontem, eu saí e comprei outra cópia do CD. Mas claro, eu faço isso periodicamente, de qualquer maneira... É como uma doença! Eu sou obcecadoa por esse álbum. 

Willa: Bem, como você sabe, eu não sou a pessoa mais tecnologicamente avançada do mundo, mas eu tenho este iPod com o que estou gradualmente me ligando – pelo menos, eu me sinto confortável em verificar e-mail e pesquisar na web com ele agora. Mas meu filho continua rindo de mim, por eu ser tão cautelosa quanto ao uso disso. Como ele apontou no outro dia, eu o deixei “amadurecer” na caixa por quatro meses antes de eu abrir.
Aparentemente ele estava monitorando a situação para ver quanto tempo levaria, mas finalmente decidiu que eu ia deixar a garantia expirar antes de sequer tentar, assim, finalmente, eu o tive aberto para mim e tocando. (Ele tem um também.) E então praticamente a primeira coisa que eu fiz com ele foi de alguma forma tirar uma foto do meu próprio globo ocular. Ele acha que tudo isso é muito engraçado, apenas toda a situação da mãe de 50 anos de idade dele, tentando lidar com um iPod. Mata o de rir.
Enfim, eu tenho essa coisa 10 meses e ainda não tenho nenhuma música nele, então, eu estava pensando que eu poderia baixar Invincible meu primeiro download de músicas! E apoiar a campanha, ao mesmo tempo. Deseje-me sorte! E então, na próxima semana, vamos continuar nossa discussão sobre esse álbum notável, ainda frequentemente ignorado.
 






Unbreakable

 

Now I'm just wondering why you think

That you can get to me with anything

Seems like you'd know by now, when and how I get down

And with all that I've been through, I'm still around
 

Don't you ever make no mistake

Baby I've got what it takes

And there's no way you'll ever get to me

Why can't you see that you'll never ever hurt me

'Cause I won't let it be, I'm too much for you baby
 

Chorus:

You can't believe it, you can't conceive it

And you can't touch me, 'cause I'm untouchable

And I know you hate it, and you can't take it

You'll never break me, 'cause I'm unbreakable
 

Now you can't stop me even though you think

That if you block me, you've done your thing

And when you bury me underneath all your pain

I'm steady laughin', while surfacing
 

Don't you ever make no mistake

Baby I've got what it takes

And there's no way you'll ever get to me

Why can't you see that you'll never ever hurt me

'Cause I won't let it be, see I'm too much for you baby
 

Chorus (2x)
 

You can try to stop me, but it won't do a thing

No matter what you do, I'm still gonna be here

Through all your lies and silly games

I'm still remain the same, I'm unbreakable

 

[Notorious B.I.G.]

Uh, uh, what, uh

I'm a lime to a lemon, my CeCe women

Bringin in ten G minimums to condos with elevators in 'em

Vehicles with televisions in 'em

Watch they entourage turn yours to just mirages

Disappearing acts, strictly nines and macs

Killers be serial, Copperfield material

My dreams is vivid, work hard to live it

Any place I visit, I got land there

How can players stand there and say I sound like them

HELLO

Push wigs back and push six Coupes that's yellow

Plus clips that expand from hand to elbow

Spray up your Day's Inn, any 'telle you in

Crack braggin sick of braggin how my mink be draggin

Desert ease street sweeper inside the beamer wagon

I rely on Bed-Stuy to shut it down if I die

Put that on my diamond bezel, you're messin with the devil

WHAT
 

Chorus (3x)
 

You can't touch me

You can't break me

You can't stand with me

'Cause I'm unbreakable
 

GO ON

 

Inquebrável

 

Agora eu estou apenas perguntando por que você acha

Que você pode chegar até mim com qualquer coisa

Parece que você já sabe agora, quando e como eu fico por baixo

E com tudo que eu tenho passado, eu ainda estou por aí
 

Você não faça jamais nenhum engano

Baby eu tenho o que é preciso

E não há nenhuma maneira você jamais vai chegar até mim

Porque você não pode ver que você nunca vai me machucar

Porque eu não vou deixar, eu sou demais para você baby
 

Refrão:
 

Você não pode acreditar, você não pode compreender

E você não pode me tocar, porque eu sou intocável

E eu sei que você odeia isso, e você não pode agüentá-lo

Você nunca vai me quebrar, porque eu sou inquebrável
 

Agora você não pode me parar mesmo apesar de você pensar

Que se você me bloquear, você tenha feito a sua coisa

E quando você me enterra debaixo de todas as suas dores

Eu estou firme e rindo, enquanto vou emergindo
 

Você não faça jamais nenhum engano

Baby eu tenho o que é preciso

E não há nenhuma maneira você jamais vai chegar até mim

Porque você não pode ver que você nunca vai me machucar

Porque eu não vou deixar, eu sou demais para você, baby
 

Refrão (2x)
 

Você pode tentar me parar, mas isso não vai adiantar

Não importa o que você faça, eu ainda estarei aqui

Através de todas as suas mentiras e jogos bobos

Eu ainda permaneço o mesmo, eu sou inquebrável

 

[Notorious B.I.G.]

Uh, uh, o que, uh

Eu sou uma limeira para um limão, a minha mulher CeCe

Trazendo em dez G mínimos para condomínios com elevadores

neles Veículos com televisores neles

Veja a equipe dele transformar a sua em miragens

Atos de desaparecimento, estritamente noves e Macs

Killers ser serial, campo de cobre material

Meu sonho é vívido, trabalho duro para vivê-lo

Qualquer lugar que eu visito, eu tenho terra lá

Como podem os jogadores estar lá e dizerem que eu sôo como eles

ALÔ?!

Empurre as peruas de volta e empurre seis Coupes que é amarelo

Empurre clips que se expandem da mão ao cotovelo

Passe o seu Day's Inn, qualquer um vai te convidar você pra entrar

Crack de gabar-se e doente de gabar de o meu vison ser draggin

Confortável varrendo as ruas desertas dentro da BMW

Feche o Bed-Stuy (Brooklin) se eu morrer

Coloque isso no meu painel de diamante, você está mexendo com o

diabo

O QUE!!
 

Refrão 3x
 

Você não pode me tocar

Você não pode me quebrar

Você não pode me aguentar

Porque eu sou inquebrável

 

VAI!






 

0 comentários:

Postar um comentário