Menu

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Entrevista a Ebony/Jet em novembro de 1992

Ebony / Jet entrevista com Michael Jackson - Edição Especial: 50 Anos de JPC - O Melhor do JPC - Entrevista
por Robert E. Johnson
Traduzido por Daniela Ferreira


DE TODAS as estrelas que estão relutantes em partilhar as opiniões pessoais delas com o público através da imprensa, Michael Jackson classifica facilmente como o mais relutante. Um extrovertido quando consumado no palco, ele é calado como um monge trapista, quando se trata de atender a imprensa. É por isso que Johnson Publishing Co. considera um golpe extraordinário que o rei do pop tenha  abanado a reticência habitual dele e deu a maior entrevista "em oito anos" para Ebony e Jet. A entrevista, que apareceu na edição de maio de 1992 da EBONY está reproduzida a seguir.
Ela foi conduzida pelo Editor Executivo da Jet, Robert E. Johnson, durante a visita do artista a quatro países africanos (Gabão, Costa do Marfim, Tanzânia, Egito). Durante a viagem, o artista foi coroado rei de Sani em uma cerimônia na Costa do Marfim.


Ebony / Jet: Você tem algum sentimento especial neste retorno ao continente africano?

JACKSON: Para mim, é como a "aurora da civilização." É o primeiro local onde existiu a sociedade. É visto um monte de amor. Eu acho que aqui há conexão, porque esta é a raiz de todo o ritmo. Tudo. É o lar.


Ebony / Jet: Você visitou a África em 1974. Você pode comparar e contrastar as duas visitas?

JACKSON: Eu estou mais consciente das coisas neste momento: as pessoas e como elas vivem e o governo delas. Mas para mim, estou mais consciente dos ritmos e da música e as pessoas. Isso é o que eu estou realmente percebendo, mais do que qualquer coisa. Os ritmos são incríveis. Você pode dizer especialmente a forma como as crianças se movem. Até mesmo os bebês, quando ouvem os tambores, eles começam a se mover. O ritmo, a forma como isso afeta a alma delas e eles começam a se mover. A mesma coisa que os negros têm na América...

Ebony / Jet: Como é a sensação de ser um verdadeiro rei?


JACKSON: Eu nunca tento pensar muito sobre isso, porque eu não quero isso vá para minha cabeça. Mas, é uma grande honra...

Ebony / Jet: Falando de música e ritmo, como você juntou as canções gospels em seu último álbum?

JACKSON: Eu escrevi "Will You Be There?" na minha casa, "Never Land", na Califórnia. ... Eu não penso muito nisso. É por isso que é difícil tomar crédito para as músicas que eu escrevo, porque eu sempre sinto que são feitas lá em cima. Sinto-me afortunado por ser este instrumento através do qual a música flui. Eu sou apenas a fonte através da qual ela vem. Eu não posso levar o crédito por isso, porque é obra de Deus. Ele só está me usando como mensageiro.

Ebony / Jet: Qual foi a concepção para o álbum Dangerous?

JACKSON: Eu queria fazer um álbum que fosse como Suíte do Quebra-Nozes de Tehaikovsky. Assim, em mil anos a partir de agora, as pessoas ainda estariam ouvindo. Algo que iria viver para sempre. Eu gostaria de ver crianças e adolescentes e os pais e todas as raças em todo o mundo, centenas e centenas de anos a partir de agora, ainda puxando para fora canções desse álbum e dissecá-las. Eu quero que ele viva.

Ebony / Jet: Eu observo nessa viagem que você fez um esforço especial para visitar as crianças.

JACKSON: Eu adoro crianças, como você pode ver. E os bebês.

Ebony / Jet: E os animais.

