Menu

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Who's Bad


Who’s Bad?



Postado por Willa e Joie, dia 21 de junho de 2012
Traduzido por Daniela Ferreira



Então, Willa, você sabe que existe toda uma campanha enorme acontecendo agora para a próxima reedição da Sony do álbum Bad. Eles irão relançá-lo em homenagem ao seu 25 º aniversário e parece que vai ser um negócio muito grande, com uma reedição do álbum em si, além de um disco separado de material inédito que foi gravado durante as sessões de Bad, além de um terceiro disco gravado ao vivo durante a turnê Bad – primeiro CD ao vivo de Michael Jackson - e um DVD de 16 de julho de o show no Wembley Stadium, em 1988, realizado na frente do príncipe e da princesa de Gales! Eu estou realmente animada sobre isso.

Eu também estou. Eu realmente fui ao Walmart hoje para comprar o novo single da era-Bad. "I Just Can’t Stop Loving You" / "Don’t Be Messin’ ‘Round". Para ser honesta, eu nunca tinha comprado o single desde o velho 45s com o grande buraco no meio. Eu nem sabia que havia tal coisa como singles mais, exceto no iTunes. Então fui ao Walmart e estava completamente desorientada – perambulei por cerca de 10 minutos antes de encontrar a seção de música – e, então, ela não estava lá. Eles tinham Immortal e Number One, mas era só, e eu não vi nenhum single para qualquer um em qualquer lugar. Assim, ou eles já haviam esgotado, ou aquela loja não estava o estava vendendo.

Você sabe, eu não pude encontrá-lo em minha Walmart também. Eu não sei se eles não podem mantê-lo estocado, ou se não o estão vendendo de jeito nenhum, mas fiquei muito decepcionada. De qualquer forma, não surpreendentemente, tudo isso me fez pensar sobre o álbum Bad, e mais especificamente, o vídeo Bad. Eu adoro a versão longa desse vídeo com o filme em preto e branco de Martin Scorsese. E eu amo o jeito como a história enquadra o vídeo da música propriamente dita.


Willa: Eu também. Eu vi o vídeo várias vezes quando estava em rotação na MTV, mas não viu o filme de Scorsese completo até anos mais tarde, e fiquei surpresa por ele. Eu sempre gostei muito do vídeo Bad. Ele está tratando de algumas questões muito importantes e sensíveis – e correndo o risco de soar como um bopper teeny, deixe-me dizer antecipadamente que ele está incrivelmente lindo em toda a sequência de dança. Mas o filme é fascinante e acrescenta tanta nuance e dimensão ao que está acontecendo no vídeo. Assim como acontece com muitos filmes de Michael Jackson, há tanta coisa acontecendo – e quanto mais você olha, mais você vê.

Oh, eu concordo. Eu sempre vejo algo novo, ou algo que eu não tinha notado antes, toda vez que eu assisto a um vídeo de Michael Jackson ou performance ao vivo. É realmente incrível como isso acontece. Mas eu estou chocada com a sua admissão. Você realmente passou anos antes que você visse a versão cinematográfica completa desse curta metragem? Como isso aconteceu?


Bem, Joie, acho que a resposta curta é que eu sou velha! Eu escrevi os meus trabalhos de faculdade em uma máquina de escrever, se você pode acreditar nisso. Ela tinha fita corretiva embutida, e eu pensava que era realmente high-tech! E eu fiz minha pesquisa de pós-graduação sem a Internet. Basta imaginar. Fui até a biblioteca para fazer minha pesquisa. Quão curioso que é isso? Meu filho perguntou-me outro dia se os carros foram inventados quando eu era criança. Pelo amor de Deus.

Oh, Willa. Às vezes, você se faz parecer como um dinossauro. Você não é tão velha! Eu escrevi os meus trabalhos de faculdade em uma máquina de escrever também, pelo amor de Deus!

Sério? Bem, isso é reconfortante. Obrigada, Joie. E eu não quero parecer um dinossauro – Eu acho que ainda estou um pouco fora da peruca, vagando dentro dessa estranha loja enorme com nenhuma ideia de onde tudo estava, ou o que eu estava mesmo procurando. Eu me senti como Mr. Magoo.

De qualquer forma, a MTV transmitiu o vídeo Bad, mas não o filme inteiro. E não esteve nas salas de cinema. E não havia qualquer YouTube – não havia sequer uma Internet. Então, onde eu teria visto isso? Onde você viu isso?

Joie:Bem, você sabe, às vezes, MTV e VH1 e outros teriam um especial "Michael Jackson Weekend" que iriam transmitir as versões longas de todos os vídeos. Você poderia ter visto isso assim. Enfim, agora estou realmente interessada em saber, já que você só tinha visto a versão curta por tanto tempo, qual foi sua reação inicial quando você finalmente viu a versão longa? Será era como as coisas que você talvez tivesse ouvido falar sobre isso? Ou você tinha sequer ouvido falar sobre isso?

Willa: Eu não acho que eu sabia que havia um filme longo ou eu teria feito um esforço para vê-lo. Eu sempre gostei do corte do vídeo, e acho que é fascinante como ele está redefinindo o que significa ser “bad”. Ele não é mau, porque ele é vil ou machista, mas porque ele tem autoconhecimento –ele está em sintonia consigo mesmo. Ele é criativo e talentoso e mais adorável do que meros mortais têm o direito de ser, e ele não tem medo de mostrar isso. Eu amei isso.

Você sabe, um monte de críticos zombou dele, porque eles disseram que ele parecia efeminado, mas estava afirmando ser "mau", e eu absolutamente discordei de tudo isso. Primeiro de tudo, ele não é afeminado. Ele não rejeita o lado feminino dele (que é refrescante), mas ele certamente não rejeita o lado masculino dele também – ele só parece como uma pessoa maravilhosamente completa para mim.

Em segundo lugar, eu me opus fortemente à noção de que você tem que ser macho para ser "mau”, ou digno de respeito. Para mim, este vídeo está indo de encontro a esse tipo de pensamento – na verdade, este é o ponto, em minha opinião – e eu realmente dou boas vindas a isso.

But then I saw the complete film, and suddenly the video portion took on so much more meaning than it ever had before. It was amazing to me. So you didn’t have that experience? You saw the long film around the same time as the video, so knew how it all fit together?

Mas então eu vi o filme completo, e de repente a parte de vídeo teve um significado muito mais do que jamais teve antes. Foi surpreendente para mim. Então você não tem essa experiência? Você viu o filme longo em torno do mesmo tempo que o vídeo, por isso sabia como tudo se encaixar?

Joie:Sim. Na verdade, nas primeiras vezes que vi o vídeo, foi a versão longa. Eu acho que a MTV transmitiu na totalidade como um dia inteiro ou algo assim. Você sabe... naquela época, eles costumavam fazer um negócio muito grande de estreias de vídeo, e no dia um vídeo estreou, eles o mostravam no topo de cada hora durante o dia inteiro.

Você sabe, isso é um pouco off-topic aqui, mas, me sinto levada a dizer isso. A MTV realmente costumava ser algo especial. Agora, é claro, você nunca saberia disso, porque tudo o que eles mostram são nada mais "reality” show, voltando no dia – quando Music Television realmente se voltava à música – era o mais legal da estação por cabo.

Nunca antes tinha havido uma estação totalmente dedicada à música popular, era incrível e diferente de tudo que já tinha visto! E então ela simplesmente ... morreu. Eu honestamente não sei como eles ainda ficam impunes ao chamar-se MTV. Eles deveriam mudar seu nome para RTV!

Willa: Na verdade, isso levanta uma questão muito importante, Joie. Onde as pessoas vão ver vídeos de música agora? YouTube? Eu uso o YouTube muito para procurar coisas que eu já conheço, mas eu não sei se ele expõe você a novas bandas e novos vídeos da maneira como a MTV fez.

Joie: Não, isso é realmente verdade, Willa. E é também um pouco triste. Eu tenho um sobrinho adolescente que ama o “reality” TV shows e a MTV é o canal favorito dele, porque isso é tudo que eles mostram. Quando eu lhe disse o que o M na MTV realmente representava, ele não tinha ideia! Ele não tinha ideia do que costumava ser um canal dedicado à música. E ele é um músico muito talentoso mesmo! Mas eu só acho que é tão triste que há uma geração inteira lá fora, que não tem ideia do quão grande a MTV costumava ser.