JACKSON: Bem, há certo sentido que os animais e as crianças têm que me dá um determinado suco criativo, certa força que mais tarde na vida adulta se perde, por causa do condicionamento que acontece no mundo. Um grande poeta disse certa vez: "Quando vejo crianças, vejo que Deus ainda não desistiu de homem." Um poeta indiano da Índia disse isso, e o nome dele é Tagore. A inocência das crianças representa para mim a fonte da criatividade infinita. Esse é o potencial de cada ser humano. Mas pelo tempo que você é um adulto, você está condicionado: você está tão condicionada pelas coisas sobre você... e isso vai. Amor.
As crianças são amorosas, não fazer fofocas, eles não se queixam, são apenas de coração aberto. Elas estão prontas para você. Elas não julgam. Eles não veem as coisas por meio da cor. Eles são muito infantis. Esse é o problema com os adultos: eles perdem essa qualidade como criança. E esse é o nível de inspiração que é tão necessário e tão importante para criar e escrever canções e para um escultor, um poeta ou um romancista. É o mesmo tipo de inocência, o mesmo nível de consciência, a partir da qual você cria. E as crianças têm isso. Eu sinto isso de imediato de animais e crianças e da natureza. Claro. E quando estou no palco. Eu não posso me apresentar se eu não tenho esse tipo de pingue-pongue com a multidão. Você sabe, o tipo de causa e efeito, ação, reação. Porque eu com eles. Eles realmente estão me dando e eu estou apenas agindo a partir da energia deles.

Ebony / Jet: Onde está todo esse título?

JACKSON: Eu realmente acredito que Deus escolhe as pessoas a fazer certas coisas, a maneira como Michelangelo ou Leonardo da Vinci ou Mozart ou Muhammad Ali ou Martin Luther King é escolhido. E é missão deles fazer essa coisa. E eu acho que eu ainda não arranhei a superfície do que é o meu propósito real para estar aqui. Estou comprometido com a minha arte. Eu acredito que toda arte tem como objetivo final a união entre o material e o espiritual, o humano e o divino. E eu acredito que essa é a razão para a existência da arte e do que faço. E eu me sinto feliz em ser este instrumento através do qual a música flui... Lá no fundo eu sinto que este mundo em que vivemos é realmente um grande, enorme, monumental orquestra sinfônica. Acredito que, em sua forma primordial, toda a criação é som, e não é apenas som aleatório, é música . Você já ouviu a expressão, música das esfera?
Bem, isso é uma frase muito literal. Nos evangelhos, lemos: “E o Senhor Deus fez o homem do pó da terra e soprou nas narinas dele o fôlego da vida e o homem foi feito alma vivente.” Esse sopro de vida para mim é a música da vida e permeia todas as fibras da criação. Em uma das peças do álbum Dangerous, eu digo: “Músicas da vida de todas as idades, latejante no meu sangue, tem dançado ao ritmo da maré e da enchente." Esta é uma afirmação muito literal, pois os mesmos novos intervalos do milagre e ritmos biológicos que soa da arquitetura do meu DNA, também governam o movimento das estrelas. A mesma música governa o ritmo das estações, o pulso dos nossos batimentos cardíacos, a migração dos pássaros, o fluxo e refluxo das marés do oceano, os ciclos de evolução, crescimento e dissolução. É música, é ritmo. E meu objetivo na vida é dar ao mundo o que eu tive a sorte de receber: o êxtase da união divina através da minha música e minha dança. É como se, o meu propósito, é por isso que eu estou aqui.

Ebony / Jet: E sobre política?

JACKSON: Eu nunca entro na política. Mas eu acho que a música acalma a besta selvagem. Se você colocar células no microscópio e você colocar música, você vai vê-las se movendo, começam a dançar. Música afeta a alma...  Eu ouço música em tudo. Você sabe, isso é mais do que eu disse em oito anos... Você sabe que eu não dou entrevistas. Isso é porque eu conheço você, e eu confio em você. Você é a única pessoa que eu confio para dar entrevistas.

 Copyright 1992 Johnson Publishing Co. COPYRIGHT 2004 Gale Grupo

Novembro de 1992

0 comentários:

Postar um comentário