Hampton Stevens fala sobre isso um pouco no maravilhoso artigo dele, no The Atlantic, “Michael Jackson’s Unparalleled Influence,”, e ele tem um exame interessante sobre a ascensão e queda da MTV:

A sabedoria convencional muitas vezes repetida – de que os vídeos de Jackson fez a MTV e assim "mudou a indústria da música" é apenas meia verdade. É mais como se a indústria da música tivesse crescido para abranger o talento de Jackson e encolhido, de novo, sem ele.

Eu tenho que dizer, acho que ele está trabalhando em algo.


Joie: É um pensamento interessante, não é? E em alguns aspectos, é um ponto muito válido que ele estejafazendo. Claro, isso não é para desacreditar todas as milhares de outras bandas maravilhosas e artistas que foram apresentados na MTV ao longo dos anos, mas é quase como se eles simplesmente não pudessem existir no formato de música sem as contribuições contínuas do Rei do Pop . Você sabe, este é um tema que me fascina e ele pode precisar de uma maior exploração algum tempo.

Mas voltando ao vídeo Bad, mesmo que eu tivesse visto a versão cinematográfica completa do curta quando estreou, depois disso, ele realmente entrou na clandestinidade durante vários anos e você tinha que ter a sorte de pegar um daqueles "Michael Jackson Fins de semana", a fim de obter um vislumbre da versão cinematográfica. Mas é realmente um filme incrível, e o que eu mais amo é o fato de que ele realmente mostra a capacidade de atuar de Michael. Você sabe, ele não era um ator ruim, e a ele nunca foi realmente dado crédito por isso.


Willa: Ah, eu acho que ele é um ator incrível, e um ator inteligente, se isso faz sentido. Uma das coisas que eu amo mais a respeito das letras dele são a complexidade emocional delas, e vemos eesa complexidade emocional na autuação dele. O personagem que ele interpreta em Bad tem um monte de diferentes forças que pesam sobre ele, e como ator, ele transmite isso tão sutilmente e bem.

O personagem dele é um garoto esperto do centro da cidade que está bem feito e ganhou uma bolsa de estudos para uma escola preparatória de prestígio, e o filme abre com ele no colégio tentando negociar esse outro mundo que o vê como uma espécie de outsider.

Então, vê-lo voltar ao antigo bairro e tentar reentrar e negociar o mundo em que ele cresceu, mas esse mundo não combina mais com ele. Então, podemos vê-lo posicionado entre esses dois mundos – assim como Michael Jackson sempre parecia estar posicionado entre dois mundos – e nós podemos realmente ver e sentir as lutas internas dele, como ele lida com tudo isso.


Joie: Concordo com essa afirmação, Willa, que o próprio Michael parecia estar sempre posicionado entre dois mundos. Eu, no entanto, nunca realmente fiz essa comparação entre a vida dele próprio e este curta-metragem. bservação aguçada.

Willa: É engraçado, não é? Na superfície, o garoto do subúrbio parece ter muito pouco em comum com uma estrela como Michael Jackson, mas existem algumas conexões muito profundas entre eles, eu acho. Ou talvez seja apenas uma parte da habilidade dele como ator porque sentimos uma conexão entre ele e o personagem que ele retrata.



Willa: Mas você sabe, a coisa realmente interessante sobre este vídeo é que o enredo do curta-metragem é realmente baseado em uma história verdadeira. Na verdade, Michael foi muito cuidadoso por não levar o crédito pelo enredo do vídeo, como vimos durante uma entrevista gravada para Revista Ebony / Jet por volta em 1987.

Michael disse ao entrevistador que adaptou a história de um incidente real que foi relatado no Time ou na revista Newsweek, onde um rapaz negro do gueto chamado Daryl vai embora para o norte do estado, para a escola preparatória, em uma tentativa de melhorar sua vida, e quando ele voltou para casa no feriado de Ação de Graças, os velhos amigos dele de volta ao bairro ficaram com inveja dele e de repente viu-o como tão deslocado, que realmente o mataram. Então, mais uma vez, nós o vemos usando a arte dele para chamar a atenção para os males sociais que nos aflige.


Willa: Oh, eu estou feliz que você tenha compartilhado isso, Joie, porque eu tinha entendido essa história toda errada. Eu pensei que a história real por trás do roteiro era que os velhos amigos convenceram-no a se juntar a eles em um assalto, e ele foi morto durante o assalto.

Mas o que é realmente interessante para mim sobre como o roteiro revisa a história real é que não há rapazes maus. Como você diz, ele muitas vezes usa os vídeos e filmes mais longos dele para chamar a atenção para os males sociais, mas também nos obriga a pensar, assim, sobre os males sociais em formas mais complicadas. É muito fácil dizer que o problema da violência das gangues é simplesmente que todos estes arruaceiros maus estão correndo por aí em bandos.

Mas como Bad nos mostra, esses caras podem estar falar duro e fazendo o papel de criminosos –"querendo ser bandidos", como você os chamou há poucas semanas, Joie – mas eles não são vis ou do maus. Eles são apenas jovens que tentam provar-se e proteger-se em um ambiente hostil.

Ao mesmo tempo, é muito fácil ir para o extremo oposto, da mesma forma – a partir de uma posição de condenação rígida desses jovens a uma posição de relativismo moral – e dizem que nós somos todo o produto de forças sociais para o que realmente não há coisa como livre-arbítrio, e essa coisa de certo e errado. E Michael Jackson rejeita isso também. Como ele canta para os quero-ser membros de gangues, "Você está fazendo errado / Vou se prezo e não demora muito." E na longo chamada e resposta, no final, ele diz a eles que se eles não sabem a diferença entre o certo eo errado, eles precisam descobrir:

Ask your brother
Ask your mother
Ask your sister
Ask me
’Cause you’re doing wrong

Pergunte ao seu irmão
Pergunte a sua mãe
Pergunte a sua irmã
Pergunte a mim
Porque você está fazendo errado

  
Joie: E eu acho que é uma mensagem que ele tentou várias vezes nos transmitir, Willa. Que importa nossas escolhas. Se estamos falando de racismo, como em "Black or White", ou sobre a prostituição, como no curta-metragem Who Is It, ou sobre a violência das gangues e o tumulto no subúrbio, como neste vídeo. Temos sempre uma escolha na vida, não importa a circunstância – e as nossas escolhas são importantes, elas moldam o resultado de nossas vidas.

Willa: Esse é um ponto realmente importante, Joie. Você tem razã, não podemos controlar as circunstâncias nas quais nascemos ou muitas das coisas que nos acontecem, mas podemos controlar como vamos responder a essas circunstâncias, e as decisões importam. Como ele canta tão lindamente em "Much Too Soon", do álbum Michael:

I hope to make a change now for the better
Never letting fate control my soul

Espero fazer uma mudança agora para melhor
Nunca deixar o destino controlar minha alma

Não podemos controlar o destino, mas isso não significa que temos de deixar que o destino nos controle.

Joie: E eu acho que é a mensagem central do curta-metragem Bad, Willa.
Assim, na próxima semana, Willa e eu vamos começar um hiato de verão de 10 semanas. É essa época do ano, quando todo mundo está ocupado aproveitando o bom tempo e desfrutando de alguns muito necessários R & R com suas famílias, e Willa e eu temos alguns planos de viagnes, assim, é tempo de férias de verão.

Mas isso não significa que vamos deixá-los alto e seco! Nós decidimos revisitar alguns dos nossos posts favoritos ao longo das próximas 10 semanas e estamos realmente muito animados com isso. Passamos uma grande parte do tempo indo ao longo de nossas conversas e decidimos qual delas "reprisar" e eu acho que nós ficamos um pouco surpresas quando nossas escolhas coincidiram perfeitamente.

Willa: Apesar de olhar para trás, talvez não seja tão surpreendente, Joie. Descobrimos que, enquanto é importante olhar para maiores questões culturais, por vezes, como preconceitos sobre sexo, raça e sexualidade, o que realmente alimenta tantos de nós é a arte de Michael Jackson – as músicas dele, os vídeos dele, a voz dele.Isso não é muito surpreendente! Assim, para as próximas 10 semanas vamos aconchegar com alguns posts de todo o ano em demos uma olhada na arte dele. E as seções de comentários ainda estarão abertas, assim nós esperamos que você se junte a nós, enquanto revisitamos algumas das músicas e vídeos dele e talvez traga-nos novas perspectivas para a conversa na segunda vez.


0 comentários:

Postar um comentário